Demanda por emprego temporário cresce 16% no primeiro semestre

Leia em 2min 10s

A facilidade de fazer o recrutamento e a demanda urgente por mão-de-obra fazem que cada vez mais empresas optem por realizar contratos temporários de trabalho.


Segundo a agência de recrutamento Gelre, a demanda por esse tipo de empregado aumentou 16% no primeiro semestre deste ano, crescimento que deve ser ainda mais intenso no segundo semestre, devido a datas comemorativas como o Dia das Crianças e o Natal.


Vantagens


"Para a empresa, a vantagem é no custo, já que o trabalhador não tem aviso prévio e tem a possibilidade de pegar pessoas que estão acostumadas a fazer esse tipo de trabalho", afirma a diretora de operações da Gelre, Cíntia Fontoura, que também acredita que o trabalho temporário é uma ótima forma de treinamento do funcionário.


Além disso, a terceirização do processo de recrutamento e seleção também pode ser vantajosa para uma empresa, principalmente caso a empresa não tenha filiais e vá realizar um trabalho em outra cidade. Segundo a diretora de operações, isso evita que alguém da empresa tenha que realizar viagens, além de agilizar a contratação, que pode ser feita de forma mais rápida.


Entre os setores em destaque no primeiro semestre, está construção civil, com uma demanda forte por empregados temporários. "Serviços também é um dos setores que tem avançado muito", afirma.


Chance de entrar no mercado


Porém, não são somente as empresas que podem ganhar com isso. Para Fontoura, o emprego temporário é uma forma daquelas pessoas que estão desempregadas buscarem uma recolocação no mercado. "Também é uma porta de entrada para quem não tem experiência, principalmente os jovens", considera.


A diretora de serviços da agência, Marcilei Brunkhorst, também explica que, embora não tenha aviso prévio, esse trabalhador dispõe dos mesmos benefícios que um empregado fixo, como carteira assinada ou 13º salário. "Tem também a possibilidade de ser efetivado", diz. Segundo ela, 30% das pessoas contratadas como empregadas temporárias são efetivadas no fim do período.


Outra facilidade desse tipo de emprego está no processo de seleção, que costuma ter menos candidatos do que para uma vaga de trabalhador efetivo.


Regiões e períodos


Neste ano, as regiões com maior crescimento na demanda por empregados temporários são a Sudeste e a Nordeste. Segundo Fontoura, a primeira é a que alavanca os negócios, enquanto a segunda apresenta um crescimento considerável, com o investimento de muitas empresas.


Sobre o período em que esse tipo de trabalhador é mais procurado, Fontoura afirma que a demanda ocorre durante todo o ano. "A Páscoa, por exemplo, emprega, no varejo, em abril, mas na indústria a procura é feita em outubro", diz.


Veículo: Site Empreendedor


Veja também

Sadia lança o primeiro hambúrguer pronto do mercado

A Sadia apresenta este mês uma das maiores inovações do portifólio da empresa: o novo Hamb&ua...

Veja mais
Celular e PC puxam vendas de eletrônicos

A chegada da terceira geração de celular e o aquecido mercado de microcomputadores garantiram o bom desemp...

Veja mais
Pão de Açúcar vende

O grupo Pão de Açúcar anunciou ontem que suas vendas líquidas para o mês de julho subi...

Veja mais
Preço do trigo cai, mas valor do pão permanece estável

Apesar de matéria-prima contribuir em 40% com valor final, sindicato diz que custo de produção cont...

Veja mais
Hypermarcas tem fôlego para seguir com aquisições

Menos de vinte dias depois de ter comprado a todas as marcas brasileiras da americana Revlon (Bozzano, Juvena, Acquamari...

Veja mais
Wal-Mart investirá R$ 1,8 bi no País em 2008; Pão de Açúcar mira em terrenos

Com 318 lojas no País, a rede supermercadista Wal-Mart acirra os planos de incrementar seus negócios no Br...

Veja mais
Pedágio urbano divide especialistas

Idéia é usar a medida para diminuir a emissão de poluentes pelos carros e não mais para redu...

Veja mais
Projeto prevê pedágio urbano em SP

Texto causa confusão no governo, divide secretarias e faz Kassab mandar retirá-lo; teria havido 'erro de c...

Veja mais
Empresas buscam executivos experientes

Profissionais com mais de 40 anos voltam a ser valorizados no mercado   Ana Paula Lacerda Se a barreira dos 40 ...

Veja mais