Varejo pet tem cresce pelo 3º trimestre

Leia em 1min 50s

Vendas aumentaram 15,8% no acumulado do ano; faturamento será de R$ 59,9 bilhões, novo recorde para o setor

 

Os brasileiros amam seus animais de estimação. E a premissa é tão verdadeira que o Instituto Pet Brasil (IPB) estima crescimento de 15,8% no ano, com faturamento de R$ 59,9 bilhões. A projeção anterior, feita a partir de dados do primeiro semestre, era de 14,7% (R$ 59,2 bilhões). Em 2020, o setor faturou R$ 40,9 bilhões, mostrando crescimento de 27% em dois anos.

 

No acumulado de janeiro a setembro, o segmento de Pet Food, que é a venda de alimentos industrializados para animais de estimação, deverá fechar o ano com um faturamento de R$ 33,5 bilhões (56% do total). Se a previsão se confirmar, haverá aumento de 18% em comparação ao valor consolidado do ano passado.

 

Em seguida, a venda de animais de estimação diretamente dos criadores tem a projeção de movimentar R$ 6,3 bilhões (10,5% do faturamento total e alta de 11,3% em relação a 2021). Em terceiro lugar, está o segmento Pet Vet, que é a venda de medicamentos veterinários, com R$ 5,9 bilhões (9,9% do faturamento do mercado e a projeção de alta que passou de 11% no primeiro semestre para 12,5%). Os demais segmentos são serviços veterinários (R$ 5,5 bilhões, 15,6% de alta e uma fatia de 9,3% do mercado), serviços gerais (R$ 5,3 bilhões, 9,8% e 8,8% respectivamente) e Pet Care, os produtos de higiene e bem-estar animal, (R$ 3,3 bilhões, 19,3% e 5,5%).

 

Canais de vendas

 

O estudo do IPB não mensura a porcentagem de vendas realizadas em supermercados. Segundo a Instituição, pet shops (48,7%), clínicas veterinárias (18,1%) e e-commerce (6%) são os principais canais de venda.

 

O e-commerce especializado (empresas que vendem os seus produtos apenas pela internet) foi o que liderou as vendas no terceiro trimestre de 2022, com projeção de participação de 41% sobre o faturamento total até o final de 2022. Deve movimentar R$ 1,47 bilhão dos R$ 3,59 bilhões até o fim do ano.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Como preparar uma loja para períodos promocionais

Especialista em gestão e varejo dá dicas e fala como Natal e Black Friday podem ser grandes oportunidades ...

Veja mais
Quase um terço dos brasileiros pede comida por delivery mais de uma vez por semana

Estudo da Kantar aponta que forma de entrega é solicitada tanto por conveniência (42%) quanto por prazer (5...

Veja mais
A Tal da Castanha lança novo leite vegetal

Novidade chega ao mercado na Semana Internacional do Café   A Tal da Castanha, marca brasileira e pioneira...

Veja mais
Conheça os cuidados para armazenar Panetones

A manipulação do alimento, perecível e sazonal, precisa seguir boas práticas de seguran&cced...

Veja mais
Panetone: vendas devem crescer 10% em 2022

Iguaria natalina terá pico de vendas em dezembro, impulsionado pela variedade de produtos   Seja recheado ...

Veja mais
Clientes pagam até 20% a mais para ter uma experiência melhor

Pesquisa mostra que 43% dos consumidores estão dispostos a pagar 10% por produtos e serviços melhores; 28%...

Veja mais
Cresce consumo online entre brasileiros acima dos 65 anos

Beyond Age: Para além da idade, estudo global produzido pela divisão de mídia da Kantar, aponta que...

Veja mais
Halloween turbina o setor de balas e gomas no país

Produção já cresceu mais de 12% no primeiro semestre e varejistas sentem aumento na procura por gul...

Veja mais
Evento celebra o consumo de produtos de origem vegetal

Dia do Veganismo comemora o estilo que conquistou milhões de adeptos no mundo em benefício da saúde...

Veja mais