(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Aspas aponta queda de até 50% nas vendas 09/10/2020 às 14h

O tradicional almoço do Círio, no segundo domingo de outubro, será realizado novamente neste ano pêlos paraenses, ao contrário das romarias oficiais da festividade, que foram canceladas devido à pandemia de coronavírus. O número de convidados para as reuniões nos domicílios, no entanto, será bem menor que nos anos anteriores, o que é refletido na redução da compra de produtos típicos do período nos supermercados. A análise é feita pelo presidente da Associação Paraense de supermercados (Aspas), Jorge Portugal, que calcula queda entre 40% e 50% das vendas em comparação com o ano passado.

O representante dos supermercadistas afirma que o Círio 2020 seguirá a mesma tendência de datas importantes para o comércio paraense, como o Dia das Mães deste ano, também ocorrido durante a crise sanitária global. "As coisas mudaram muito, infelizmente, como todos sabem. O Círio é o segundo Natal dos paraenses, mas não será o mesmo. Tucupi, jambu, frango, a maniva, estão sendo comercializados sim, mas não há comparação com os anos passados, já que os almoços serão para um número menor de pessoas", argumenta.

Como sinal das mudanças, a maioria dos supermercados deverá abrir até as 14h no próximo domingo, diferente dos últimos anos, refletindo a necessidade dos empresários em buscar a manutenção de um padrão de vendas no mês. "Nos últimos anos, todos (os supermercados), com poucas exceções, fecharam no domingo do Círio. Neste ano, quase todos trabalharão até as 14h. É a forma que encontraram de manter as vendas, já que não teremos aquela corrida pêlos produtos, que costumamos ver", reitera.

A economista Socorro Rodrigues, que comprava os últimos ingredientes do almoço na tarde de ontem, conta que decidiu restringir o encontro familiar a somente 15 convidados. Neste ano, a reunião não terá convidados de outros estados, apenas uma filha da anfitriã, moradora de Curitiba. "Mesmo com a pandemia e todos os cuidados que somos obrigados a tomar, nós vamos fazer nosso almoço. Não tem como deixar de fazer. Mas, com certeza, será menor que nos outros anos, apesar de não abrirmos mão de nenhum prato tradicional"garante.

O cardápio de Socorro Rodrigues terá pato no tucupi, frango, "para quem não come pato", arroz paraense e a tradicional maniço-ba. Entre os alimentos oferecidos, os preços que mais chamaram atenção da consumidora foram das proteínas, como pato, frango e as carnes de porco utilizadas para o preparo da maniçoba. "No caso do tucupi e do jambu, que compro sempre, não notei diferenças de preço muito significativas. Mas, no caso, das proteínas, sem dúvida ficaram bem mais caras" enfatiza.

A empregada doméstica Rose-ane Serra também faz parte da parcela de paraenses devotos de Nossa Senhora de Nazaré que já está com as comidas "quase prontas" para o almoço. Roseane destaca que, mesmo antes dos preparos para o Círio, não estava fácil conciliar as demandas por alimentos com a organização financeira. Segundo ela, os preços de arroz e feijão ainda são os piores inimigos. "No caso do Círio, não mudou tanto (o planejamento). Não compro pato, e sim o frango, que é mais barato. E jamais deixo de fazer a maniçoba", sorri.


Fonte: O Liberal  



Últimas

» Exposuper on-line ultrapassa expectativas com alcance e projeção 23 de Outubro 2020, às 18h
» Comitê de RH 16 de Outubro 2020, às 14h
» Supermercados continuam contratando 16 de Outubro 2020, às 14h
» No Acre, vendas nos supermercados crescem 2% até agosto e seguem tendência de alta 15 de Outubro 2020, às 15h
» As experiências de grandes redes do segmento na EXPOSUPER ACATS ON LINE 2020 14 de Outubro 2020, às 17h
» Eugenio Mussak é palestrante confirmado 13 de Outubro 2020, às 14h
» Aspas aponta queda de até 50% nas vendas 09 de Outubro 2020, às 14h
» Estandes virtuais da Exposuper terão produtos da agricultura familiar 07 de Outubro 2020, às 14h
» Asserj firma parceria com grandes empresas e garante benefícios para associados e consumidores 06 de Outubro 2020, às 16h
» Agricultura familiar presente na EXPOSUPER ACATS ON LINE 05 de Outubro 2020, às 17h

Ver mais »