Brasil bate recorde de vendas de vinho na pandemia

Leia em 2min 40s

Aumento no consumo foi de 30% em relação a 2019, com quase 3 garrafas por pessoa, sendo que metade bebe, no mínimo, uma vez por semana  

 

O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste último ano de pandemia. Em média, foram consumidos 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um aumento de mais de 30% em relação a 2019.

É o que releva um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados do Statista, Euromonitor e Nielsen, sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo.

 

O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), um valor nunca atingido na história. Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou só atrás da Argentina.

Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês.

 

O vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O branco fica em segundo lugar, com 25%. Em terceiro, está o rosé, com 20% do total.

No caso do tinto, o tipo preferido dos brasileiros são os da uva Malbec, originária da França e com quase 59% do plantio mundial. Em sequência, aparecem Cabernet Sauvignon e Merlot.

 

Para os vinhos do tipo branco, a primeira opção é a do tipo Chardonnay. A uva do tipo Sauvignon Blanc e a Moscato estão na segunda e terceira posição, respectivamente.

 

Vinhos mais vendidos

 

Nacionais

 

1 – Pérgola – Campestre

2 – Quinta do Morgado – Fante

3 – Salton – Salton

4 – Galiotto – Galiotto

5 – Chalise – Salton

 

Importados

 

1 – Reservado – Concha y Toro

2 – Casillero Del Diablo – Concha y Toro

3 – Tres Medallas – Santa Rita

4 – Santa Rita 120 – Santa Rita

5 – Casal Garcia – Avelada

 

Perfil e origens

 

Aproximadamente 59% dos consumidores de vinhos no país têm mais de 35 anos. Além disso, 30% dos consumidores utilizam os canais digitais, como portais ou lojas on-line para comprar vinhos.

Os brasileiros também podem são considerados consumidores abertos à novas experiências, já que mais de 70% estão dispostos a provar novos tipos vinhos, não ficando preso só a uma marca ou subtipo de uva.

 

Segundo a pesquisa, no Brasil, 69% do total de vinho consumido é nacional, contra 31% importado. A alta do dólar foi um dos principais contribuidores pela queda no consumo de vinhos importados em comparação com o ano anterior.

 

Mais de 42% dos vinhos importados são provenientes do Chile – Argentina e Portugal, com 16% e 15%, respectivamente, vêm em seguida. O Estado brasileiro que mais importou vinho foi Santa Catarina, com 30% do total, seguindo por São Paulo e Espírito Santo.

 

Preferência mundial

 

O vinho mais vendido do mundo é o da marca Barefoot, dos Estados Unidos. O segundo na lista é da Concha y Tore, do Chile. A marca Gallo, também dos EUA, vem em terceiro.

Os Estados Unidos são o país que mais consome vinho do mundo, com mais de 33 milhões de hectolitros por ano ou 13% do consumo mundial. França e Itália aparecem na segunda e na terceira posição, respectivamente.

 

Levando em consideração o consumo per capita, a ordem muda: a França aparece na liderança, seguida de Portugal.

 

Fonte: Globo Rural


Veja também

Danone aprimora plataforma para lojista elevar vendas de bebidas vegetais

Frente às mudanças nos hábitos de consumo, a companhia quer promover as novas tendências &ldq...

Veja mais
Cervejaria Império melhora posicionamento no PDV com app de serviços

Ferramenta com foco no trade varejista oferece promotores especializados contratados por hora para desenvolver estrat&ea...

Veja mais
Ambev prioriza startups com foco em sustentabilidade

Terceira ediçao da Aceleradora 100+ busca aumentar o uso racional da água ao longo de sua cadeia de produ&...

Veja mais
Ruptura afeta vendas de bebida à base de soja, leite e cachaça

Falta de produtos permaneceu em alta em maio e há 3 meses, o índice do destilado não para de subir,...

Veja mais
Coca-Cola HBC fecha acordo para adquirir fatia de 30% na italiana Caffè Vergnano

A produtora de bebidas Coca-Cola HBC assinou um acordo para aquisição de uma fatia de 30% na Casa Del Caff...

Veja mais
Pepsi e Guaraná Antarctica apoiam pequeno varejo

Cresça Seu Negócio traz ferramentas digitais e treinamento para ajudar bares, restaurantes e pequenas lanc...

Veja mais
Consumo aquecido em dezembro melhora preço do leite e variação registra 3,7%

Considerando a oferta e demanda de lácteos no período da safra para a bovinocultura de leite em Mato Gross...

Veja mais
Venda de vinhos tem alta de 31% em 2020, impulsionada pela quarentena

Na contramão de setores que sofreram com a pandemia do coronavírus, o mercado de vinhos teve alta de 31% e...

Veja mais
Brasil se torna o principal consumidor dos vinhos chilenos

O Brasil se tornou o maior mercado consumidor de vinho chileno no mundo com um total de US$ 148 milhões de vinhos...

Veja mais