Vendas nos supermercados de SC fecham 2021 com +0,16%

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As vendas do setor supermercadista catarinense fecharam o ano de 2021 praticamente empatadas com o ano anterior, leve variação positiva de +0,16% comparando o desempenho de vendas de janeiro a dezembro de 2021 com o mesmo período de 2020 e descontada a inflação do período. A comparação dezembro/2021 versus dezembro/2020 registrou (-1,34%) enquanto dezembro em relação a novembro de 2021 teve resultado superior em 29,32%, o que sempre acontece por conta do impacto do período de Festas.

 

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

 

Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, o balanço do ano passado reflete a retração do potencial de consumo das famílias, que tiveram o bolso fortemente afetado pelas altas da conta de energia elétrica e principalmente dos combustíveis, os quais, por sua vez, puxaram a taxa da inflação para cima e assim comprimiram ainda mais o poder de compra da população.

 

– Temos ainda um cenário desfavorável para a retomada do crescimento econômico, afetado não só pelas consequências da pandemia mas, sobretudo, pelas incertezas geradas a partir da política econômica. Cotação do dólar oscilante, inflação alta, desemprego, redução do poder aquisitivo e turbulências políticas são fatores que não ajudam a economia, pelo contrário, a prejudicam – comentou Crestani.

 

Para 2022 o dirigente antevê um período que os analistas costuma classificar que O País  vai andar ‘meio de lado’ por conta da expectativa das eleições presidencial, de governadores e dos legislativos federal e estaduais.

 

– Infelizmente, é um ano que gera um efeito paralisante na conjuntura política e todas as pautas como as reformas estruturantes que o empresariado tanto aguarda deverão ficar mais um período paralisadas no Congresso Nacional, o que é uma pena. Mesmo assim, o segmento supermercadista deve reagir e buscar a superação de todas as dificuldades para manter a geração de empregos e a garantia de abastecimento de itens básicos de alimentação, higiene e limpeza das famílias, seguindo nosso principal compromisso – concluiu Crestani.

 

 

Termômetro de Vendas ACATS 2021 (em percentuais)

 

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Janeiro +10,47 (-19,50) +10,47
Fevereiro  +5,47  (-5,53)  +7,68
Março  +4,54  +9,70  +8,52
Abril  +2,61  (-4,32) +6,74 
Maio  (-0,99)  +1,58 +5,52 
Junho  +2,49  (-1,12) +3,66
Julho +4,50 +7,72 +5,90
Agosto (1,44) (-2,98) +3,56
Setembro (-0,83) +0,15 +2,44
Outubro (-6,95) +4,65 +0,63
Novembro (-,223) (-2,53) +1,24
Dezembro     (-1,34) +29,32

+0,16

 

 

Termômetro de Vendas ABRAS 2021 (em percentuais)

 

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Janeiro +12,00 (-18,45) +12,00
Fevereiro  +5,18  (-6,75)  +7,57
Março +4,31 +11,11 +7,06
Abril +2,77 (-4,82) +4,06
Maio +2,88 +1,98 +5,32
Junho (-0,68) (-5,12) +4,01
Julho (-1,15) +4,84 +3,24
Agosto (-1,78) (-2,33) +3,15
Setembro (-1,13) (-0,49) +3,13
Outubro (-0,24) +4,95 +3,14
Novembro  +4,33% +1,97

+2,88

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Acats


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