ASPB realiza reunião para debater o correto uso de defensivos agrícolas

Leia em 3min

 

O evento foi realizado no auditório do Ministério Público da Paraíba


Na última quarta-feira (15), a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) realizou, no auditório do Ministério Público da Paraíba, uma reunião para debater o correto uso de defensivos agrícolas nos alimentos. Contando com a participação das redes de supermercados associadas à ASPB, representantes do Ministério Público da Paraíba e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o evento teve como proposta dar continuidade ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA).


Um dos principais meios de controlar o uso adequado dos defensivos agrícolas é através do processo de rastreabilidade, que é o acompanhamento da movimentação de um produto ao longo de toda a cadeia produtiva.


Para Cícero Bernardo da Silva, presidente da ASPB, as redes de supermercados e fornecedores da Paraíba estão engajadas na execução deste processo de rastreabilidade. “Momentos como esse são relevantes, pois é muito importante este trabalho de conscientização. Precisamos zelar pela qualidade dos produtos oferecidos nos supermercados e pela saúde de todos os paraibanos, por isso a ASPB se compromete a acompanhar de perto a aplicação do programa RAMA no Estado”, explicou.


De acordo com Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS, o processo de rastreabilidade é necessário porque identifica o produto e reconhece a sua origem. "Rastreabilidade é seguir o produto ao longo da cadeia de abastecimento, é manter a organização dos produtos, quando o alimento não tem identificação ele fica sem dono, sem responsável. Em 2021 foram registrados 2,46 milhões de toneladas de produtos rastreados, e em breve divulgaremos os resultados de 2022. Estamos aqui trabalhando para um processo de eficiência e segurança", declarou.


Ronaldo Trigueiro, gerente de operações da Rede Menor Preço, destaca o quanto a execução deste processo confere credibilidade às empresas e dá confiança ao consumidor, ao possibilitar saber qual a origem do alimento que ele está adquirindo.


“Fazer a rastreabilidade é ter a certeza de onde está vindo o produto que estamos vendendo no mercado, para também deixar o cliente ciente de onde está vindo o alimento que ele consome. Nós, enquanto varejistas, fazemos a ponte entre a lavoura e o consumidor final, por isso nos preocupamos em fornecer alimentos de qualidade para o nosso cliente. Este projeto faz todo o sentido, toda a expertise que foi apresentada hoje vai nos ajudar a implantar de forma coordenada e gradativa esse programa na Rede Menor Preço e acredito que em todas as redes da Paraíba", ressaltou o gerente.


Para o promotor de justiça Glauberto Bezerra, a realização deste evento evidencia a preocupação das empresas com a segurança alimentar. “Mais do que garantir alimento na mesa, segurança alimentar é fornecer alimentos que não tragam danos à população. Nós vemos com bons olhos a iniciativa do programa RAMA, é exatamente a busca da concretização do artigo 170 da Constituição Federal, que fala da responsabilidade social das empresas. Trata-se de trabalhar preventivamente protegendo não só a saúde das pessoas, mas também o meio ambiente”, pontuou o promotor.


RAMA - Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos

Idealizado pela ABRAS, o RAMA é um programa que estimula boas práticas agrícolas com pilares estratégicos de monitoramento de agrotóxicos, rastreamento colaborativo, cobertura coletiva e política de correção. Desde o ano de 2012 ele vem sendo adotado por empresas supermercadistas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ASPB 


Veja também

Associação Bahiana de Supermercados terá mulher na presidência

A escolhida foi Amanda Vasconcelos, diretora Comercial e de Marketing da rede de supermercados Hiperideal; ela assume no...

Veja mais
Acats comemora 50 anos e elege nova diretoria

Em Assembleia Geral realizada em sua sede, em Florianópolis (23.11), a Associação Catarinense de Su...

Veja mais
Copa do Mundo e Black Friday estimulam promoções em supermercados de SC

Nesta penúltima semana de novembro acontecem dois eventos com forte repercussão, inclusive comercial: In&i...

Veja mais
SuperMinas reúne cerca de 50 mil pessoas e mais de 500 expositores, na capital Belo Horizonte

Com ênfase na união do setor e a retomada dos eventos presenciais, Alexandre Poni, presidente do Conselho D...

Veja mais
Os avanços do setor supermercadista mineiro no segundo semestre

Como ficam as tendências do consumidor nesse período em que há uma profusão de atacarejos e c...

Veja mais
Superminas projeta bater R$ 2 bilhões em negócios

Quinhentos expositores aguardam um público superior a 60 mil pessoas ligadas ao Varejo de Alimentos a partir...

Veja mais
Supermercados de Santa Catarina vibram com vendas positivas

A queda no preço dos combustíveis e de alguns alimentos favoreceu o incremento das compras   A pesq...

Veja mais
Tecnologia de ponta aplicada ao Varejo é o foco da Super Mix em Recife

Na maior feira de negócios do Norte e Nordeste que começa nesta quarta-feira, visitantes vão conhec...

Veja mais
SuperNorte começa nesta quarta-feira em Belém

Evento quer bater os R$ 40 milhões de reais em negócios às vésperas do Círio de Nazar...

Veja mais