Intenção de compra é a maior da década

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Pesquisa feita pelo Provar mostra que 77% dos consumidores pretendem comprar produtos duráveis ou semiduráveis até o fim do ano

 

A intenção de compras do consumidor para este fim de ano atingiu a maior marca desta década. Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, feita pelo Provar, da Fundação Instituto de Administração (FIA), e a Felisoni Consultores Associados, revela que 77% dos consumidores pretendem levar para casa algum bem durável ou semidurável entre outubro e dezembro. A pesquisa, que ouviu 500 consumidores entre os dias 14 e 25 do mês passado, indica a intenção de compras no varejo tradicional, isto é, nas lojas físicas.

 

"Com a crise, houve uma amortecimento no ritmo de crescimento do comércio que já foi retomado", observa o diretor-presidente da FIA, Claudio Felisoni. No primeiro trimestre deste ano, 66,6% dos consumidores declararam que pretendiam comprar bens duráveis. Esse indicador subiu para 72,4% no segundo trimestre e para 74,2% no terceiro trimestre, atingindo agora 77%. No último trimestre de 2008, quando estourou a crise, 73,8% dos consumidores declararam que pretendiam ir às compras.

 

A reversão no quadro de consumo que levou o indicador a níveis recordes desta década resulta, segundo Felisoni, de uma combinação de fatores: a política anticíclica do governo, a queda nas taxas de juros, o alongamento dos prazos do crediário e a recuperação da massa de salários e do emprego.

 

Uma prova da confiança do consumidor é que em oito dos dez grupos de produtos pesquisados o consumidor pretende ampliar o uso do crédito para as compras de fim de ano. "Este deverá ser o Natal do crédito, porque as pessoas estão mais seguras e vão comprar a prazo com um custo menor." Um dos destaques da pesquisa é que 74,1% dos entrevistados que pretendem comprar eletroeletrônicos neste Natal vão usar o crediário. No mesmo período do ano passado eram 52,7%.

 

No caso dos eletroportáteis, a intenção de usar financiamentos ficou estável em relação ao último trimestre de 2008. Para automóveis e veículos, houve um pequeno recuo na intenção de usar financiamentos, de 87,1% dos entrevistados no último trimestre de 2008 para 73,3% no mesmo período deste ano. Felisoni diz que esse recuo não indica uma mudança de tendência porque o porcentual de consumidores que pretendem usar o crédito ainda é alto.

 

DESEJO

 

Itens de cine e foto, como a máquina fotográfica digital, estão entre os mais desejados pelo consumidor neste fim de ano. De acordo com a enquete, 14,4% dos entrevistados pretendem adquirir algum item dessa linha. No último trimestre do ano passado, a linha de informática encabeçava esse ranking com 14,2% das intenções de compra. Agora essa linha está na vice-liderança, com 12,8% da preferência dos consumidores como itens a serem comprados entre outubro e dezembro.

 

Segundo Felisoni, a liderança dos produtos de cine e foto neste ano entre os mais desejados pelo consumidor revela a força da classe C neste Natal. Como ela foi menos afetada pela crise porque não tinha aplicações financeiras e foi beneficiada pela recuperação da renda, agora, mais segura com o seu emprego, ela pretende ir às compras. Já a intenção de compras pela internet, que inclui os consumidores de maior renda, ficou praticamente estagnada neste trimestre.


 
Veículo: O Estado de S.Paulo


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