Aspas aponta queda de até 50% nas vendas

Leia em 2min 40s

O tradicional almoço do Círio, no segundo domingo de outubro, será realizado novamente neste ano pêlos paraenses, ao contrário das romarias oficiais da festividade, que foram canceladas devido à pandemia de coronavírus. O número de convidados para as reuniões nos domicílios, no entanto, será bem menor que nos anos anteriores, o que é refletido na redução da compra de produtos típicos do período nos supermercados. A análise é feita pelo presidente da Associação Paraense de supermercados (Aspas), Jorge Portugal, que calcula queda entre 40% e 50% das vendas em comparação com o ano passado.

O representante dos supermercadistas afirma que o Círio 2020 seguirá a mesma tendência de datas importantes para o comércio paraense, como o Dia das Mães deste ano, também ocorrido durante a crise sanitária global. "As coisas mudaram muito, infelizmente, como todos sabem. O Círio é o segundo Natal dos paraenses, mas não será o mesmo. Tucupi, jambu, frango, a maniva, estão sendo comercializados sim, mas não há comparação com os anos passados, já que os almoços serão para um número menor de pessoas", argumenta.

Como sinal das mudanças, a maioria dos supermercados deverá abrir até as 14h no próximo domingo, diferente dos últimos anos, refletindo a necessidade dos empresários em buscar a manutenção de um padrão de vendas no mês. "Nos últimos anos, todos (os supermercados), com poucas exceções, fecharam no domingo do Círio. Neste ano, quase todos trabalharão até as 14h. É a forma que encontraram de manter as vendas, já que não teremos aquela corrida pêlos produtos, que costumamos ver", reitera.

A economista Socorro Rodrigues, que comprava os últimos ingredientes do almoço na tarde de ontem, conta que decidiu restringir o encontro familiar a somente 15 convidados. Neste ano, a reunião não terá convidados de outros estados, apenas uma filha da anfitriã, moradora de Curitiba. "Mesmo com a pandemia e todos os cuidados que somos obrigados a tomar, nós vamos fazer nosso almoço. Não tem como deixar de fazer. Mas, com certeza, será menor que nos outros anos, apesar de não abrirmos mão de nenhum prato tradicional"garante.

O cardápio de Socorro Rodrigues terá pato no tucupi, frango, "para quem não come pato", arroz paraense e a tradicional maniço-ba. Entre os alimentos oferecidos, os preços que mais chamaram atenção da consumidora foram das proteínas, como pato, frango e as carnes de porco utilizadas para o preparo da maniçoba. "No caso do tucupi e do jambu, que compro sempre, não notei diferenças de preço muito significativas. Mas, no caso, das proteínas, sem dúvida ficaram bem mais caras" enfatiza.

A empregada doméstica Rose-ane Serra também faz parte da parcela de paraenses devotos de Nossa Senhora de Nazaré que já está com as comidas "quase prontas" para o almoço. Roseane destaca que, mesmo antes dos preparos para o Círio, não estava fácil conciliar as demandas por alimentos com a organização financeira. Segundo ela, os preços de arroz e feijão ainda são os piores inimigos. "No caso do Círio, não mudou tanto (o planejamento). Não compro pato, e sim o frango, que é mais barato. E jamais deixo de fazer a maniçoba", sorri.


Fonte: O Liberal  


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais