Supermercados gaúchos cresceram 6,6% em 2012, aponta o Ranking Agas

Leia em 10min

 

Levantamento foi realizado com as 321 maiores empresas supermercadistas do Rio Grande do Sul

 

 

 

O setor supermercadista gaúcho registrou um crescimento real de 6,6% em 2012 na comparação com o ano anterior e, ao manter sua média anual de crescimento acima da economia do estado, consolida-se como grande centro de compras para as famílias gaúchas. O dado, já deflacionado pelo IPCA/IBGE, é um dos resultados do Ranking AGAS 2012, levantamento realizado entre janeiro e março e apresentado na última quarta-feira (10/4) à imprensa pelo presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.

 

Em valores nominais, o crescimento do setor foi de 12,44% em relação a 2011. Participaram do levantamento as 321 maiores empresas supermercadistas gaúchas de 137 municípios do Estado. As empresas mais destacadas serão premiadas pela Agas em jantar no dia 17 de abril, durante cerimônia marcada para as 19h30 no Hotel Deville, em Porto Alegre.

 


Representatividade do setor no RS

 

As 321 empresas gaúchas participantes do levantamento acumularam um faturamento bruto total de R$ 15.922.517.421,87. De acordo com a estimativa da AGAS, estas 321 companhias correspondem a 82,11% do faturamento total do segmento supermercadista gaúcho. Ao todo, portanto, o setor atinge no estado um faturamento de R$ 19.390.117.133,94, representando 6,54% do PIB do RS estimado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE), que foi de R$ 296,3 bilhões em 2012. "Os supermercados gaúchos cresceram acima da média nacional, e agora já respondem por 7,7% do faturamento do setor no País", destaca Longo.

 

De acordo com o presidente da AGAS, o crescimento do autosserviço foi puxado, em 2012, pela diminuição da informalidade, pelo aumento da procura por supermercados em datas festivas, pela diversificação do mix de produtos e pelo salto nas vendas de categorias de produtos como bebidas, frutas, padaria e não alimentos. "Os supermercados estão enxugando custos, aprendendo a selecionar o mix e otimizando os serviços prestados. Esta é a equação de sucesso das empresas que mais cresceram no ano passado", resume Longo.

 

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Empregos

 

No total, as 321 empresas participantes do Ranking Agas 2012 empregam diretamente 62,6 mil funcionários, distribuídos em 889 lojas. Conforme Longo, o número total de empregados efetivos pelo setor no Estado chega a 89 mil pessoas. "Há uma carência de pelo menos oito mil profissionais no setor supermercadista gaúcho. A demanda por mão de obra qualificada é mais acentuada em segmentos técnicos como açougue e padaria e confeitaria", explica o supermercadista.

 

Ao contrário de 2011, a mão de obra masculina superou a feminina: os homens são 51,08%, contra 49,81% de mulheres no setor.

 

Os formatos de sucesso


Pelo terceiro ano consecutivo, as empresas de médio porte foram as que mais cresceram, superando as grandes e as micro e pequenas. Segundo Longo, a proximidade com o cliente, aliada à capacidade maior de investimento e ao apelo local destas empresas, é o principal fator para este crescimento. "As empresas médias normalmente são identificadas historicamente com a sua cidade ou comunidade. É o supermercado em que o dono conhece o cliente e o chama pelo nome, em que o consumidor se sente em casa. O sucesso do setor também se deve a isso: o supermercado é um ponto de encontro, um local de congregação entre vizinhos e de identificação dos clientes os próprios funcionários", explica. Para ele, entretanto, o mercado tem espaço para o crescimento de companhias de todos os tamanhos. "O supermercado mais próspero é o mais ágil, é o que melhor entende as mudanças de hábitos de consumo dos seus clientes", entende Longo.

 

Concentração de mercado

 

Mesmo com os constantes investimentos das multinacionais no RS, o Ranking Agas 2012 mostra uma redução na concentração de mercado no setor. Juntas, as dez maiores empresas do setor obtiveram um faturamento de R$ 9,77 bilhões, e representam 50,39% do total do setor. Em 2011, as dez maiores  companhias atuantes no RS tinham 56,80% do faturamento do setor.

