Associação Catarinenses de Supermercados a caminho do cinquentenário

Leia em 3min 30s

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) completou 48 anos de atuação na representação do setor supermercadista de Santa Catarina. Em 2022, a Entidade chegará ao marco do cinquentenário. Além da defesa institucional, a Acats envolve projetos inovadores que vem garantindo protagonismo nacional no desenvolvimento e qualificação, cujos resultados beneficiam diretamente as empresas associadas , atingindo também os consumidores.

A entidade foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1972 nas dependências da Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville. A preocupação com o desenvolvimento do setor, por intermédio do aprimoramento das pessoas que atuam no setor, intercâmbio com centros maiores, atuação regionalizada, representação econômica e defesa dos pleitos comuns aos supermercadistas, sempre foram, desde o início, os objetivos da Associação.

A partir de dezembro de 2018 a Entidade instalou-se em seu novo e atual endereço, no bairro Estreito, na Capital, ocupando o quarto andar do Centro Empresarial Acats/Facisc, um moderno edifício de quatro pavimentos e três níveis de garagens, fruto de uma parceria entre as duas Entidades, que passaram desde então a compartilhar este espaço próprio.

Os cargos ocupados na Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal da Entidade, contam com a participação voluntária de empresários e executivos que, com espírito associativista, contribuem com o que há de melhor para o desenvolvimento do setor, com representações em todas as regiões. Além disso, a Acats possui uma equipe de profissionais que fazem a gestão administrativa e operacional da Entidade, criando e implementando programas e projetos de interesse do setor, além de estar sempre atenta a novas demandas que requeiram estudos e parcerias. Atualmente a Entidade é presidida pelo empresário Paulo Cesar Lopes, de Blumenau.

Hoje a Entidade conta com mais de 1.300 empresas associadas, cujas lojas de Supermercados mantém em operação mais de 13 mil checkouts e geram cerca de 85 mil postos diretos de trabalho. O faturamento anual dos Supermercados catarinenses, em 2019, alcançou cerca de R$ 25 bilhões de reais, sendo que a fatia de SC no cenário nacional representa cerca de 6,5%. Diariamente, cerca de 1,3 milhão de catarinenses frequentam as lojas de Supermercados em todo o Estado de SC.

A Acats tem como objetivo principal trabalhar pelo desenvolvimento do setor supermercadista catarinense através do suporte e incentivo às empresas associadas, diretrizes que seguem a atuação da Entidade nacional de representação do setor, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Nestes últimos anos a Entidade elaborou e colocou em funcionamento programas e projetos inovadores e pioneiros, inclusive no cenário nacional, o que a transformou numa referência em termos de representação classista empresarial e setorial para todas as demais associações estaduais do País.

Entre as ações estão o Programa Supermercado Lixo Zero, que atua na destinação correta de todos os resíduos gerados nas lojas, reduzindo sobremaneira o envio para aterro sanitário; o Programa Alimento Sustentável, de rastreabilidade e controle de agrotóxico de produtos hortifrutigranjeiros, que através da tecnologia oferece a informação completa aos supermercadistas e consumidores, zelando inclusive pela saúde pública; A Plataforma de Produtos e Imagens de Mercadorias, levando aos Supermercados um cadastro atualizado e moderno, oportunizando uma perfeita integração entre o varejo e a indústria. Além disso, a Entidade realiza anualmente a Expósuper, uma completa feira de negócios que integra toda a cadeia supermercadistas, atua na valorização da agricultura familiar e investe massivamente na qualificação e requalificação dos profissionais que atuam no setor, com cursos para a operação e gestão de Supermercados.

Os Supermercados catarinenses assumiram papel de relevância nestes tempos de pandemia ao garantir o abastecimento das famílias, cumprindo sua missão de atividade essencial à sociedade condição garantida por lei federal. Desde o início, a Entidade estabeleceu canais permanentes de interlocução e negociação com as autoridades estaduais e municipais, alinhando as decisões da política sanitária do Estado e municípios. Além disso, elaborou um protocolo de prevenção e proteção dos Supermercados contra a Covid-19, com foco nos colaboradores e consumidores. A Entidade criou a campanha “Somos Todos Essenciais Nessa Luta”, voltada para a conscientização de todos os públicos.


Fonte: Nd Online 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais