Balanço da Superminas supera as expectativas

Leia em 3min 10s

Com a união da Amis e Amipão, o número de expositores também cresceu, passando de 370 para 450

A 26ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação - Superminas Food Show parece ter superado as expectativas dos organizadores. No primeiro dia do evento, eles projetaram uma geração de negócios realizados na feira e a partir dela no patamar de R$ 1,3 bilhão. No entanto, o volume de compra e venda dos expositores e visitantes internacionais ficou acima do esperado e o valor deve ser ainda mais alto. A cifra ainda não foi fechada. O evento foi organizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) em parceria com a Associação da Mineira da Indústria de Panificação (Amipão).

O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, informa ainda que representantes de cerca de 15 países estiveram presentes expondo e comprando no evento. No espaço de exposição internacional, cinco países apresentaram seus produtos: Argentina, Portugal, Indonésia, México e China. Rodadas de negócios completaram a participação internacional na feira. Elas contaram com a participação de dez países. "Nós estamos muito felizes com os resultados da Superminas e o destaque vai para os negócios internacionais fechados na feira, que superaram as nossas expectativas. Acreditamos que, com isso, o volume de negócios superou o R$ 1,3 bilhão que havíamos previsto", afirma.

O público ficou dentro do esperado, 65 mil pessoas. O número é 35,4% superior ao registrado no ano passado, que foi de 48 mil visitantes. O incremento se deve, principalmente, à parceria com a Amipão para a realização do evento. Até o ano passado, a feira contemplava apenas o setor supermercadista. A maior presença é de empresários do setor de panificação e supermercados de Belo Horizonte, mas a feira também recebeu caravanas de outras cidades, como Juiz de Fora (Zona da Mata), Três Corações (Sul), Guanhães e Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Nova Serrana (Centro-Oeste), Uberaba (Triângulo Mineiro), entre outros municípios. Também estiveram presentes compradores de outros estados.

A quantidade de expositores também cresceu, passando de 370 para 450. Para 2013, a expectativa é aumentar ainda mais esse número. Rodrigues afirma que indústrias de maquinário e equipamentos para padaria são as mais interessadas e destaca que as vocações agrícolas de Minas Gerais não estão em peso na feira. "Nosso Estado é conhecido pela produção de frutas e vários outros itens. Nós sentimos falta desses produtos na feira, que é uma grande vitrine para o Brasil e para o mundo", alerta. "Fica o chamado para o próximo ano", ressalta.


Panificação - O presidente da Amipão, José Batista de Oliveira, também comemora os resultados da Superminas. Foi a primeira vez que o setor de panificação participou do evento. "Nós conseguimos agradar a fornecedores e empresários da panificação. Hoje em dia as padarias e os supermercados são muito parecidos e muitos fornecedores são os mesmos, então essa união foi muito proveitosa", diz. Ele afirma ainda que a parceria irá continuar nos próximos anos. "Já estamos trabalhando para a realização do evento em 2013. Estaremos juntos de novo e espero que a gente possa fazer um evento ainda mais forte que o deste ano. Vamos buscar atrair mais fornecedores de equipamentos e insumos para padarias", completa.

Durante a 26ª edição da Superminas aconteceu a 62ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip), com apoio da Amipão. A convenção reuniu um público de 250 pessoas, principalmente empresários, vindos de várias partes do país como Amapá, Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outras. Foram discutidos assuntos relevantes para a panificação, além de uma programação extensa com palestras motivacionais, clínicas tecnológicas e várias outras atrações.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Doce Vida recebe premiação no Sial Paris

*Por Marlucy Lukianocenko   De Paris, França     Da esq. p/ dir. o ge...

Veja mais
Fábrica de laticínios se prepara para exportar

Quando inaugurou a fábrica em Feira de Santana, há seis anos, Gilson Oliveira não imaginou que em t...

Veja mais
Calçadista menos otimista

O setor calçadista de Minas Gerais não está muito otimista com a produção e o faturam...

Veja mais
Pagamento do 13º embala as previsões do comércio

Segmento espera registrar em 2012 o melhor Natal dos últimos anos.O Natal deste ano deve ser um dos melhores dos ...

Veja mais
Transporte de carga tem custo elevado

Carência de profissionais qualificados e precariedade das rodovias impactam o segmento em Minas.A falta de m&atild...

Veja mais
Natal em todo lugar de Belo Horizonte

Personagens que servem como chamariz para as vendas de dezembro já são vistos em vários segmentos d...

Veja mais
Produtores investem em hidroponia em São Carlos

“Fomos os pioneiros na cidade”, diz Leandro Carlos Gonçalves, proprietário da Verduras Hidrop&...

Veja mais
Restituição de IR de férias só pode ser pedida até dezembro

Prazo para solicitar devolução vale para quem vendeu 10 dias de férias em 2007Quem negociou dez dia...

Veja mais
Consultoria revê alta do varejo de 7% para 7,5% neste ano

Enquanto as produções de alimentos, refrigerantes, calçados e têxteis estão em queda, ...

Veja mais