Bombril registra aumento de 10,4% no volume de vendas em 2014

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Na contramão do mercado, a empresa aumentou não só o volume de vendas, mas também investiu em processos de modernização de seus parques fabris e no departamento de TI



 

A Bombril, uma das maiores e melhores empresas de soluções de higiene e limpeza do Brasil, aumentou em 10,4% o volume de vendas no período, reduziu em 2,6% os custos de produção, teve as despesas crescendo menos que a inflação e registrou receita bruta de R$ 1,62 bilhões em 2014.

Os resultados de 2014 mostram a sequência do plano estratégico iniciado no final de 2013, quando Marcos Scaldelai assumiu a presidência. A empresa manteve o foco na ampliação da capacidade produtiva, na redução dos custos de produção, na equalização das despesas e, principalmente, no crescimento das vendas em um período no qual diversos fatores levaram à retração do mercado. Em 2015, a companhia continuará investindo na melhoria operacional, investimentos em maquinários e TI, na gestão dos indicadores de qualidade e seguirá focada em aumento de receita e ampliação de share.

 O LAJIDA (lucro antes dos juros, imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido, depreciação e amortização) cresceu 80,8% (R$ 46,6 milhões), saindo de R$ 57,7 milhões para R$ 104,3 milhões, ou seja, de 4,97% da Receita Líquida para 9,05% no período.

O patrimônio líquido da Bombril, que era negativo em R$ 123,9 milhões, também teve um importante impacto, caindo pela metade (51,3%) – R$ 60,3 milhões. A redução foi influenciada pela diminuição do prejuízo e pela emissão de debêntures no período.

 Em 2014, os investimentos aumentaram 68,1%. No total, a Bombril aplicou R$ 42,7 milhões em modernização do parque industrial e na atualização dos processos de TI. O fechamento do ano também indicou que houve uma melhoria de R$ 96,5 milhões no prejuízo da companhia, que saiu de R$ 154 milhões para R$ 57,5 milhões negativos.

Liderança

A Bombril ampliou ainda mais sua liderança absoluta em vendas de esponja de aço – atingiu em dezembro de 2014, 75% de participação de mercado. É a segunda marca que mais vende detergente para louças (Limpol) e cresceu, em 2014, 10% em volume de vendas, aumentando sua participação de mercado.

 A empresa também aumentou sua liderança no segmento de desinfetantes, consolidando ainda mais as marcas Pinho Bril, Kalipto e Lysoform. A Bombril subiu da terceira para a segunda posição no segmento de amaciantes diluídos, ganhando ainda mais participação de mercado.

 Perspectivas para 2015

Fortemente direcionada ao crescimento sustentável de suas operações, a companhia continuará investindo em 2015 e prevê superar em dois dígitos o faturamento do ano passado. No total, está previsto quase R$ 60 milhões em investimentos para 2015 com foco total na melhoria operacional: modernização das plantas, por meio de aquisições de novos equipamentos; e melhoria de processos, com um salto qualitativo em TI. Um dos principais projetos de 2015, com R$ 20 milhões de investimento, é a construção de um galpão em São Bernardo do Campo, que aumentará em mais de 40% sua capacidade de armazenagem.

 Além desses investimentos previstos para 2015, a Bombril também está se preparando para investir em uma nova planta, que será construída no estado do Pará, e continua estudando futuras associações com empresas regionais em todo o território nacional.

Ao longo do ano, a Bombril ainda investirá 6% de sua receita líquida – ao redor de R$ 70 milhões – em ações de marketing. A mais importante delas é o lançamento do conceito ‘Toda Brasileira é uma Diva’, que junta Ivete Sangalo, Carlos Moreno, Dani Calabresa e Mônica Iozzi na maior e mais arrojada campanha de mídia da história da marca.

 

Sobre a Bombril:

Considerada uma das maiores e melhores empresas de soluções de higiene e limpeza no Brasil, a Bombril está no mercado há 66 anos e possui um portfólio de mais de 500 itens de limpeza doméstica, dividido em 27 marcas e 70 categorias de produtos que aliam qualidade e tecnologia. A dona de casa encontra sempre soluções Bombril quando sua necessidade é esponja de aço, detergente, sabão em barra, saponáceo, desinfetante, limpador, amaciante, lava roupas líquido, facilitador de passar roupa, sachê perfumado, desodorizador e vários outros itens da cesta de limpeza doméstica.

A Bombril produz 431 mil toneladas de produtos por ano em três complexos industriais, localizados nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Abreu e Lima (PE) e Sete Lagoas (MG), os quais empregam 3.400 funcionários (diretos e indiretos). Os produtos Bombril são sinônimo de qualidade e respeito ao meio ambiente e a marca é reconhecida e querida pelo consumidor brasileiro. Esse prestígio, que rendeu à empresa o título “A Marca do Século”, deve-se, principalmente, à forte comunicação da Bombril por meio das campanhas publicitárias.

Em 2012 a Bombril ingressou no mercado de cosméticos e criou a empresa Bril Cosméticos, que faz parte do grupo com marcas como Ecologie (Fios, Face, Corpo e Homem), Joy!, Íntimo Bio, Dash, Out Inset e Lysoform Primo. Sempre preocupada com as questões sociais, a Bombril criou, em 2011, o IRSF – Instituto Roberto Sampaio Ferreira, que tem como seu principal projeto de transformação social, a Casa Bombril.




Assessoria de Comunicação da Bombril


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