Preocupação com a saúde e qualidade de vida impulsiona negócios, mas encontrar fornecedores e mudar cultura alimentar ainda são obstáculos a serem superados
Scheilla Lisboa
Classes A e B são os principais públicos do segmento
São Paulo - Pessoas que querem alimentação rápida e saudável e que valorizam a comida de qualidade, saborosa e sem conservantes - basicamente classes A e B. É este público que tem estimulado o mercado de fresh food .
Por consequência, nesse ritmo ascendente também está o setor da produção orgânica no país, que ocupa posição de destaque na produção mundial. De acordo com o Ministério da Agricultura, existe cerca de 1,5 milhão de hectares usados para as atividades de agricultura e pecuária orgânicas - com predomínio de pequenos produtores -, número pequeno se comparado com a agricultura convencional, mas que deve surpreender nos próximos anos.
Para ser considerado orgânico, o Ministério da Agricultura informa que o produto deve ser cultivado em ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção.
Prato verde
Pioneiro no conceito de cozinha rápida em alimentação saudável e a única rede em que o cliente cria a própria salada sem limite de ingredientes, o primeiro restaurante da Salad Creations foi aberto em 2007 e hoje são 26 unidades, espalhadas por nove estados. O planejamento é atingir 40 unidades ao fim de 2015 - as regiões de interesse são prioritariamente Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O faturamento da rede de saladas - que cresce cerca de 25% ao ano - também é termômetro da ascensão do setor.
"A preocupação crescente com a saúde e longevidade faz com que o mercado de alimentação saudável esteja em franco crescimento. Mas basta pisar na praça de alimentação de um shopping para verificar que as opções de refeições saudáveis e gostosas não existem ou são limitadas. Do ponto de vista nutricional, fresh food significa oferecer refeições balanceadas, que reúnam todos os nutrientes essenciais à saúde e ao bem-estar", diz a gerente-geral da Salad Creations, Ana Maura Werner.
O cardápio da Salad Creations conta com saladas exclusivas, crepes, wraps, grelhados, salada de grãos, quiches, sopas, sucos e açaí. No preparo das refeições da rede é possível encontrar três tipos de folha verde, dez tipos de molho e mais de 40 opções de ingredientes, entre eles diversos tipos de proteína.
De olho no interior
Aberta há três anos, a Boragó, de Bauru, interior de São Paulo, iniciou o plano de expansão neste ano e a pretensão é ser a maior rede de alimentação saudável do Brasil até 2020. As duas primeiras lojas franqueadas - Ribeirão Preto e São Paulo - serão abertas no primeiro trimestre de 2015, ano em que a expectativa é chegar, ao menos, a 20 novas unidades. Outras unidades estão em fase final de assinatura de contrato no Rio de Janeiro, Santo André, Campinas, Piracicaba e Manaus.
"Comparando o primeiro semestre de 2013 ao primeiro semestre de 2014, apresentamos um crescimento de 14,63%, número que comprova a força deste mercado, uma vez que o resto do país apresentou números muito pessimistas", ressalta o proprietário da Boragó, Felipe Azenha Lamonica.
Com lanches naturais gourmet - sendo algumas opções vegetarianas -, saladas, grelhados, mais de cem opções de sucos, açaí, creme de frutas com iogurte, caldos e sopa gourmet no cardápio, a dificuldade para a manutenção do negócio é encontrar fornecedores. "É complicado arrumar fornecedores que consigam abastecer nosso volume diário de verduras; estamos em constantes buscas para sempre trabalhar com os melhores produtos e oferecer sempre uma qualidade acima do mercado", diz Lamonica.
Qualidade suíça
A rede suíça Not Guilty está há dois anos no Brasil e tem três unidades em São Paulo, com planos de abrir mais uma na cidade e também desbravar o território carioca. No cardápio são 11 saladas, entre elas há opções de saladas vegetarianas, sem glúten e lactose, e as com proteína como carne, frango, salmão, camarão, macarrão e arroz; sopas, sanduíches, wraps, quiches, sobremesas e sorvetes, além de suco natural feito na hora. Mesmo com vasto cardápio e todo movimento em favor da saúde e qualidade de vida, o fresh food ainda esbarra na cultura. "A mentalidade das pessoas ainda não está totalmente aberta para comida saudável orgânica, muitas ainda buscam alimentos com açúcar e sal em excesso", avalia o proprietário da marca no Brasil, Martin Robert Brenner.
Veículo: DCI