Linha branca quer benefício até dezembro

Leia em 1min

A líder  do mercado brasileiro de eletrodomésticos, Whirlpool, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, acredita que pode fechar o ano de 2012 com crescimento de vendas de 10% se a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) for prorrogada até dezembro. Sem a extensão, o avanço deverá ficar entre 5% e 6%, diz o vice-presidente de Relações Institucionais da companhia, Armando Valle.

O executivo afirma que a Whirlpool teve crescimento de 7% a 8% nas categorias beneficiadas pela desoneração, em linha com o avanço geral do setor, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O impacto foi maior em lavadoras, que ainda têm baixa penetração nos lares brasileiros, com crescimento de 11%", diz Valle. Ele também lembra que a medida levou a companhia a contratar 1,5 mil pessoas no início do ano, para dar conta do aumento da demanda.

Segundo o diretor, a experiência da redução do IPI deve levar o governo a repensar a tributação do setor. "Se o IPI diz respeito a essencialidade, o nível atual de imposto diz que refrigeradores e lavadoras não são essenciais. O governo também entende isso, por isso vem fazendo esses movimentos, que a gente espera que em algum momento se perpetuem para todo o sempre."


Veículo: DCI


Veja também

Indústria condiciona absorção da laranja a ações do governo

Representantes da base produtiva e da indústria processadora de laranja buscam resolver, em conjunto e com apoio ...

Veja mais
Loja da fabricante da Arno é aposta em marketing

Diferente de concorrentes como Polishop, a estratégia de crescimento da rede Home & Cook, para marcas produzi...

Veja mais
Apostas em transgênicos terão de esperar

Os produtores terão que esperar, ao menos, seis meses para confirmar as apostas no aumento de produtividade e qua...

Veja mais
Mercado de algodão segue com poucos negócios

Expectativa dos compradores é de que, com o aumento da oferta disponível, os preços recuem.O mercad...

Veja mais
Clima frio impulsiona vendas de própolis

Comercialização de sprays e extrato de própolis subiu 300% entre abril e julho.A queda observada na...

Veja mais
Empresas pretendem usar mais a cabotagem

Movimentando menos de 10% da carga nacional, o transporte por navio dentro do país (cabotagem) tem demanda para c...

Veja mais
Plástico também ganha regime especial

Medida abrangerá "grande parte" da cadeia do insumo e deve ter metas de eficiência energética.Bras&i...

Veja mais
Marfrig apresenta novas marcas e produtos na ExpoAGAS 2012

Supermercadistas gaúchos conhecerão em primeira mão novidades em pratos prontosO Grupo Marfrig leva...

Veja mais
Consumidores de BH são os que mais compram em shoppings

Pesquisa da Abrasce mostra que consumidores de BH são os que mais vão aos shoppings com o objetivo certo d...

Veja mais