Setor registra aumento nas exportações e no consumo interno
As exportações de carne suína cresceram 1,53% em volume e 63,33% em valor, em setembro, em comparação com o mesmo mês de 2007, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) Por causa do aumento da renda dos consumidores brasileiros, o crescimento do consumo é a variável mais importante nesse momento, explica João Bosco Martins, presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg). “Acredito que é o momento adequado para incrementarmos a divulgação da campanha Um novo olhar sobre a carne suína, que mostra ao consumidor que além do sabor o produto tem diversos outros benefícios, informação aliada ao atual cenário econômico irá resultar no esperado aumento de consumo da carne suína”, diz Martins.
Segundo projeções do setor, o consumo per capita de carne suína este ano vai superar em muito os 13,1 quilos registrados em 2007. A produção de suínos, segundo a previsão da Abipecs vai girar em torno de 3,03 milhões de toneladas, um pequeno avanço em relação a 2007, quando foram produzidas 2,99 milhões de toneladas. “Somando o aumento da produção e do consumo da carne suína à menor oferta de carne bovina e aos elevados preços em que ela vem sendo comercializada estima-se a alta do consumo no país e também nas exportações, já que o Brasil trabalha hoje com um animal de ponta” explicou José Arnaldo Penna, vice-presidente da Asemg.
As exportações, em setembro, totalizaram 49 mil toneladas e uma receita de US$ 156,48 milhões. De janeiro a setembro, o Brasil exportou 423,9 mil toneladas de carne suína, num montante de US$ 1,18 bilhão. Esse resultado mostra uma queda de 3,60% em toneladas, em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, em valor, o crescimento foi de 38,11%.
CAMPANHA A campanha Um novo olhar sobre a carne suína existe desde 2006 e tem como objetivo quebrar paradigmas relativos à sanidade e higiene do animal, mostrando ao consumidor que, além de sabor e saúde, a carne suína também pode ser responsável por pratos requintados ou mesmo preparados em pequenas porções. Isso se deve aos cortes gastronômicos criados especialmente pelo mestre churrasqueiro Daniel Furtado como uma das estratégias da campanha.
A iniciativa é da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e coordenada e executada em Minas Gerais pela Asemg, que já levou a campanha a diversas cidades começando por Belo Horizonte, passando por Ponte Nova, Pará de Minas, Carangola, Tiradentes, entre outras, e tem colhido resultados que apontam crescimento médio de 30% no consumo do produto nesses locais. Ainda esse ano a Asemg apresenta a campanha em mais três cidades e já prepara o circuito para 2009.
Veículo: O Estado de Minas - MG