 

A participação destes dez maiores grupos no mercado de trabalho, no entanto, é bem menor: com 41,0 mil funcionários, as dez maiores do setor concentram 46,12% da mão de obra empregada.

 

 

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(*) DADOS ESTIMADOS PELO DEPTO. ECONÔMICO DA AGAS

(**) INCLUSO O FATURAMENTO DAS LOJAS DE SÃO PAULO/SP

 

 

 

Investimentos

 

De acordo com o Ranking Agas 2012, 61,43% dos supermercados gaúchos projetam algum tipo de investimento em novas lojas ou reformas de unidades já existentes em 2013. “Os supermercadistas sabem que, quem não aperfeiçoar seus serviços e produtos, será engolido pela concorrência”, enaltece Longo.

 

A pesquisa mostra que serão investidos pelo menos R$ 54,7 milhões em reformas de supermercados em 2013. Entre os 12,14% dos supermercados que pretendem abrir novas lojas, deverão ser investidos pelo menos R$ 49,7 milhões em inaugurações. “Isso significa que pelo menos R$ 104,3 milhões serão investidos em reformas ou aberturas”, lembra o presidente da Agas.

 

Mais dados do Ranking AGAS 2012


Os supermercados gaúchos estão aperfeiçoando processos e otimizando seu desempenho, aumentando, assim, sua rentabilidade por caixa e por metro quadrado.

 

 

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Tendências e hábitos de consumo

 

Os supermercadistas entrevistados pelo Ranking AGAS 2012 apontaram as categorias de produtos que despontaram em vendas no ano passado e, ainda, os itens que registraram queda ou estagnação nas vendas.

O sobe e desce das vendas:



Em alta: cerveja, sucos, frutas, água mineral e rotisserie    

Em baixa:  leite in natura, lava-roupas em pó e pizzas congeladas


O peso de cada seção nas vendas

 

 

Os itens de mercearia perderam espaço no faturamento para as bebidas, itens de padaria e rotisseria. Os não alimentos, puxados por eletrodomésticos e brinquedos, também estão em alta:

 

 

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Importados


Favorecidos pela ampliação do rol de fornecedores, os importados representam 2,97% do faturamento médio dos supermercados gaúchos. Segundo os dados da pesquisa, metade dos supermercados dispõe de itens oriundos de outros países. Alguns destaques são azeitonas, azeites, salmão, bacalhau, brinquedos, vinhos e frutas secas.

 

Sempre abertos

 

Segundo Longo, o crescimento do setor supermercadista gaúcho se dá por fatores como a comodidade e a proximidade de casa e a conveniência de realizar todas as compras de necessidade da família em um único lugar.
O Ranking Agas 2012 aponta para outro dado interessante: só 20,44% não operam aos domingos e feriados


Como os gaúchos pagam as contas de supermercado

Ranking Agas 2012 reforça uma tendência que ganha força a cada ano: os gaúchos estão usando cada vez menos o dinheiro em papel para pagarem suas contas.

Segundo a pesquisa, só 2,16% dos supermercados gaúchos não aceitam cartões e meios eletrônicos de pagamento, e somente 42,75% não dispõem de cartão de crédito de bandeira própria. Os cartões de crédito e de débito voltam a aparecer em destaque:

 

 

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Marcas próprias

Balizados no conceito de oferecer itens de qualidade a preços acessíveis, os supermercados gaúchos estão apostando mais em itens de marca própria. Segundo a pesquisa, 39,3% das empresas do Ranking possuem estes produtos. "Nenhuma empresa estampará seu nome em um produto de baixa qualidade e, por isso, a marca própria tem excelente custo-benefício ao consumidor", explica o presidente da AGAS.

 

O mix de itens de marca própria disponível nas gôndolas no total, no Estado, é de 4,4 mil produtos. Para as empresas que possuem estes produtos, a marca própria representa, em média, 4,8% do faturamento.


