Economizar na compra semanal requer paciência

Leia em 1min 40s

De acordo com o economista Luís Carlos Ewald, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os consumidores mais atentos realmente podem economizar nas compras se aproveitarem as ofertas relâmpago das grandes redes de supermercados. A tarefa, entretanto, não é fácil, pois é preciso tempo e paciência para conseguir encontrar bons preços.


Segundo Ewald, só consegue economizar quem tiver uma “intimidade” mínima com os preços praticados pelos mercados - só assim é possível saber se o item realmente está sendo oferecido com um desconto real.


No caso das ofertas instantâneas, que oferecem produtos com preços especiais e por tempo limitado, o economista recomenda cautela antes de encher o carrinho.


“Não se deve acreditar plenamente em promoções, pois muitas vezes a loja não está oferecendo preços mais baixos: o preço normal é mais caro do que o praticado pelo concorrente e, mesmo com o desconto, ainda pode ser mais vantajoso ir ao outro supermercado e pagar mais barato”, explicou Ewald, autor do livro Sobrou Dinheiro!, uma espécie de guia que explica como economizar em diversas situações do cotidiano.


Uma das principais recomendações é para os consumidores terem paciência e resistirem a ofertas aparentemente tentadoras anunciadas pelos locutores dos mercados. Ele reforça a idéia de que é fundamental avaliar os preços e, se realmente for vantajoso, comprar uma quantidade que não vá estragar.


A orientação do Procon-SP é semelhante. Segundo a entidade, produtos oferecidos em promoções relâmpago geralmente têm prazos de vencimento bastante apertados. Então, mesmo com a necessidade de comprar rápido antes que a liquidação termine, é preciso verificar atentamente os rótulos para comprovar a validade.


Outra dica importante: o ideal é o cliente olhar a data de todas as unidades adquiridas, e não apenas de uma isoladamente, afinal, os vencimentos podem ser diferentes. Mesmo assim, Ewald garante que, sabendo aproveitar bem as promoções, é possível gastar em média 20% menos nas compras feitas toda a semana.

 

Veículo: Jornal da Tarde


Veja também

Leite, feijão e carnes são os ‘vilões' do bolso

No bolso dos consumidores, os produtos que apresentam peso por sua necessidade a alta de preços são o leit...

Veja mais
Consumidores driblam alta de preços

Aos 68 anos, a aposentada Anna Maria Mariano, de Diadema, tenta todos os meses dar um jeitinho para fazer com que seu di...

Veja mais
Oferta relâmpago: a qualquer momento, uma perto de você

Alimentos e até televisores podem entrar na lista de promoções instantâneas organizadas pelos...

Veja mais
Oferta relâmpago: a qualquer momento, uma perto de você

Alimentos e até televisores podem entrar na lista de promoções instantâneas organizadas pelos...

Veja mais
Um doce monopólio

A fusão entre a Mars e a Wrigley resultou no maior império de jujubas e chocolates do planeta. Para compet...

Veja mais
Mudança de rumo

Num típico estilo “amor de praia que sobe a serra”, panificador do Paraná troca a cidade praia...

Veja mais
Sucesso mineiro

MinasPão 2008 mostra eficiência e maturidade e recebe elogios de expositores e visitantes Promovida pela A...

Veja mais
Açúcar cristal mantém mercado

Mesmo com a recuperação do atraso da colheita ocorrido no início da safra 2008/09, os preços...

Veja mais
Produção de cenoura em Minas tem crescimento

O volume de cenouras produzidas em Minas Gerais cresceu de 105,447 mil toneladas no primeiro semestre de 2007 para 107,6...

Veja mais