Usuários de internet banking passam de 49% para 57% após pandemia de covid

Leia em 1min 30s

A pandemia do novo coronavírus acelerou mudanças na forma como os clientes se relacionam com seus bancos. Atualmente, 57% das pessoas preferem usar internet banking, sendo que antes do isolamento social esse número era de 49%. Além disso, 55% usam aplicativos das instituições financeiras contra 47% de antes da eclosão da doença. Esses são alguns resultados de uma pesquisa realizada pela pela Capgemini e Efma com 11.200 correntistas de 11 países e 80 executivos globais de bancos de varejo – incluindo o Brasil.

O World Retail Banking Report 2020 aponta que, embora a covid-19 tenha acelerado a urgência da transformação digital, os bancos precisam adotar uma abordagem mais pragmática na hora de passar de um modelo de legado para um de plataforma. Isso torna até duas vezes mais fácil aumentar os lucros operacionais, desbloquear novas fontes de valor e melhorar a eficiência operacional.

“Os bancos criaram torres separadas, uma para cartões, outra para crédito, para gerenciar conta corrente… uma visão por produto. Só que hoje sabemos que o ideal é prover serviços e soluções integradas de acordo com o cliente”, explica Glória Guimarães, vice-presidente da unidade de negócios de serviços financeiros no Brasil da Capgemini.

Entre os obstáculos para a “platafornication” – neologismo criado por Guimarães –, 80% dos executivos citaram questões relacionadas à segurança cibernética e privacidade, 68% falaram de gerenciamento de dados desatualizados e 73% têm dificuldade para identificar os parceiros certos. Cerca de 66% dos executivos afirmaram que são necessários de um a dois anos para inovar e lançar um novo conceito quando o banco trabalha sozinho, enquanto 58% disseram que leva menos de um ano para fazer o mesmo quando a instituição trabalha em parceria com fintechs ou empresas de tecnologia. 


Fonte: Exame 


Veja também

iFood, Rappi e Uber Eats são os apps de delivery mais usados no Brasil, revela pesquisa

De refeições prontas à compra de itens de limpeza ou alimentos nos supermercados, a demanda das emp...

Veja mais
Saiba como se proteger ao realizar um pagamento via WhatsApp

As operações de pagamento via WhatsApp vão facilitar a vida dos usuários com a possibilidade...

Veja mais
Estudo aponta mudança na hora de ir às compras

A pandemia do coronavírus pode deixar de herança novos hábitos de consumo. Um estudo realizado pela...

Veja mais
Comércio online deve faturar 18% a mais no Dia dos Namorados

As compras de presentes de Dia dos Namorados devem ter uma grande queda no comércio físico, como mostram l...

Veja mais
Compras on-line cresceram mais de 20%

Desde que as cidades brasileiras adotaram medidas de distanciamento social no combate à disseminaçã...

Veja mais
Wabi, plataforma digital gratuita, chega ao Brasil para apoiar pequenos comércios

    Presente em sete países da América Latina, a Wabi chega ao Brasil para apoi...

Veja mais
Brasil bate recorde de abertura de lojas virtuais

O Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março. Em pouco...

Veja mais
Impulsionados pela quarentena, pedidos no e-commerce brasileiro cresceram 132,8%

Apesar de a pandemia do novo coronavírus ter afetado as mais diversas empresas e segmentos, o setor de e-commerce...

Veja mais
Vendas on-line recuam 5,1%

As vendas on-line no Brasil registraram retração de 5,1% na terceira semana de maio, na comparaç&at...

Veja mais