Cerveja e alimentos indulgentes devem puxar o consumo dentro e fora do lar durante a Copa do Mundo

Leia em 2min 40s

 

A Copa do Mundo 2022 deve alavancar o consumo de algumas categorias indulgentes dentro e fora do lar no Brasil. Dados da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, mostram que na última edição do evento, em 2018, o consumo desses alimentos e bebidas registrou ótimo desempenho no País.

 

Quando o assunto é Copa, não se pode deixar de falar em cerveja, paixão nacional.  No campeonato de 2018, entre junho e julho, essa categoria conquistou mais de 550 mil novos consumidores em relação aos mesmos meses de 2017, e o consumo fora do lar representou 64% dos gastos com a bebida em valor.

 

O consumo de cerveja fora de casa, aliás, vem conquistando mais espaço com a volta das atividades sociais e fim das restrições impostas pela pandemia de Covid-19. O número de consumidores cresceu em relação ao pré-pandemia. No 1º semestre deste ano já eram 3 milhões a mais, e um crescimento de 23,8% de unidades da bebida vendidas nesse período em relação a 2021, ficando apenas 2,9% abaixo do mesmo intervalo de 2020. Já a frequência de consumo fora do lar entre janeiro e junho de 2022 cresceu expressivos 78% em relação a 2021, quando ainda vivíamos o isolamento social, mas ainda está 14% abaixo do período pré-pandemia.

 

“Somando esse movimento de retomada de consumo fora de casa, um evento das proporções da Copa do Mundo em uma época de calor no País e período de confraternizações, tem-se a equação perfeita para o mercado cervejeiro”, comenta Hudson Romano, gerente sênior de consumo fora do lar da divisão Worldpanel da Kantar.

 

Entre os alimentos indulgentes, a categoria de sorvetes conquistou mais de 1.1 milhões de novos consumidores na Copa do Mundo de 2018, em junho e julho, na comparação com o mesmo período de 2017; pães industrializados registraram 770 mil novos consumidores, batata congelada e sobremesa em pó tiveram mais de 500 mil e hamburgueres mais de 380 mil novos consumidores.  

 

Já no final do ano (novembro e dezembro de 2018 em comparação com os mesmos meses de 2017), essas categorias seguiram com boa evolução: sorvete conquistou mais de 1.1 milhões de novos consumidores; pão industrializado +1,3 milhões, batata congelada +440 mil e hamburguer +830 mil. Houve ainda significativo avanço de proteínas alternativas e com bom custo benefício, como linguiça, com +600 mil, e empanados, com +440 mil novos consumidores, as quais, no momento econômico em que vivemos, podem ser boas apostas para consumo na Copa de 2022.

 

O desafio para esta Copa, no entanto, está no preço. As categorias mais beneficiadas com o evento de 2018 tiveram aumento médio de preço na casa dos 7%. Apesar de os auxílios governamentais trazerem boas perspectivas para o consumo neste final de ano, marcas e varejistas terão desafios com um bolso mais apertado e preço médio crescendo 19%.

 

Os dados apresentados fazem parte do relatório trimestral Consumer Insights da Kantar, que contempla 11.300 lares brasileiros de todas as regiões e classes sociais do país. A amostra representa 59 milhões de lares do Brasil. 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Kantar

 


Veja também

A importância de oferecer uma vivência omnichannel aos consumidores

Para que a Inteligência Artificial aplicada em mensagens funcione, é importante que as empresas tenham uma ...

Veja mais
Como preparar uma loja para períodos promocionais

Especialista em gestão e varejo dá dicas e fala como Natal e Black Friday podem ser grandes oportunidades ...

Veja mais
Varejo pet tem cresce pelo 3º trimestre

Vendas aumentaram 15,8% no acumulado do ano; faturamento será de R$ 59,9 bilhões, novo recorde para o se...

Veja mais
Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana

Estudo da Kantar aponta que forma de entrega é solicitada tanto por conveniência (42%) quanto por prazer (5...

Veja mais
A Tal da Castanha lança novo leite vegetal

Novidade chega ao mercado na Semana Internacional do Café   A Tal da Castanha, marca brasileira e pioneira...

Veja mais
Conheça os cuidados para armazenar Panetones

A manipulação do alimento, perecível e sazonal, precisa seguir boas práticas de seguran&cced...

Veja mais
Panetone: vendas devem crescer 10% em 2022

Iguaria natalina terá pico de vendas em dezembro, impulsionado pela variedade de produtos   Seja recheado ...

Veja mais
Clientes pagam até 20% a mais para ter uma experiência melhor

Pesquisa mostra que 43% dos consumidores estão dispostos a pagar 10% por produtos e serviços melhores; 28%...

Veja mais
Cresce consumo online entre brasileiros acima dos 65 anos

Beyond Age: Para além da idade, estudo global produzido pela divisão de mídia da Kantar, aponta que...

Veja mais