Agas lança a Expoagas 2013 e 87% da feira está comercializada

Leia em 2min 50s


Exatos 19 dias após o encerramento da edição comemorativa de 30 anos do evento, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) realizou, há pouco, o lançamento oficial da 32ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Expoagas 2013. A feira ocorrerá de 20 a 22 de agosto do próximo ano, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.


O lançamento marcou a apresentação do mapa da feira aos expositores da edição recém-finalizada e a outros membros da indústria. Motivados pelos números recordes registrados na edição de 2012, os participantes do encontro garantiram, já nesta terça-feira (11), o fechamento comercial de 87% dos estandes da Expoagas 2012. O dado confirmou as projeções do presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, que considera positiva a mudança de parte dos expositores. “A renovação ocorre principalmente entre pequenas indústrias, e é importante pela possibilidade de outras empresas gaúchas apresentarem seus produtos a compradores de todo o Brasil e de outros países da América, pondera Longo. Pensando nestas empresas, a Associação vai manter, para 2013, os estandes pré-projetados de 4m² e 9m², destinados a micro e pequenas fornecedoras de produtos, equipamentos e serviços para o varejo.


Segundo levantamento do Instituto Segmento Pesquisas, do total negociado na Expoagas 2012, 70,5% das transações foram fechadas junto a compradores do Rio Grande do Sul, 21,6% a varejistas de outros estados brasileiros e 7,72% a profissionais e empresários de outros países da América Latina. Do total de expositores entrevistados pelo Instituto Segmento, nenhum apontou que não conseguiu cumprir sua meta de negócios na Feira.


Tecnologia em destaque entre as novidades de 2013

Com a feira praticamente desenhada, as próximas ações da Agas serão no intuito de oferecer atrativos aos visitantes e aprimorar a programação. O presidente Antônio Longo adianta que, diante do público recorde de 2012, a programação das palestras da Convenção poderá ganhar reforços no turno da tarde, em 2012. As palestras sempre foram projetadas de forma a não tirar o foco da feira, mas a consolidação do evento nos dá a segurança para inovarmos e incluirmos novos atrativos na programação, antecipa Longo.


Outra atração da Expoagas 2013 deverá ser o InfoAgas, espaço dedicado exclusivamente à automação comercial, tecnologia da informação e equipamentos para o varejo. “A ideia é promover um grande ciclo de debates e esclarecimentos em áreas técnicas da TI, aliando a tecnologia à resolução das dificuldades de interpretação da legislação tributária. Além disso, teremos expositores específicos do setor, oferecendo as principais novidades tecnológicas a preços especiais e adequadas ao porte da cada empresa”, destaca Longo, lembrando que em 2012 a feira consolidou-se como um encontro de segmentos como hotéis, padarias, farmácias e lojas de R$ 1,99, entre outros.


Além disso, segundo o dirigente, a Agas segue estudando formas de instigar a concretização de negócios já nos três dias da feira, com ações como o sorteio de um automóvel zero quilômetro entre os compradores e a ampliação de isenção a segmentos como hotéis, restaurantes, padarias e lojas de R$ 1,99. “Queremos oportunizar a outros setores do varejo os mesmos fornecedores de que dispomos nos supermercados. É preciso que incentivemos a indústria gaúcha, que nos últimos 10 anos teve um desempenho bastante inferior ao do comércio do Estado”, lembra Longo.


As informações sobre como participar da Expoagas 2013 podem ser obtidas pelo telefone (51) 2118-5200 ou através do e-mail comercial@agas.com.br. Mais detalhes e o mapa da feira no site www.agas.com.br


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais