ACATS defende alíquota zero para o vinho catarinense

Leia em 1min 40s

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) faz uma mobilização junto aos deputados da Assembleia Legislativa de SC e ao Governo do Estado para defender a aplicação de alíquota zero no ICMS sobre vinhos e espumantes produzidos em Santa Catarina. Outra demanda relacionada a este produto é a padronização da carga tributária perante a região Sul.


Santa Catarina aplica 25% na tributação de origem. No Rio Grande do Sul atualmente se aplica a alíquota geral de 17,5%, enquanto o Paraná retirou a aplicação da alíquota de 29% das bebidas alcoólicas passando a ter uma alíquota de 16% nas operações internas destinadas ao consumidor final.


A defesa desses pleitos foi apresentada ao Deputado Estadual Valdir Cobalchini, presidente da Frente Parlamentar do Varejo na ALESC e também a representantes do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovações. Em nome da ACATS participaram das visitas o Presidente Francisco Crestani, o Vice Presidente Regional do Planalto Serrano, Jakson Martendal e o conselheiro Sálvio de Souza, bem como os assessores técnicos da Entidade.



No trabalho apresentado, a ACATS demonstrou através de uma pesquisa o panorama de consumo de vinho nas principais regiões de SC, considerando as categorias de importados, nacionais e catarinenses.

Com base nesta situação, Francisco Crestani acredita que o Governo do Estado pode avançar ainda mais no apoio à indústria local, concedendo alíquota zero aos vinhos e espumantes produzidos em SC.



– Na pesquisa feita junto às redes o consumo de vinhos importados está em 59,28%, os nacionais têm 32,68% da preferência dos consumidores enquanto que os catarinenses têm apenas 4,22% deste mercado. Acreditamos que exista um bom espaço de crescimento desta categoria e o impulso através da isenção do tributo estadual traria mais competitividade no mercado de vinhos e espumantes catarinenses – defende Crestani.

 

Contato direto da fonte – Presidente da ACATS, Francisco Crestani - 49 9 9988-8570

 

Mais: www.acats.org.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Acats

 


Veja também

Procon/SC e Acats firmam Nota Técnica sobre produtos com validade vencida

O Procon/SC e a Associação Catarinense de Supermercados firmaram Nota Técnica Conjunta para regulam...

Veja mais
Encontro de Supermercadistas - Grande Oeste e Planalto Serrano

  A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promove nesta quinta-feira, dia 24 de junho, &nb...

Veja mais
Aplicativo Agas Total já está gerando negócios

O aplicativo Agas Total foi oficialmente lançado há uma semana e já conta com mais de 600...

Veja mais
Vendas nos supermercados reduzem de janeiro a abril de 2021 em comparação com o ano passado

Queda é consequência do atípico comportamento nas vendas provocado pela Pandemia em 2020; expectativ...

Veja mais