Dia do Supermercado: ASSERJ homenageia colaboradores de supermercados em série especial

Leia em 7min

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) está homenageando os mais de 200 mil colaboradores do setor supermercadista do Estado do Rio com a série especial ‘Por trás da Gôndola’. A ideia é representar os 430 associados e as cerca de duas mil lojas integrantes da ASSERJ.

 

Toda semana um profissional diferente deste setor é apresentado nas redes sociais e site, contando a história de como fez carreira no supermercado. A ação é mais uma chance de reforçar a importância dos colaboradores de um dos setores mais essenciais para a sociedade.

 

A iniciativa vai de encontro ao Dia Nacional dos Supermercados, comemorado dia 12 de novembro. A data celebra e confraterniza a união entre os supermercadistas e os parceiros industriais do supermercado.

 

Segundo o presidente da Associação, Fábio Queiróz, muitas pessoas não imaginam que é possível construir uma carreira na área supermercadista. "A série Por trás da Gôndola vai contar histórias de profissionais que cresceram no varejo. Alguns começaram como jovem aprendiz e hoje ocupam cargos de liderança".

 

Conheça a história dos colaboradores:

 

De Empacotadora a Gerente de Controle de Estoques:

 

Ana Claudia de Souza entrou para o setor supermercadista em 2000, aos 23 anos, como empacotadora no Supermercados Mundial, associado ASSERJ. Ana relembra como tudo começou e fica lisonjeada de poder falar da minha história e dos supermercados.

 

"No Supermercados Mundial passei por vários setores. Entrei como empacotadora na padaria, depois fui operadora de caixa, recepcionista do SAC, e depois fui convidada para a ser auxiliar administrativo na área de expedição. E com o tempo passando, fui treinando algumas meninas e meu trabalho começou a se destacar. Foi quando em 2006 fui trabalhar na Central, em Inhaúma, na área de controladoria. Na época houve a mudança do sistema e passei a trabalhar diretamente com o Diretor da rede."

 

A profissional passou a vivenciar novos desafios em sua carreira, mostrando como é possível evoluir no setor supermercadista. "Comecei a ser responsável pela importação da empresa, pagaram cursos para mim e me especializei nessa área. Em 2010 fui convidada para assumir a gerência do controle de estoque, um setor que não existia na empresa. Eu comecei sozinha no setor e hoje temos 24 pessoas na equipe, onde somos responsáveis por todos os inventários da empresa. Começamos terceirizando, e desde 2017 somos nós que fazemos os nossos inventários, somos responsáveis por todo o estoque das 20 lojas, e também pela concorrência e setor de ruptura, fazemos todo o atendimento ao comercial.", conta.

 

"Realizei muitos sonhos, como comprar o meu primeiro carro, viajar muito, e fazer as minhas filhas também viajarem comigo. Comprei o meu primeiro apartamento em 2008 e agora em 2020 realizei o sonho de comprar um apartamento no condomínio que sempre sonhei. Hoje sou casada, em 2018 formei uma linda família. Então sim, eu consegui realizar muitas coisas. Acredito que é possível construir uma carreira sólida no supermercado. As pessoas têm uma visão muito pequena quando falam de trabalhar em supermercado, mas não sabem tudo o que está por trás para que aquela Rede funcione. Aqui tem de tudo: advogado, enfermeiro, engenheiro, médicos, nutricionistas, marketing, TI. Então, tem sim chance de traçar uma carreira sólida, eu estou aqui há 20 anos. E agora estou realizando também o sonho de fazer faculdade de Direito. Meu objetivo é ser uma advogada tributarista, dentro da empresa onde trabalho.", completa.

 

"Quero aconselhar a quem está entrando no ramo supermercadista, que possa tirar essa venda dos olhos e pensar que é possível. Trabalhei com jovens aprendizes que hoje são analistas, atuam na área de cadastro", conclui.

 

De jovem aprendiz a líder em quatro anos:

 

Aos 23 anos, Calebe Fideles da Conceição tem orgulho de falar que conseguiu concluir um curso, comprar um carro e instrumentos musicais trabalhando no setor supermercadista. Em 2016, ele entrou no Costa Azul, Itaboraí, como jovem aprendiz, e hoje exerce o cargo de gerenciador júnior.

 

Ele conta que seu maior desafio nesses anos foi chegar ao cargo de liderança ainda muito novo. "Não sabia se eu teria a capacidade de administrar o setor e liderar a equipe".

Calebe garante que é mais do que possível construir uma carreira sólida no setor supermercadista. "É preciso apenas muita determinação, força de vontade e principalmente muita fé", afirma.

 

O jovem colaborador aconselha as pessoas que desejam fazer uma carreira em supermercado. "Em primeiro lugar a pessoa tem que gostar de lidar com público, e ser determinada. Determinando algo em sua vida seja firme e constante. O segundo conselho é acreditar no seu potencial. Isso é uns dos pilares fundamentais. Seja ambicioso por coisas maiores e quando as oportunidades estiverem disponíveis, agarre-as!"

 

Há 25 anos Maria das Graças trabalha na mesma loja e tem orgulho do que construiu:

 

Foram muito desafios, bons e ruins, enfrentados em sua jornada de mais de duas décadas trabalhando no setor supermercadista, revela Maria das Graças da Silva Santos Raigoso, colaboradora da loja de Coelho Neto da rede Inter Supermercados, desde 1995. "Mas eu consegui superar todos, porque a empresa sempre apoiou os funcionários."

 

Ela conta que foi graças ao trabalho no setor que conseguiu sustentar e criar dois filhos sozinha após perder o marido. "Tudo que eu consegui na minha vida foi trabalhando dentro do supermercado".

 

Como conselho primordial que ela oferece a quem está ingressando no segmento e ainda é jovem, é estudar. "A pessoa que é jovem e está ingressando neste setor indico que se esforce e procure se aperfeiçoar. Corra atrás de cursos, pois hoje está muito mais fácil conseguir estudar, para construir algo melhor. Lute e vá em frente. Porque só estudando que se cresce."

 

Garra e determinação foi o segredo de Max de Souza para alcançar o cargo de gerente em 20 anos de carreira no setor:

 

Max de Souza Ribeiro, ocupa hoje o cargo de Gerente Regional do Torre e Cia Supermercados, da rede Supermarket, mas teve uma longa trajetória até a conquista. Está há 20 anos se doando ao varejo supermercadista.

Max chegou na rede aos 14 anos como jovem aprendiz para ocupar o cargo de empacotador e traçou uma história de muito sucesso e realizações recheada por garra e determinação.

 

Para ele o maior desafio que enfrentou na jornada foi conseguir conciliar o trabalho com o estudo no início da carreira. "Tive muitos momentos que pensei em desistir do trabalho, mas falei pra mim mesmo que eu ia conseguir, e que ia dar tudo certo e deu."

 

Max reconhece que adquiriu muitos ensinamentos trabalhando no setor supermercadista. "O varejo abriu minha mente, me ensinou várias coisas boas, mudou a minha vida profissional e social. Tudo que eu tenho hoje foi graças ao varejo supermercadista".

Como ele, que conseguiu construir uma carreira sólida no setor, Max tem a certeza que este é um dos segmentos que mais proporcionam este progresso. "Só depende de uma coisa: dar o seu melhor, o seu máximo. Trabalhar com dedicação."

 

O profissional não esconde a alegria e gratidão nas aquisições e vitórias que conseguiu ao longo de sua carreira no supermercado. "Trabalhar no supermercado me permitiu realizar um sonho que todo jovem quando completa 18 anos tem, que é tirar a habilitação e comprar um carro. Esse foi um dos primeiros sonhos que consegui realizar trabalhando neste setor."

 

Como conselho para quem pretende iniciar uma carreira no setor supermercadista, Max diz para quebrar todo preconceito que se tem sobre trabalhar em um supermercado. "Hoje o varejo é um dos segmentos que possuem mais oportunidades de empregos e crescimento. Entre com disposição, garra, determinação, que com certeza você terá oportunidade de construir uma história de sucesso, conquistas e realizações."

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Asserj

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais