IPCA registra a menor taxa desde setembro de 2007

Leia em 2min 50s

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,20% em março, o que representa uma queda de 0,35 ponto percentual em relação a fevereiro, informou ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a menor desde setembro de 2007, quando apresentou alta de 0,18%. Em março de 2008, a alta havia ficado em 0,48%.

 

O índice do mês passado é inferior ao projetado pelo mercado financeiro (+0,25%), segundo sondagem realizada pelo Banco Central (BC) desta semana. Com esse resultado, a inflação acumulada no primeiro trimestre deste ano atingiu 1,23%, ficando abaixo da taxa de 1,52% relativa ao mesmo período de 2008. Em 12 meses, a alta ficou em 5,61%, também abaixo da taxa acumulada até fevereiro (5,90%).

 

A dinâmica da inflação em março foi bem parecida com fevereiro, o que limita qualquer preocupação com relação a alta de preços, na opinião de Flávio Serrano, economista-sênior do BES Investimento. Para ele, há uma tendência de que o IPCA convirja para baixo do centro da meta de inflação estipulada pelo governo em 4,5% neste ano. "Aquele processo que o Banco Central conduziu de descompressão da inflação já está refletindo, mas também tem o efeito da desaceleração da economia por influência da crise mundial", avalia.

 

Segundo Irene Machado, técnica do IBGE, o grupo educação (4,77% para -0,37%) teve uma queda maior que a prevista por conta da redução de mensalidades nas universidade particulares, em especial em São Paulo. "Depois de promover um ajuste nos preços, muitas faculdades decidiram diminuir o valor para conseguir formar turmas ou devido à concorrência."

 

Entre os alimentos, o destaque ficou por conta da queda nos preços de feijão carioca (-3,35% para -12,01%) e carne bovina (-2,14% para -2,84%). O item carne bovina acumula uma deflação de 4,7% no primeiro trimestre por conta da queda na demanda externa. "Em 2008, o preço da carne vermelha subiu muito devido a falta de animais para abate. Agora, por causa da crise as exportações estão em baixa, o que favorece a oferta para o mercado interno", conta.

 

Nesse contexto, Serrano visualiza um quadro de acomodação da atividade econômica. "No varejo houve uma desaceleração num ritmo muito menor que na indústria, o que favorece uma redução de preços, entretanto, o brasileiro continua consumindo apesar de alguns setores estarem pressionados pela retração do crédito", disse.

 

O economista destaca que há um descolamento entre o comportamento dos Índices de Preços Geral (IGPs) e o IPCA. "Houve muita mudança na composição desses dois itens, o que os coloca em trajetórias um pouco distintas. Assim, embora os preços no atacado estejam se retraindo isso não deve se tanto na inflação ao consumidor no curto prazo", prevê Serrano.

 

Para abril, o reajuste de serviços administrados pode resultar numa inflação maior. Para este mês está previsto o aumento da tarifa de metrô no Rio de Janeiro, medicamentos e também de energia elétrica em várias cidades. "Neste mês teremos o impacto do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para cigarros, o que deve colaborar juntamente com os preços administrados para uma pressão no IPCA", completa Serrano, que prevê alta de 0,4% em abril. "Um patamar considerado adequado para o período."

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

União tem opções para cortar impostos sem afetar repasses

O governo federal tem alternativas para desonerar segmentos como a indústria de linha branca ou de máquina...

Veja mais
Consumidor com renda até R$ 1,7 mil tem 69% dos cartões de crédito do País

De acordo com projeção feita pela Avenida Brasil, consultoria especializada em consumo na baixa renda, 69%...

Veja mais
Confiança do consumidor registra queda de 16,2%

A confiança do consumidor paulistano recuou em abril ante as incertezas do cenário externo devido à...

Veja mais
Custo de vida do paulistano sobe 0,40% em março

Viver na capital paulista ficou 0,4% mais caro em março, segundo o Índice de Custo de Vida (ICV) divulgado...

Veja mais
Exportadores procuram mercados alternativos

O governo federal e as principais empresas brasileiras se voltaram para mercados com pouca tradição comerc...

Veja mais
Cotações no atacado despencam e IGP-DI tem deflação de 0,84%

O panorama para a inflação segue bastante benigno, mostrou ontem o Índice Geral de Preços - ...

Veja mais
CNI ainda não vê sinais de recuperação da atividade

A indústria teve queda de 8,4% nas horas trabalhadas em fevereiro na comparação com o mesmo mê...

Veja mais
Brasil facilita livre circulação de mercadorias com o Mercosul

O Brasil começa a tomar iniciativas para tornar o Mercosul um acordo efetivo de livre circulação de...

Veja mais
Índice de confiança volta a cair em março

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informou ontem que o Índice Nacional de Confian&c...

Veja mais