Supermercados do Rio oferecem novas formas de processamentos de carnes

Leia em 2min 30s

O Supermercado Zona Sul do Recreio dos Bandeirantes, que integra a Associação de supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), é o primeiro supermercado no município a implementar o Registro SIM-Rio - Serviço de Inspeção Municipal do Rio de Janeiro. A cerimónia de certificação será nesta sexta-feira.

Com o registro do SIM, os supermercadistas poderão manipular e comercializar artigos de fabricação própria (como carne moída, hambúrguer, linguiças, entre outros) em um ambiente controlado e adequado às normas sanitárias. Ou seja, permite o descongelamento técnico e a venda de carne moída em bandejas, espetinhos e bifes a role e à milanesa, entre outros produtos, por exemplo.

De acordo com o presidente da Asserj, Fábio Queiroz, todos ganham com a adesão do selo, principalmente o cliente, que terá mais opções de compra. "O decreto muda a operacionalização dos supermercados. Agora é possível ter centrais de distribuição, onde podem ser feitos fatiamentos e descongelamento técnico de produtos para fracionamento. Mas, o grande ganho para o setor é a comercialização da carne pré-moída para quem tem o SIM. Isso traz praticidade para o consumidor que terá, à disposição, vários cortes de carnes com certificação com total segurança dos alimentos".

Õ programa inédito, lançado pela Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretária de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, garante maior controle e fiscalização de produtos de origem animal (POA), aumentando a segurança para o consumidor. O mercado que não tiver o registro, só poderá comercializar os produtos de origem animal na forma de autosserviço, ou seja, prática de serviços, em estabelecimentos comerciais, que não são prestados por empregados, mas sim efetuados - em partes ou completo - pêlos próprios clientes ou consumidores.

Desde o início de outubro a Asserj está ministrando, em parceria com Visa RJ, treinamentos aos associados para que eles possam tirar suas dúvidas para solicitar o SIM.

O SIM é um dos avanços na área de inspeção trazidos pelo primeiro Código Sanitário do Município do Rio (aprovado por unanimidade na Câmara dos Vereadores em dezembro do ano passado), que institui a inspeção agropecuária com a criação do Registro de Estabelecimento de Produção Agropecuária (Repa).

A assinatura do Decreto que regulamenta o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal do Rio de Janeiro (SIM-RIO/POA) foi realizada no dia 5 de agosto de 2019. O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, foi realizado no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio, e reuniu representantes e produtores de vários setores.

Além de benefícios à saúde pública, o programa auxiliará a agroindústria familiar e pequenos produtores de queijos, hambúrgueres e linguiças artesanais, entre outros empreendedores. Muitas vezes impedidos de se regularizar por falta de autorização sanitária, eles poderão em breve se formalizar no próprio município, o que vai alavancar o crescimento de muitos negócios na cidade.


Fonte: Monitor Mercantil  


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais