ExpoApras: futuro dos supermercados será moldado pelo consumidor

Leia em 5min

Houve um tempo em que era simples e fácil atrair, conquistar e reter o cliente. Era uma época com poucas opções de marcas e canais, o que limitava o consumidor a comprar os produtos nas lojas que existiam. Hoje, diante de um ambiente globalizado, com mais acesso e mais produtos à disposição, tudo ficou mais complexo. Atenta a esse cenário, a ExpoApras 2023 reunirá supermercadistas de todo o Brasil e palestrantes de renome para debater sobre o futuro do varejo.

 

Segundo o presidente da Apras, Carlos Beal, o desafio dos varejistas é entender as necessidades do consumidor para definir as estratégias do negócio. “Hoje, o consumidor é multicanal e quer escolher como e onde comprar. Cabe aos supermercadistas se adaptarem ao novo perfil de compra e se anteciparem aos possíveis cenários do futuro.”

 

Um dos palestrantes principais do evento, Arthur Igreja, abordará o tema “Transformação digital, o novo consumidor”, no dia 20 de abril, às 13h30. Para ele, o varejo está cada vez mais integrado e já estamos passando pela fase em que, aparentemente, tudo seria dominado pelo digital. “Mesmo sendo absolutamente essencial, ele não é tudo. Essa visão holística do varejo é fundamental, a busca por integração dos canais, ou seja, a genuína ominicanalidade.”

 

Ele acrescenta que o consumidor do futuro vem numa trajetória de muita ansiedade, de necessidade e demanda por velocidade. Ele busca conexões mais profundas com as marcas, tenta entender a história daquela empresa, o que ela faz de diferente e se isso bate com os seus valores pessoais. Mas é um consumidor que tem uma quantidade de informação que é cada vez maior, o que o torna mais exigente. “Muitas empresas ainda não entenderam esse novo perfil, de um consumidor que consegue muito facilmente trocar a opção prioritária. Por isso, é essencial se ter um senso absoluto de excelência, pois, em um deslize, esse consumidor pode ser perdido. É um desafio muito maior para a fidelização”, destaca.

 

Com esse perfil mais exigente, o consumidor passou a ocupar o centro das tomadas de decisão dos varejistas. E, após um período de pandemia em que os empresários acabaram ficando na defensiva, 2022 foi o ano do varejo apostar na retomada, de investir em novas lojas, reformar as antigas e de buscar ferramentas para conhecer mais o seu cliente. Para Tiago Nascimento, diretor comercial da RP Info, uma das expositoras da ExpoApras, mais do que relatórios superficiais, os varejistas querem cruzar dados e olhar para o consumidor, por isso, o software virou o coração da evolução do varejo.

 

Porém, mesmo com toda a tecnologia disponível, nada substituirá o potencial humano. O especialista em varejo e CEO da Unitrier Assessoria em Varejo e Unexx Retail Tech, Lauro Bueno, afirma que a Inteligência Artificial tem sido uma verdadeira aliada dos supermercados para identificar e mapear o perfil do cliente. “Assim, os varejistas conseguem criar um histórico na base do CRM para tomar decisões mais assertivas e pensadas especialmente para o perfil do seu cliente. Mas vale destacar que apesar de as ferramentas realizarem um trabalho importante, é essencial a presença de um profissional com capacidade analítica para fazer a leitura dos dados e analisar as sugestões que a tecnologia oferece.”

 

ExpoApras tecnológica

 

A ExpoApras terá um supermercado tecnológico montado dentro do estande da RP Info. Denominado de HIPELAB, o espaço reunirá as principais soluções e novidades para o varejo, entre elas, o Carrinho Inteligente da Nextop, que identifica, soma e recebe o pagamento das compras, tudo feito pelo próprio cliente.

 

Outra inovação presente no estande é o Cupom Verde, uma solução digital que substitui o cupom em papel. Além de ser sustentável, a novidade também oferece praticidade e segurança ao consumidor, já que o arquivo eletrônico tem validade documental para trocas, devoluções e garantias.

 

O Espaço foi idealizado para apresentar o HIPELAB, um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center - o único ecossistema de inovação que fomenta e investe em todo o ciclo empreendedor para o varejo, localizado em Curitiba, no coração do Vale do Pinhão.

 

Entre as soluções que nasceram no HIPE e que também estará presente na ExpoApras, está a Delphos - uma startup de Business Inteligence revolucionária e com capacidade de análise de dados muito rápida, que roda exclusivamente no Flex da RP Info. A tecnologia extrai os dados do próprio sistema ERP de forma online e oferece a liberdade para o usuário criar relatórios customizados, mesmo sem conhecimentos em TI ou programação.

 

O sócio e diretor comercial da Delphos, Hernandes Machado, explica que quando o cliente escolhe um produto, na verdade, está escolhendo atributos, como a cor, o sabor e a fragrância. “O software capta esses atributos e a preferência do cliente. Assim, quando o cliente faz uma escolha, o software processa isso e informa o varejista sobre a preferência do consumidor. Com essa informação, cada negócio terá a possibilidade de sugerir compra de produtos específicos e adotar estratégias de acordo com o perfil do consumidor”, completa Machado.

 

Sobre a ExpoApras

 

A ExpoApras acontece de 18 a 20 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). O evento é considerado um dos maiores e mais renomados do segmento supermercadista brasileiro e reúne mais de 300 marcas expositoras com os principais lançamentos, tecnologias, serviços e soluções para o varejo.

 

Dados do setor

 

O setor supermercadista paranaense recebe por dia 2,7 milhões de clientes em quase 5 mil lojas, gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e registrou faturamento de R$ 60 bilhões em 2021 - 9,9% do faturamento do segmento no Brasil.

 

Assessoria de Comunicação da APRAS 


Veja também

ExpoApras terá espaço com cerca de 50 empresas da Argentina

  Com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o varejo paranaense e as indústrias da Argentina, a Ex...

Veja mais
ExpoApras acontece neste mês de abril

Em 2023, a ExpoApras - tradicional Feira e Convenção Paranaense de Supermercados - chega a sua 40ª ed...

Veja mais
ACATS abre calendário de Encontros Regionais em Chapecó

O Encontro Regional de Empresários Supermercadistas na região do Grande Oeste abre o calendário de ...

Veja mais
Apras lança 40ª edição de feira supermercadista com novo nome

    Agora, a Mercosuper passa a se chamar ExpoApras   A Associação Paranaense de Supe...

Veja mais
AMIS anuncia a data do Superinter Zona da Mata

Convenção e Feira de Supermercados do Interior acontece nos dias 11 e 12 de abril em Juiz de Fora   ...

Veja mais
Super Bahia 2023: Feira de varejo de alimentos deve movimentar R$ 400 milhões em negócios

    Foto: Presidente da Abase, Amanda Vasconcelos apresenta novidades da feira   A 12ª edi&ccedi...

Veja mais
Índice de consumo nos supermercados de SC abre positivo em 2023

  A pesquisa mensal que apura o índice de consumo das famílias catarinenses relativa ao mês de...

Veja mais
SuperAMAS 2023: preparativos estão a todo vapor

  Um grande evento, com excelentes possibilidades de negócios e que marcará o ano de 2023 para o set...

Veja mais
ASPB realiza reunião para debater o correto uso de defensivos agrícolas

  O evento foi realizado no auditório do Ministério Público da Paraíba Na úl...

Veja mais