Excesso de chuva prejudica lavoura de trigo no Paraná

Leia em 2min 20s

A chuva preocupa os produtores de trigo do Paraná. O excesso de umidade aumenta a possibilidade de pragas e de doenças e dificulta a entrada do produtor no campo para o manejo da cultura."Chuva demais nunca é bom para o trigo", diz Hugo Godinho, do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná).Essas chuvas estavam previstas, mas vieram antecipadas. O problema é se não for apenas uma antecipação, mas se houver uma continuidade delas, acrescenta.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná mantém uma estimativa de 1,32 milhão de hectares para o cereal, devido principalmente ao incremento de área no norte do Estado.Essa área, sem grandes mudanças em relação à anterior, deverá render próximo de 4 milhões de toneladas.

Godinho diz que, devido às dificuldades atuais provocadas pelo clima, o Deral aguarda uma melhora nas condições no campo para fazer nova avaliação. Só depois será possível a entrada dos técnicos nas lavouras, diz ele.Apesar dessa espera, Godinho já avalia as condições atuais da lavoura em condições piores. Classificadas antes como 96% em boas, a avaliação atual já aponta para 90%. Outros 9% estão em condições médias, e 1%, em condições ruins.

O setor, que está em alerta com possíveis quebras de produção devido às chuvas, sentiu alívio com a ausência de geadas. O excesso de umidade dificulta a formação desse fenômeno climático.

Parte dos produtores que se arriscam a entrar na lavoura para combater as doenças está tendo uma elevação dos custos e pouco resultado.Esse aumento de custos acontece em um momento em que o produtor recebe, em média, R$ 33,50 por saca, abaixo dos valores dos meses anteriores.Diante das estimativas atuais de safra no Brasil e na Argentina, é provável que o produtor brasileiro tenha de conviver novamente com a concorrência do trigo importado de regiões fora do Mercosul.

Avaliação da Bolsa de Cereais de Buenos Aires indica que a área de trigo da safra 2015/16 será de 3,75 milhões de hectares.Na safra anterior, os argentinos plantaram 4,4 milhões de hectares e colheram 10,1 milhões de toneladas.Tradicionais fornecedores de trigo ao Brasil, os argentinos têm perdido espaço no mercado brasileiro devido à quebra de produção nos últimos anos.

Na safra 2012/13, a produção deles recuou para apenas 8 milhões de toneladas, bem abaixo da média dos últimos anos. Em 2007/08, a produção do país, por exemplo, foi de 16,4 milhões de toneladas, segundo o Ministério da Agricultura.O cenário mundial não é muito favorável aos produtores nesta safra. A produção deverá ser de 722 milhões de toneladas, estável em relação à anterior, mas os estoques finais sobem para 220 milhões.Se confirmado, esse volume corresponderá a 31% do consumo mundial, um recorde, segundo estimativas do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).



Veículo: Jornal Folha de S.Paulo


Veja também

Mercadinho sente crise e reajusta mais

    Veículo: Jornal Valor Econômico...

Veja mais
Descontos exagerados nem sempre são reais

                    ...

Veja mais
Brasileiros viram 'reis da pechincha'

                    ...

Veja mais
Atualização é vital para marketing digital

                    ...

Veja mais
Shoppings tentam alavancar suas vendas com liquidações

                    ...

Veja mais
Microfranquia aposta no comércio eletrônico

                    ...

Veja mais
Setor mira em medicamento isento de prescrição para ampliar faturamento

                    ...

Veja mais
Salários recuaram 1% em junho, sem reposição de inflação

Os acordos de negociação salarial firmados em junho, com reajuste médio de 7,7%, não foram c...

Veja mais
Aumento da soja, milho e aves impulsiona inflação do atacado em julho, diz FGV

O aumento nos preços da soja, do milho e das aves impulsionou a inflação atacadista na segunda pr&e...

Veja mais