Verão impulsiona a venda de cervejas no país

Leia em 2min 10s

O brasileiro cada vez mais tem aberto espaço no orçamento para as bebidas. Nessa cesta, ainda, esses itens fizeram um caminho inverso aos gastos com bens de consumo massivo (FMCG) nos últimos quatro anos. Além disso, tais itens tiveram queda mensal de R$ 972 para R$ 933 nas compras das famílias, enquanto as bebidas subiram de R$ 78 para R$ 86, como indica a empresa de pesquisas Kantar.

Fora do lar, a cerveja lidera as vendas, especialmente no verão, diferente da água, que é dentro do lar. Na estação mais quente do ano é quando o brasileiro gasta 60% a mais da bebida out of home. Seja em bares, restaurantes ou blocos de Carnaval, o valor desembolsado é, em média, de R$ 11,62 em cada ocasião de compra, enquanto dentro do lar o tíquete médio é de R$ 6,76 por oportunidade.

No período que vai de outubro de 2018 a março de 2019, o volume de cerveja consumido fora do lar no Brasil cresceu 14,2% em relação à mesma estação do período anterior. Em comparação com o inverno de 2018 foram 2,7 milhões de novos lares comprando a bebida ao menos uma vez. Ao todo, 56,5% das famílias incluíram cerveja nos carrinhos nos meses mais quentes do ano, especialmente os segmentos premium e puro malte.

Esta variação é ainda maior na comparação com as regiões do país. No Nordeste, local de temperaturas mais altas e destino comum nas férias, o consumo out of home cresceu 48% no último verão. Já no Rio de Janeiro, houve aumento de 22% e, em São Paulo, de 17%.

Ainda segundo o levantamento da Kantar, a principal motivação para tomar o produto na rua nesta época é "apreciar o sabor". Entre os consumidores, 65% o fazem no horário de almoço nos fins de semana, 36% acompanhados dos amigos, 59% são homens e 41% mulheres.

Já quando o consumo é feito dentro de casa, o brasileiro tem outro comportamento e racionaliza mais a compra. "Além de gastar menos, a principal motivação é o prazer. A classe AB1 foi a que mais consumiu cerveja in home no ano passado e a versão long neck (330ml) foi a mais pedida", analisa a diretora de marketing e consumer insights da Kantar Giovanna Fischer,.

Para o consumo dentro de casa, no último verão, o atacarejo e o supermercado convencional foram os canais que mais cresceram. Já para consumo na rua, os vendedores ambulantes se destacaram, conquistando 1,5 ponto de penetração, ou seja, 800 mil novas pessoas.       

 

Fonte: SuperVarejo     


Veja também

Setor de cervejas é pressionado por mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros

A Capital Research divulgou esta semana um relatório sobre o mercado de cervejas no Brasil. Entre as informa&cced...

Veja mais
Indústria cai no Brasil, mas produção de bebidas alcoólicas sobe pelo 3° mês

A produção de bebidas alcoólicas no Brasil registrou crescimento pelo terceiro mês consecutiv...

Veja mais
Norma amplia controle sobre produção e importação de vinhos e bebidas

A Instrução Normativa n° 75/ 2019, publicada nesta quinta-feira (02) no Diário Oficial da Uni&a...

Veja mais
Coca-Cola lança bebida alcoólica no Brasil pela primeira vez

Nem só de refrigerante viverá a fabricante de bebidas Coca-Cola em 2020. Icônica por fabricar bebida...

Veja mais
Vendas de cerveja sobem 179% no Extra e Pão de Açúcar na Black Friday

  As vendas no e-commerce do Pão de Açúcar e do Extra mais que dobraram durante a Black Frida...

Veja mais
Por boa causa, Ambev dobra o preço de água na Black Friday

  A água Ama, produto que tem 100% do lucro destinado a levar água potável para comunidades d...

Veja mais
Comerciantes de vinho esperam retomada do crescimento

Decreto que mudou o mercado do vinho no Estado foi eliminado e a partir de agora empresários mantêm boas ex...

Veja mais
Aumentos de preços vão conter alta em venda de cerveja no Brasil no 4º tri, diz Ambev

A Ambev espera que alguns dos efeitos que pressionaram seu balanço de terceiro trimestre persistam no quarto trim...

Veja mais
Ministério cria câmara setorial para a cadeia produtiva da cerveja

O Ministério da Agricultura terá uma câmara setorial exclusiva para discutir os problemas do setor c...

Veja mais