Estratégia de exposição de produtos ajuda a melhorar as vendas

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Evitar o excesso de informação é uma das dicas profissionais para melhorar a disposição de itens nas gôndolas

 

 

Nos últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento do consumidor, principalmente no setor varejista. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 54% dos entrevistados pesquisam e comparam preços antes de comprar. Assim, a organização das gôndolas e a exposição dos produtos podem contribuir na tomada de decisão dos clientes, agregam valor à experiência de compra e incentivando a compra por impulso.

 

A exposição de mercadorias deve ser feita estrategicamente para facilitar o acesso dos produtos desejados pelo cliente, e pode ser obtida com algumas dicas de organização ou com a atuação de um profissional especializado no assunto. Essa foi a opção da Embalixo, que oferece apoio aos supermercados na exposição dos produtos da sua marca.

 

“Temos especialistas para analisar e sugerir o melhor planograma de gôndola para o varejo aumentar a receita com ganhos de margem”, destaca Rafael Costa, Diretor Comercial da Embalixo. Rafael conta que o passo inicial foi reduzir a quantidade de marcas na categoria.

 

Análises indicam que o excesso confunde o consumidor e compromete os resultados. O erro foi corrigido com a substituição de itens de marcas desconhecidas de combate e primeiro preço por linhas Embalixo focados na qualidade.

 

Esse trabalho de gerenciamento por categorias já vem sendo realizado com excelentes resultados. Nas lojas de varejo das redes que aceitaram as sugestões da Embalixo de alteração e inclusão de mix, houve crescimento médio de 25% nas vendas. Uma das mudanças foi a redução na quantidade de marcas no sortimento.

 

Outra correção que gerou resultados imediatos foi a substituição das linhas do formato Almofada pelos produtos Embalixo em Rolo, de acordo com as preferências atuais do consumidor. Por fim, fez toda a diferença na rentabilidade a inclusão de linhas diferenciadas e exclusivas da empresa, como Embalixo Fecha Fácil, Embalixo com neutralizador de odores e fragrância de lavanda, Embalixo voltado a Economia Circular e Embalixo Zero Plástico.

 

Redação SuperHiper


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