Apas 2012 apresenta bons números e muito prestígio

Leia em 3min

Em sua 28ª edição, feira recebeu personalidades como o governador Geraldo Alckmin e a ministra Tereza Campello. Geração de negócios no evento deve ter chegado a R$ 5 bilhões


De 7 a 10 de maio, no espaço de eventos Expo Center Norte, São Paulo (SP), foi realizada o 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). O tema dessa edição foi “Colaboração: inteligência compartilhada criando valor para o consumidor”. A feira contou com 550 expositores, distribuídos em 68 mil m2, recebeu 72 mil visitantes, entre funcionários, executivos e empresários do segmento supermercadista, e se estima que tenha gerado R$ 5 bilhões em negócios.


Durante a solenidade de abertura, marcaram presença fi guras púbicas de destaque, como a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge. A solenidade contou ainda com a presença do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda, e do presidente da BRF (Brasil Foods), José Antonio do Prado Fay


As boas-vindas couberam ao presidente da Apas, João Carlos Galassi, que agradeceu a todos os presentes e depois enalteceu a força do setor supermercadista em todo o País. “Os supermercados no Brasil abastecem 85% da população e contribuem diretamente para a estabilidade econômica, em razão da forte concorrência que caracteriza o mercado”, afi rmou.


Galassi ainda fez questão de citar as ações institucionais do setor, como no programa Brasil Sem Miséria e Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, que visam erradicar as sacolas plásticas dos supermercados. “O setor é o que é para a sociedade por causa da colaboração com os órgãos públicos, com as indústrias, com a economia e com o consumidor”, disse, em referência ao tema da feira.


O presidente da Abras, Sussumu Honda, fez questão de dizer que, a partir do momento em que os agentes da cadeia de abastecimento e órgãos públicos passam a se ver como colaboradores e não adversários, o sucesso é consequência inevitável. Sussumu destacou que, seja qual for a ação colaborativa, não há como realizá-la sem a participação dos consumidores. “É assim com a substituição das sacolas plásticas, com a redução do consumo de sal e com outras questões. Tudo começa na casa do consumidor. Precisamos estar sempre atentos e nos comunicar permanentemente com ele.”


Prova do que disse Sussumu pôde ser verifi cada no discurso da ministra Tereza Campello, que destacou o crescimento econômico do País decorrente, entre outras razões, das políticas de inclusão social dos últimos governos. “A inclusão de milhões de pessoas no mercado de consumo e a ascensão socioeconômica de muitos brasileiros colaboraram diretamente para o bom desempenho do setor na última década”, afi rmou a ministra, que não se esqueceu de citar a contrapartida do setor. “O  setor, além de gerar emprego, está comprando da agricultura familiar e contribuindo para a erradicação da miséria extrema no País de forma sustentável”, disse, em lembrança à participação dos supermercados no Plano Brasil Sem Miséria.


Na própria feira, cooperativas de agricultores familiares cadastradas pelo governo contaram com estande coletivo localizado em área nobre do espaço de exposição. “É uma oportunidade e tanto de esses agricultores fazerem negócios com supermercadistas de todo o País. Há um ano, isso era impensável, mas graças à colaboração entre o setor e o governo, esses agricultores estão aqui”, afi rmou a ministra.


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais