Camil Alimentos celebra 60 anos alimentando relações

Leia em 2min 50s

Empresa se consolida como uma das principais plataformas de alimentos da América Latina

 

O arroz e feijão formam o cardápio básico de alimentação dos brasileiros. E foram esses mesmos alimentos que pavimetaram a trajetória da Camil Alimentos, que comemora 60 de história. A Companhia, fundada em 1963 em um armazém na cidade de Itaqui – Rio Grande do Sul, conta uma história de empreendedorismo com origem em grãos no Brasil que levou a empresa a ser hoje uma das principais plataformas de marcas alimentícias da América Latina, com uma receita bruta de R$12 bilhões em 2022 e atuação com marcas de alto reconhecimento em grãos, adoçados, biscoitos, café, massas e peixes enlatados.

 

A partir dos anos 2000, a Camil deu início a um novo ciclo de expansão, ao aliar o crescimento orgânico a uma bem-sucedida estratégia de aquisições, que permitiu não apenas ampliar o portfólio de marcas e categorias de produtos, mas também internacionalizar as operações. Assim, nos últimos 15 anos a Companhia passou a atuar no Uruguai, no Chile, no Peru e no Equador com marcas relevantes no mercado de grãos em cada um dos países de operação.

 

Além disso, a Companhia expandiu sua atuação também para outras categorias, a partir da aquisição da marca de pescados Coqueiro (2011) e da marca de açúcar União (2012), marca de alto renome com liderança em açúcar no Brasil. O período pontua o início de uma estratégia baseada em três pilares: crescimento orgânico, lançamentos de produtos e aquisições relevantes. “A combinação desses pilares contribuiu significativamente para o incremento dos resultados da companhia, principalmente, no que diz respeito à capacidade de identificar oportunidades que tivessem sinergia com o nosso negócio e que ampliam nosso portfólio de marcas líderes e de produtos de maior valor agregado fortalecendo nossa presença na América Latina”, destaca Luciano Quartiero, CEO da Camil Alimentos.

 

Já em 2017, a Camil abriu capital e passou a acelerar sua meta de crescimento, com a aquisição da SLC Alimentos em 2018 na categoria de grãos no Brasil e ingressando, quatro anos depois, nas categorias de massas com a Santa Amália, líder em vendas na região de Minas Gerais, café, com a marca União, revitalizando uma marca que já foi líder no Brasil na categoria, e mais recentemente com a entrada em biscoitos, com a compra da Mabel, consolidando a empresa no setor de alimentos, ingressando em seu sexto segmento de atuação.

 

“O ano de 2023 é especial porque marca 60 anos de uma história de resiliência e empreendedorismo de uma empresa brasileira protagonista no setor de alimentos na América Latina”, afirma Luciano. “Ao olharmos para a nossa história, enxergamos essa robusta plataforma que nos tornamos. Isso nos dá confiança de que seremos cada vez mais sólidos e preparados para continuarmos esse crescimento no futuro”, conclui o executivo.

 

A Camil alimentos conta com mais de 8 mil colaboradores em toda a América do Sul, reunindo 35 plantas industriais e 23 centros de distribuição. A partir dessa estrutura – ancorada na estratégia de expansão e no compromisso com a sustentabilidade – a empresa dobrou seu faturamento nos últimos cinco anos, chegando à marca de R$12 bilhões de receita bruta em 2022.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Marca de alimentos expande atuação e inicia operação em Minas Gerais

Com mais de 70 anos de tradição, Combrasil prepara entrada no mercado mineiro para atender a demanda dos c...

Veja mais
Geração Z: varejo físico mergulha na cultura para encontrar oportunidades com esse público

Fazer o básico bem feito, nos ambientes online e físico, é o diferencial para os jovens que prezam ...

Veja mais
Retail Media: três vantagens de usar a terceira onda da publicidade

Estratégia marcada por benefícios ainda é pouco utilizada pelos varejistas, que têm muito a g...

Veja mais
Retorno ao trabalho presencial muda vendas em supermercados

Estudos mostram que, no mercado americano, compras entre 18h e 21h ganharam força em relação ao ano...

Veja mais
Ações sazonais ajudam a recuperar vendas

Organização prévia dos pontos promocionais para as principais datas, feita em conjunto por ind&uacu...

Veja mais
Brasil em Código promove a inovação para impulsionar os negócios

Evento promovido pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil será em 10 d...

Veja mais
Super Bahia 2023 bate recorde em negócios e em visitação

12ª edição recebeu 22 mil visitantes e movimentou em negócios R$ 450 milhões durante os...

Veja mais
Biscoito é o “lanche perfeito” para 78% dos trabalhadores

Para lembrar o Dia do Biscoito, em 20 de julho, pesquisa revela que principais atributos do produto valorizados pelos br...

Veja mais
Cecilia Bottai Mondino é a nova vice-presidente de Marketing da Heineken

Executiva retorna à operação brasileira para continuar a história de crescimento da cervejar...

Veja mais