MasterCard perde clientes de débito

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A MasterCard, a segunda maior rede mundial de pagamentos eletrônicos, vai perder mais de 50% de sua carteira de US$ 59 bilhões em usuários norte-americanos de cartão de débito, depois que o JPMorgan Chase decidiu transferir mais negócios para a Visa, disseram duas pessoas familiarizadas com a questão.

 

A MasterCard, que recebe tarifas para processar pagamentos entre bancos e comerciantes, detinha a carteira desde 2005. Os clientes tinham contas correntes no Washington Mutual de Seattle até que o JPMorgan comprou ativos dessa instituição bancária falida no ano passado. A oferta pela aquisição das contas começou em outubro, disseram as pessoas. "Esse é um golpe bastante significativo para a plataforma de débito da empresa", disse John T. Williams, analista do Macquarie Capital de Nova York, em nota de pesquisa. "O maior fator motivador foi a robusta plataforma de débito da Visa, que é considerada por muitos como superior à do MasterCard." Ele avalia as ações das duas redes como "de desempenho superior à média do mercado".

 

A mudança fortalece a posição da Visa na área de cartões de débito, num momento em que os consumidores os usam para uma parcela maior de suas compras, inclusive para artigos de primeira necessidade, como gasolina e alimentos. A Visa já controla cerca de dois terços do mercado norte-americano de cartões de débito, segundo o boletim setorial Nilson Report. As emitentes estão contando com um aumento do uso dos cartões de débito para compensar a queda dos lucros com cartões de crédito, num momento em que o desemprego nos EUA eleva os índices de inadimplência. "Reconhecemos que, em vista da natureza altamente competitiva de nosso setor, decisões como essa podem ocorrer", disse Joanne Trout, porta-voz da MasterCard, sediada no Estado de Nova York. A mudança não terá um impacto significativo sobre a receita da MasterCard, disse Trout.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


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