Super Acaps: negócios de R$ 148 milhões

Leia em 2min 30s

Evento teve aumento de 25% na área de exposição e trouxe boas notícias aos supermercados capixabas, como a redução na alíquota do ICMS para a aquisição de equipamentos

 

A Super Acaps Panshow (congresso e feira de supermercados e panificadoras do Espírito Santo), realizada entre os dias 3 e 5 de julho, contou com a presença de grandes personalidades públicas, como o governador do estado, Renato Casagrande, e mostrou desde o primeiro dia que seria maior que em anos anteriores, com intenso movimento de visitantes.

 
“Esperamos aumentar o número de visitantes entre 15% e 20% [em 2011, o evento havia registrado a visita de 22 mil pessoas]. O número de expositores é 25% maior neste ano [somando 180] e a área de exposição cresceu na mesma proporção [15 mil m2]”, afirmou o superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider. A expectativa da entidade é de que o evento gere R$ 148 milhões em negócios.

 
Entre as principais mudanças da feira neste ano, Schneider destacou as alterações no layout, que trouxeram a área de exposição da feira para mais perto da entrada e levaram os auditórios de palestras para as extremidades do pavilhão da Carapina Centro de Eventos, espaço localizado no município de Serra, na Região Metropolitana de Vitória (ES).

 
Durante a solenidade de abertura, precedida por palestra do ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, o presidente da Acaps, João Carlos Devens, destacou as conquistas recentes da associação capixaba em prol dos supermercados do estado.

 
“Acabamos de fechar acordo com o Banco do Estado do Espírito Santo [Banestes], para pagarmos nas transações feitas por sua bandeira de tíquete-alimentação [Banestik] taxa de manutenção de até 1,48% e reduzimos o prazo de recebimento dos valores dessas transações para 10 dias.” Para ter ideia do tamanho da conquista, uma das bandeiras mais tradicionais de tíquete-alimentação, a Visa Vale, cobra no estado de 5% a 10% de taxa de manutenção.

 
Outra conquista destacada foi o fi m da cobrança de um adicional de 10% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pagos pelo setor na aquisição de equipamentos, uma característica do sistema tributário capixaba que inibia o investimento dos supermercados do setor em equipamentos.

 
Quem também marcou presença no evento foi o superintendente da Abras, Tiaraju Pires, que falou das ações da entidade nacional em prol do setor. O superintendente explicou que hoje a Abras disponibiliza aos supermercados de todo o Brasil inúmeros serviços, além de desenvolver conhecimento e gerar muita informação útil.

 
“Temos grupos de trabalhos que atuam nacionalmente sobre diversos temas: destino adequado aos resíduos sólidos resultantes da operação; cadastramento de agricultores para garantir a comercialização de hortifrútis sem excesso de agrotóxicos [Programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxico – Rama] e a criação de um hotsite [Bits], onde se encontra serviços tecnológicos, para citar alguns dos trabalhos”, informou Pires.


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais