58% dos clientes buscam frutas, legumes e verduras nos supermercados

Leia em 1min 40s

Atacarejos podem usar essa segmentação para alavancar vendas e fidelizar clientes

 

 

Os produtos frescos de FLV – frutas, legumes e verduras – são consumidos por 58% dos clientes de supermercados. Além disso, a categoria leva a compras recorrentes, o que pode fazer o consumidor a mudar de loja caso a que ele frequente não ofereça itens de qualidade. As informações são da Nielsen Consultoria e foram apresentadas no evento da IFPA, em São Paulo.

 

“O FLV é a porta de entrada e o gatilho de fidelização do cliente no varejo. A cesta de perecíveis é a mais relevante para o consumidor e provoca aumento na frequência. O ‘atacarejo’ precisa aumentar a venda de flores, frutas, legumes e verduras como estratégia de crescimento. Essa é uma excelente oportunidade para os atacarejos investirem, afinal é o canal de vendas que mais cresceu em 2022”, informa Roberto Butragueño Revenga, Diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da NielsenIQ Brasil e Membro do Board Latam de Varejo, que apresentou dados inéditos do setor.

 

Esse ano, o FLV já vendeu R$ 19,2 bilhões, um aumento de R$ 5,9 bilhões em relação ao ano anterior – isso representa crescimento de 44% em valor de vendas. No mundo todo, a categoria de FLV é cada vez mais importante para os varejistas e aqui no Brasil não é diferente. “A IFPA ampliará para 2023 a Campanha de Sazonalidade com mais treinamentos e conteúdo integrativo da cadeia produtiva. “Temos mais de 100 associados e há permanente troca de conhecimento, tendências e oportunidades”, reforça Valeska de Oliveira, Head da IFPA no Brasil.

 

“Em 2022 realizamos treinamento com mais de 20 especialistas para redes como o GPA, Mambo, Supermercado Pinheiro, Hortifruti Natural da Terra, Da Santa Sacolão e Extrafruti impactando mais de 1300 colaboradores. A campanha de sazonalidade que a IFPA dispõe gratuitamente para o varejo nacional, com peças para redes sociais, vídeos e e-book de receitas, tiveram mais de 1.100 downloads e 790 lojas participantes”, explica Junior Lucato, presidente do Conselho da IFPA no Brasil.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Segmento de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceu 8,6% até outubro

Setor estima superávit de US$ 37 milhões em 2022   O setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumari...

Veja mais
5 tendências para o varejo nos próximos anos

A ideia é compreender o que moverá o mercado e os consumidores e adaptar para o setor supermercadista &nb...

Veja mais
Consumidor “mais velho” também precisa ser encantado

Ao abrir mão de esteriótipos, marcas têm muito a ganhar com a experiência e as vontades das pe...

Veja mais
Consumidores querem personalização nas compras em supermercados

Para especialista, supermercados precisam aproveitar a oportunidade para conquistar mais clientes     *Por ...

Veja mais
Cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro e fora do lar durante a Copa do Mundo

  A Copa do Mundo 2022 deve alavancar o consumo de algumas categorias indulgentes dentro e fora do lar no Brasil. ...

Veja mais
A importância de oferecer uma vivência omnichannel aos consumidores

Para que a Inteligência Artificial aplicada em mensagens funcione, é importante que as empresas tenham uma ...

Veja mais
Como preparar uma loja para períodos promocionais

Especialista em gestão e varejo dá dicas e fala como Natal e Black Friday podem ser grandes oportunidades ...

Veja mais
Varejo pet tem cresce pelo 3º trimestre

Vendas aumentaram 15,8% no acumulado do ano; faturamento será de R$ 59,9 bilhões, novo recorde para o se...

Veja mais
Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana

Estudo da Kantar aponta que forma de entrega é solicitada tanto por conveniência (42%) quanto por prazer (5...

Veja mais