Setor de eletrodomésticos lança novos produtos para atrair varejo

Leia em 2min 20s

                                  Fabricantes de eletrodomésticos e eletroportáteis esperam alavancar as vendas ao varejo com lançamentos



As fabricantes de eletrodomésticos e eletroportáteis apostam no lançamento de produtos como estratégia para impulsionar as vendas no segundo semestre. Apesar do esforço da indústria, as encomendas neste ano não devem superar o volume de 2014.

No caso da linha branca (fogões, lavadoras e refrigeradores), que teve produção 11% menor de janeiro a junho, os pedidos do segundo semestre podem amenizar as perdas, mas não devem compensar a baixa acumulada.

"Espero que o segundo semestre seja melhor, mas não acho que supera o do ano passado. A torcida é para que empate pelo menos", afirmou o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Lourival Kiçula.

A Samsung, consolidada nos segmentos de televisor, celular e ar-condicionado, vai focar na linha branca (fogões, lavadoras e refrigeradores) para ampliar os ganhos nos próximos meses. "Vamos crescer acima do setor como um todo, que deve avançar pouco ou empatar com o ano passado", acredita o chefe da área de Digital Appliance da companhia no País, Adelson Coelho.

Ele atribui a expectativa de alta nas vendas à chegada de novos refrigeradores e lavadoras importados pela Samsung ao mercado brasileiro.

"Nosso público alvo para esses produtos são os consumidores das classes A e B, que mantém o consumo mesmo em momentos de desaceleração da economia. Também acreditamos no potencial das inovações para estimular as vendas", explica o executivo.

Este ano a Samsung traz para o mercado produtos que prometem economizar energia e água, seguindo a tendência do setor nos últimos anos.

O Grupo SEB, dono da marca Arno, também investe nos lançamentos para alavancar as vendas de eletroportáteis nos próximos meses. "Estamos apostando em nossos lançamentos e em mercados de oportunidades como o de ventilação, de máquina multibebidas e batedeiras planetária", destaca a gerente de marketing da SEB, Sophie Lejard.

Na avaliação da executiva, a categoria de eletroportáteis deve ser menos atingida pelo cenário econômico por ter produtos com preço médio menor quando comparado a outros produtos domésticos.

Percepção

O Grupo SEB e a Samsung também participaram da feira Eletrolar 2015, encerrada ontem, que funciona como um termômetro das vendas da indústria para o varejo. De acordo com os executivos, durante o evento foram iniciados contatos com os varejistas para as encomendas do segundo semestre, mas ainda não é possível estimar como serão as vendas neste período.

Já Whirlpool, fabricante das marcas Consul e Brastemp, não faz muitos planos para o semestre corrente. O presidente executivo da companhia, Jeff Fettig, disse esta semana que não há sinais de melhora das vendas, no curto prazo, no mercado brasileiro. A empresa anunciou que a demanda por eletrodomésticos teve queda de 12% no segundo trimestre sobre um ano antes à medida que a inflação sobe no País.



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Feira mostra na prática como o dinheiro encolheu no último ano

Se a madrasta precisasse ir à feira em São Paulo em busca da maçã para a Branca de Neve (R$ ...

Veja mais
Gastos com calçados superam R$ 22 bilhões ao ano, diz Fecomercio

Em 2014, os brasileiros gastaram pouco mais de R$ 22 bilhões com calçados, sendo as mulheres respons&aacut...

Veja mais
Verde Campo investe R$ 15 milhões

A Laticínio Verde Campo, com sede em Lavras, no Sul de Minas Gerais, investirá R$ 15 milhões em mai...

Veja mais
Brasileira inverte lógica e leva cosméticos para americanos

Neste mês de julho a ex-modelo e empresária brasileira Manuella Bossa desembarcou nos Estados Unidos para s...

Veja mais
Crise influencia mudanças de hábitos da população nos supermercados

                    ...

Veja mais
Litoral catarinense ganha novo corredor de compras com rota dos outlets

                    ...

Veja mais
Leite de Rosas rejuvenesce marca para atrair público mais jovem

  Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Empresas elevam preços no mercado internacional e ainda veem demanda

As empresas brasileiras de celulose avaliam que a demanda externa segue forte o suficiente para absorver os aumentos de ...

Veja mais
Ferramentas tentam inibir publicidade digital

                    ...

Veja mais