Consumo de sacolas

 

A pesquisa também traçou um balanço parcial do programa Sacola bem utilizada ajuda o meio ambiente, desenvolvido em parceria entre a Agas, o Ministério Público do Estado e a Fecomércio/RS para diminuir o uso de sacolinhas nos supermercados: em seis meses, entre julho e dezembro de 2012, os supermercados gaúchos distribuíram 153,6 milhões de sacolas a menos que no mesmo período do ano anterior, ou 19,59% de diminuição.


A redução ocorreu mesmo com um aumento de 7,3% na presença de clientes nas lojas: a redução do número de sacolas usadas por cliente foi de 23%. Confira:

 

 

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Prêmio "Ranking Agas 2012"

 

Repetindo uma iniciativa de sucesso lançada há quatro anos, a Agas premiará 18 supermercados gaúchos por seus desempenhos. Segundo o presidente Longo, a iniciativa volta a consagrar empresas de todos os tamanhos, distinguindo aquelas que mais se destacaram por seu crescimento em seis categorias. "Tivemos a preocupação de avaliar cada empresa de acordo com suas possibilidades de mercado, reconhecendo o trabalho feito por pequenas, médias e grandes companhias do autosserviço gaúcho", explica.

 

A ideia, segundo Longo, é tornar o prêmio "Ranking Agas" uma espécie de Carrinho Agas para supermercadistas. "Lançado em 1983, o Carrinho é uma homenagem dos varejistas aos melhores fornecedores ao final de cada ano. A intenção desta nova premiação é reconhecer também os supermercados que investem, qualificam-se e colhem os frutos pelo seu trabalho de vanguarda", sinaliza o presidente da Associação.


A festa de coroação do prêmio "Ranking Agas 2012" ocorrerá dia 17 de abril, a partir das 19h30, no Hotel Deville (Av. dos Estados, 1909), em Porto Alegre.

 


Confira a relação completa dos premiados e suas taxas de crescimento:

Faturamento anual acima de R$ 240 milhões:


1º lugar: Asun Com. de Gêneros Alimentícios Ltda. - Gravataí (+34,2%)
2º lugar: Unidasul Distribuidora Alimentícia - Esteio (+19,8%)
3º lugar: Supermercado Guanabara S/A - Rio Grande (+17,1%)

Faturamento anual de R$ 120 milhões até R$ 240 milhões:


1º lugar: Redecop S/A - Ijuí (+26,3%)
2º lugar: Supermercado Baklizi Ltda. - Uruguaiana (+23,1%)
3º lugar: Cotripal - Panambi (+17,2%)

Faturamento anual de R$ 60 milhões até R$ 120 milhões:


1º lugar: Osmar Nicolini e Cia Ltda. - Bagé (+30,6%)
2º lugar: Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda. - Santa Rosa (+30,5%) 
3º lugar: Benedetti & Benedetti Ltda. - Crissiumal (+22,1%)

 

Faturamento anual de R$ 12 milhões até R$ 60 milhões:


1º lugar: Lenz & Cia. Ltda. - Venâncio Aires (+44,0%)
2º lugar: Roxo Atacado e Varejo - Camaquã (+41,8%)
3º lugar: Super Kan Ltda. - Porto Alegre (+32,9%)

Faturamento anual de R$ 6 milhões até R$ 12 milhões:


1º lugar: Comercial de Alimentos Lajeadense Ltda. - Sapucaia do Sul (+85,71%)
2º lugar: Supermercado Genial`s Ltda. - Porto Alegre (+84,0%)
3º lugar: Cervel Alimentos Ltda. - Gravataí (+78,7%)

 

Faturamento anual até R$ 6 milhões:


1º lugar: Zanuso Supermercado Ltda. - Santo Ângelo (+54,0%)
2º lugar: Kramer & Cia. Ltda. - Santo Cristo (+50,5%)
3º lugar: Corrêa Supermercado Ltda. - Gravataí (+40,6%)

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Agas


 


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