Setor de cervejas é pressionado por mudanças de hábitos de consumo dos brasileiros

Leia em 2min 30s

A Capital Research divulgou esta semana um relatório sobre o mercado de cervejas no Brasil. Entre as informações, a casa de análises destaca as mudanças de hábito do brasileiro, influenciadas pela lei seca de 2008 e pela crise econômica de 2014, que levaram à queda do consumo per capta da bebida no país - com pico de mais de 65 litros anuais por pessoa em 2012 e queda para 60 litros em 2017, segundo o Euromonitor. Segundo os analistas da casa, as mudanças dos hábitos de consumo com relação à bebida explicam por que mesmo com a melhora da economia, o incremento das receitas para o setor não é esperado.

Além dos fatores citados, impactam esse mercado a criação de marcas de cervejas artesanais, que crescem, em média, 20% ao ano e oferecem grande variedade de aromas e sabores. Estas novas opções, embora sejam mais caras, caíram no gosto do brasileiro e, conforme o material destaca, impactaram no aumento do consumo da bebida em residências, em detrimento dos bares: "em supermercados e atacarejos, os preços são mais baixos e há maior gama de opções de marcas e sabores. No entanto, as cervejarias têm menores margens de lucro nas vendas para esses canais e concorrem espaços de prateleira com seus concorrentes", afirma Samuel Torres, analista de investimentos da Capital Research.

Outro fator interessante do setor é que a popularidade da produção de cerveja artesanal chamou a atenção até mesmo do governo, que em outubro de 2019 instalou a Câmara da Cerveja no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o objetivo de consolidar os cervejeiros e cervejarias artesanais.

Ações da Ambev podem ser arriscadas

Diante desse cenário, a casa destaca a pressão sofrida pela Ambev para controlar suas margens e não perder market share, hoje em 65%.

"A companhia enfrenta o forte aumento da competição, nos últimos anos, não somente com as cervejarias artesanais, como também com o Grupo Heineken. Vale dizer, ainda, que as margens da gigante estão pressionadas em função do aumento dos custos com matérias-primas, como alumínio e cevada, e do dólar, além de dificuldades de subir os preços para acima da inflação. Por conta desse conjunto de fatores, não recomendamos a compra da ABEV3", destaca Torres.

Para tentar contornar a situação, a companhia optou por iniciativas como expandir o portfólio de cervejas premium (um dos que mais cresce), investir mais em bebidas não alcoólicas e aplicar tecnologia no negócio. A casa Capital Research, no entanto, não acredita que as medidas serão suficientes. "O acirramento da competição tende a dificultar o aumento de preços, que implica em perda de volume, enquanto a mudança de hábitos de consumo pode fazer com que a empresa tenha que sair um pouco de sua zona de expertise. Assim, em nossa visão, as margens devem continuar pressionadas, sendo possível que caiam ainda mais, caso a Ambev decida abrir mão de preço para tentar recuperar uma parte do mercado", completa Torres.


Fonte: Newtrade

 


Veja também

Indústria cai no Brasil, mas produção de bebidas alcoólicas sobe pelo 3° mês

A produção de bebidas alcoólicas no Brasil registrou crescimento pelo terceiro mês consecutiv...

Veja mais
Norma amplia controle sobre produção e importação de vinhos e bebidas

A Instrução Normativa n° 75/ 2019, publicada nesta quinta-feira (02) no Diário Oficial da Uni&a...

Veja mais
Coca-Cola lança bebida alcoólica no Brasil pela primeira vez

Nem só de refrigerante viverá a fabricante de bebidas Coca-Cola em 2020. Icônica por fabricar bebida...

Veja mais
Vendas de cerveja sobem 179% no Extra e Pão de Açúcar na Black Friday

  As vendas no e-commerce do Pão de Açúcar e do Extra mais que dobraram durante a Black Frida...

Veja mais
Por boa causa, Ambev dobra o preço de água na Black Friday

  A água Ama, produto que tem 100% do lucro destinado a levar água potável para comunidades d...

Veja mais
Comerciantes de vinho esperam retomada do crescimento

Decreto que mudou o mercado do vinho no Estado foi eliminado e a partir de agora empresários mantêm boas ex...

Veja mais
Aumentos de preços vão conter alta em venda de cerveja no Brasil no 4º tri, diz Ambev

A Ambev espera que alguns dos efeitos que pressionaram seu balanço de terceiro trimestre persistam no quarto trim...

Veja mais
Ministério cria câmara setorial para a cadeia produtiva da cerveja

O Ministério da Agricultura terá uma câmara setorial exclusiva para discutir os problemas do setor c...

Veja mais
Marcas premium têm crescido no mercado

Mudanças de hábitos de consumo nos últimos anos têm atraído marcas premium de bebidas ...

Veja mais