Atacado puxa desaceleração do IGP-10 para 0,10% em outubro

Leia em 2min

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) variou 0,10%, em outubro. A taxa apurada em setembro foi de 0,35%. O Índice de Preços por Atacado (IPA) variou 0,09%, em outubro ante aos 0,46% de setembro. Os Bens Finais registraram taxa de variação de 0,48%, em outubro, contra 0,77%, do mês passado. Contribuiu para esta desaceleração o subgrupo alimentos in natura, que teve sua taxa reduzida de 6,38% para -5,83%.

 

A avaliação foi feita hoje pelo coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getulio Vargas (FGV), Salomão Quadros. O setor foi o que mais contribuiu para a taxa menor do IGP-10, entre os três pesquisados pela fundação. "Essa fonte de desaceleração nos preços do atacado não vai se renovar. É possível que os preços dos alimentos não exerçam o mesmo tipo de influência no mês que vem", comentou

 

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,11%, em outubro, ante 0,24%, em setembro. A desaceleração deveu-se exclusivamente ao grupo Alimentação, o único a apresentar decréscimo ao passar de 0,62% para -0,66%, em outubro. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em outubro, taxa de variação de 0,20%, acima do resultado do mês anterior, de -0,11%.

 

Quadros explicou que, de uma maneira geral, ocorre um movimento de recuperação de preços dos insumos industriais no exterior e no mercado doméstico. Isso porque a economia brasileira, assim como as economias de outros países, também está acompanhando a retomada mundial.

 

A inflação medida pelo IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) encerrou a segunda semana com variação de 0,05%, recuo de 0,20 p.p. sobre a última leitura. Este é o menor índice registrado desde a quarta semana de setembro de 2008, quando o índice registrou -0,09%. As principais contribuições para a desaceleração partiram dos grupos Alimentação (-0,15% para -0,95%), Despesas Diversas (0,75% para 0,43%) e Vestuário (0,83% para 0,71%). Nessas classes de despesa, destacaram-se a queda nos preços dos itens Alimentos in natura (0,12% para -2,19%), Frutas (2,13% para -4,13%), Alimento para Animais Domésticos (0,61% para -1,14%) e Roupas (0,98% para 0,76%).

 

Em contrapartida, os grupos Habitação (0,54% para 0,62%), Transportes (0,33% para 0,49%), Educação, Leitura e Recreação (0,06% para 0,13%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,05% para 0,10%) registraram acréscimos em suas taxas de variação.

 

Veículo: DCI


Veja também

Exportador reforça 'armas' contra real forte

Comércio exterior: Reajuste de preços e aumento de importação estão entre as medidas ...

Veja mais
Analistas temem impacto de emprego e renda sobre inflação

Conjuntura: Mercado de trabalho pode afetar preços antes do que a ocupação de capacidade na ind&uac...

Veja mais
Governo também pode reduzir a meta fiscal de 2010

Conjuntura: Se arrecadação não reagir, superávit do próximo ano pode ficar entre 2,2%...

Veja mais
Menos endividado, paulistano elevará gasto em 11% no fim de ano

A taxa do endividamento familiar na capital paulista diminuiu 4% em outubro, o que deve animar ainda mais o varejo. Com ...

Veja mais
Para exportadores, dólar ideal deveria estar acima de R$ 2

O cenário para exportadores brasileiros deve piorar no curto prazo. É o que aponta a pesquisa sobre a desv...

Veja mais
Famílias paulistas menos endividadas

O nível de endividamento das famílias paulistanas mantém em outubro a trajetória de queda in...

Veja mais
Natal de 2009, juros de 2007

Após período de alta, taxas cobradas no varejo voltaram ao mesmo nível de dois anos atrás &...

Veja mais
Indicador da FGV mostra crescimento real de 1,6% no mês em produção de SP

  A produção industrial paulista deve registrar elevação de 1,6% entre agosto e setembr...

Veja mais
Após 13 meses, Fiesp registra alta no nível de emprego e considera crise superada

Após ter parado de cair em agosto, o nível de emprego da indústria de transformação p...

Veja mais