Nestlé cria programa de desenvolvimento para pessoas negras em fábricas

Leia em 2min 20s

A primeira edição do Programa Ônix busca potencializar e desenvolver a equipe a partir de mentorias e trilhas de aprendizagem focadas no ambiente fabril

 

Para acelerar o crescimento profissional de pessoas negras que trabalham nas fábricas ou áreas de apoio, a Nestlé lançou o Programa Ônix, que fortalece as habilidades e competências de quem ainda não ocupa cargos de liderança na companhia.

 

A iniciativa foi desenhada com base em três pilares. O primeiro é o desenvolvimento interno, que contempla mentorias, rodas de conversa para fomentar um ambiente acolhedor e inspirador, curso de idiomas, técnicas de apresentação e treinamentos e trilhas focadas nas áreas industriais. O segundo foca em identificar profissionais que se identificam nesse recorte racial com interesse em ingressar na companhia. Já o terceiro impulsiona o engajamento da liderança, e conta com pessoas gestoras negras para compartilhar a importância do projeto internamente.

 

Todo o programa foi pensado para fazer sentido para quem participa: as mentorias, as rodas de conversa e a equipe de trabalho multidisciplinar são compostas e preparadas por pessoas negras, reforçando identificação e inspiração. Mikayla Amorim da Silva, colaboradora da fábrica de Feira de Santana (BA), é uma das participantes. “Sou uma mulher negra, mãe, esposa e engenheira. Nasci em um bairro periférico e sem perspectivas, e me tornei a primeira da minha família a ter ensino superior. Mudei minha história e, hoje, outras pessoas da minha família se formaram depois de mim”, conta.

 

Segundo Mikayla, o município de Feira de Santana tem um polo industrial forte na Bahia e seu grande sonho era trabalhar na Nestlé. “Ingressei em 2010 como aprendiz da área de logística. Em seguida, fui efetivada como assistente, mas tinha o desejo de trabalhar com finanças e consegui! Há dois anos e meio, passei para o cargo de analista júnior e hoje estou como analista pleno. Participar do Programa Ônix e ouvir do meu gestor que estão apostando no meu potencial me motivou ainda mais”, comenta.

 

Atualmente, a unidade técnica da Nestlé Brasil é composta por 48% de pessoas negras. A companhia também firmou um compromisso público em 2021 com o Mover (Movimento Pela Equidade Racial), uma coalizão de 49 empresas que têm o objetivo de aumentar a representatividade desse recorte racial na liderança das empresas. “A Nestlé segue em uma jornada de diversidade e inclusão para refletir o Brasil e sua pluralidade na força de trabalho. Para ser o reflexo do país, que tem 56,1% de pessoas negras, somos uma companhia comprometida com iniciativas consistentes dedicadas ao tema. O Programa Ônix vem para proporcionar desenvolvimento e expansão de conhecimento para quem que ainda não ocupa posições de liderança” reforça Helen Andrade, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.


Redação SuperHiper 

Veja também

Para acompanhar as mudanças, é necessário se diferenciar

Entender o comportamento do consumidor é essencial para manter o crescimento do varejo alimentar; e, para crescer...

Veja mais
Pão em alta, aumento nas vendas impulsiona mercado

No Dia Mundial do Pão, o tradicional pão francês aumentou em 10% o faturamento da rede Supermercados...

Veja mais
723 mil toneladas de pães foram comercializadas em 2022

No Dia Mundial do Pão, entenda como esse produto impulsiona o mercado   O pão, alimento tão ...

Veja mais
GS1 Brasil alerta sobre a importância dos padrões no Dia Mundial da Normatização

Codificação de produtos é fundamental para uma gestão eficiente nos mais variados segmentos ...

Veja mais
Consumo de ovo aumenta 1,5% no Brasil

No Dia Mundial do Ovo, apesar do aumento do preço do alimento, produto registrou alta nas notas fiscais   ...

Veja mais
Nova rotulagem entra em vigor

Todos os produtos lançados há um ano devem estar de acordo com a norma   Os rótulos de alime...

Veja mais
Psicologia e design podem ser diferenciais para supermercados

Redes regionais e de menor porte podem se apoiar em novas competências para conquistar a fidelidade dos clientes ...

Veja mais
Empresa lança programa de contratação para pessoas com mais de 50 anos

O programa “Experiência que faz bem” está com 20 vagas abertas para atuação ...

Veja mais
Consumidor americano recorre ao parcelamento para manter poder de compra

Estudo mostra que um em cada 5 consumidores paga suas compras de alimentos em parcelas, em uma mudança significat...

Veja mais