Crise hídrica aquece o mercado de purificadores e bebedouros de água

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A crise hídrica no Sudeste do Brasil vem aquecendo o mercado de purificadores de água e bebedouros já que a população passou a desconfiar da qualidade da água entregue pelas companhias públicas. Essa é uma boa oportunidade para os fabricantes, revelou novo estudo da CVA Solutions sobre Filtros de Água.

Realizado em fevereiro de 2015, com 2 mil entrevistados de todo o país, o estudo mostra que as marcas Brastemp e Europa são as maiores Forças da Marca em purificadores de água, enquanto Esmaltec e IBBL lideram no segmento de bebedouros.


Já em Valor Percebido o purificador Pureit da Unilever está disparado na primeira posição. Brastemp e Everest ocupam os segundos e terceiros lugares. Em bebedouros, Electrolux é primeiro colocado em Valor Percebido, sendo seguido por IBBL e Esmaltec.


Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, a crise hídrica no Sudeste não tem solução em curto prazo. "Então essa é uma oportunidade para as empresas venderem ou alugarem seus equipamentos. A população passou a ter menos confiança na qualidade da água que chega às torneiras de sua casa e vai buscar opções mais seguras para eliminar germes, bactérias e impurezas em geral, antes de consumir." Fabricantes do setor informam que as vendas crescem mais de 10% ao ano.


Limpeza e Manutenção
Um dos pontos de destaque do estudo é sobre a importância da limpeza e manutenção dos equipamentos, já que a qualidade da água consumida depende deles. Cerca de 80% dos entrevistados afirmam fazer limpeza e manutenção de seus purificadores em no máximo 12 meses. No entanto, a periodicidade da limpeza é difícil de ser controlada. Outros 20% dizem fazer o procedimento a cada 18 meses, ou somente quando o gosto da água está ruim.


"Todos querem água limpa para beber e utilizar em sua casa. Mas as pessoas não podem se esquecer da importância da manutenção e limpeza periódica de seus purificadores. Daí a importância de se ter um mecanismo que avisa quando se deve fazer a limpeza, como é o caso do produto Pureit, da Unilever. Outra boa opção são os equipamentos da Brastemp, que, como são alugados ao consumidor, fazem compulsoriamente e no prazo previsto a manutenção", observa Cimatti.


O estudo da CVA Solutions tem por objetivo entender a estrutura de Valor Percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais fabricantes e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável.


Destaque para Pureit da Unilever
O purificador de água Pureit da Unilever conquistou uma nota chamada de world class em Valor Percebido (1,19) por seus usuários. Isso porque o equipamento tem bom preço, bom custo de manutenção, não requer instalação, não usa energia elétrica e possui um sistema que avisa ao usuário quando o kit de purificação deve ser substituído.


Marcas citadas
Entre os 2 mil entrevistados, 1.640 possuem purificadores de água (sendo que 32,9% da marca Brastemp, 12,7% da Europa e 9% da Lorenzetti, entre outros) e 360 entrevistados possuem bebedouros de água (sendo que 17,3% da marca Esmaltec, 16,7% da Electrolux e 14,5% da IBBL, entre outros).
Foram citados no estudo Purificadores de Água das marcas Brastemp, Europa, Lorenzetti, Everest, Latina, IBBL, Electrolux, Unilever Pureit, Consul, Esmaltec, Masterfrio, Polar, Mallory e Britânia. Bebedouros das marcas Esmaltec, Electrolux, IBBL, Polar, Masterfrio, Latina, Britânia e Mallory.


Nota boa entre 41 setores da economia
Os Filtros de Água têm nota 7,66 (em uma escala de 1 a 10), ocupando a 23ª posição entre os 42 setores pesquisados pela CVA Solutions. O Valor Percebido para os setores pesquisados se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de Microondas (nota 8,87) e como pior Operadora de Telefonia Celular (nota 5,88).


Força da Marca
Em Purificadores de Água, a maior Força da Marca (a atração perante clientes e não clientes) é da Brastemp, com 22,1%, seguida pela Europa, com 18,3% e pela Lorenzetti, com 4,7%. Em Bebedouros, a maior Força da Marca é da Esmaltec (18,1%), seguida pela IBBL, com 8,6% e pela Electrolux, com 6,4%.


Valor Percebido
Em Purificadores de Água, o melhor Valor Percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) foi atribuído ao produto Pureit Unilever, nota 1,19 (world class). Em segundo lugar aparece a Brastemp com 1,03 e em terceiro a Everest com 1,00, seguida por Electrolux e Consul.
Em Bebedouros, o melhor Valor Percebido foi atribuído à Electrolux, com 1,02, seguido por IBBL (0,96) e Esmaltec (0,90).


Recomendação

Na questão sobre recomendação do Filtro de Água (Net Recommendation Score), o purificador Pureit Unilever também obteve destaque: 91,5% de seus usuários recomendariam a compra a um parente ou amigo. Em bebedouros a maior recomendação, 24,1%, é feita pelos usuários do Electrolux.


Canal de compra
Mais de 40% dos Purificadores de Água são adquiridos diretamente no fabricante, já que a Brastemp apenas aluga os seus equipamentos e a Europa vende através de seus representantes. As lojas de departamento concentram as vendas de 17,8% e a Internet de 13,2%. Os bebedouros são adquiridos em sua maioria em lojas de departamento (47,5%), seguido pela Internet (18,9%) e por quiosques de shoppings ou supermercados (13%).



CVA Solutions e Metodologia
A CVA Solutions (CustomerValueAdded) está há 14 anos no mercado brasileiro e 19 anos nos Estados Unidos. A empresa é uma subsidiária da CVM Inc., empresa criada nos Estados Unidos, em 1996, pelo engenheiro Ray Kordupleski. A CVM Inc. conta com seis escritórios associados em todo o mundo e atende a mais de 30 corporações internacionais. 


A CVA Solutions é uma empresa especializada em ajudar seus clientes a criar vantagem competitiva sustentável, através da melhora do Valor Percebido em toda a cadeia de valor. A empresa pesquisa, analisa e indica os caminhos que levarão ao aumento do market share e da rentabilidade do cliente. O trabalho baseia-se na metodologia criada por Ray Kordupleski, capaz de medir e gerenciar diversos atributos de valor presentes no processo de decisão de compra e experiência de consumo de qualquer tipo de produto ou serviço.



Assessoria de Comunicação da CVA Solutions


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