Supermercados: Pedidos de delivery mais que dobraram no segundo mês de quarentena no Rio de Janeiro

Leia em 2min 50s

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) fez um novo levantamento referente ao segundo mês de pandemia e constatou que, no período de 30 dias (12/4 a 11/5), houve uma queda de quase 11% no movimento das lojas, em comparação com o mês anterior.
Em relação às vendas, a redução média foi de cerca de 4% neste mesmo período, comparado ao primeiro mês de quarentena, quando houve um crescimento de 21% nas vendas. Porém, se compararmos com o mesmo período do ano passado, as vendas nesses dois primeiros meses de pandemia tiveram um crescimento de mais de 15%.

 

Segundo o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, as medidas de isolamento foram determinantes para uma mudança no comportamento do consumidor. O aumento de pedidos para entrega em casa e a conscientização das pessoas de comprar somente o necessário, reduzindo, com isso, as idas ao supermercado também foram fatores que contribuíram para essa queda.


"A queda de movimento era esperada no segundo mês porque muita gente correu para os supermercados assim que o isolamento começou, com medo de um possível desabastecimento. Mas, desde o início da quarentena, fizemos um trabalho de conscientização junto às redes de supermercados associadas para tranquilizar os consumidores de que todas as lojas estavam abastecidas e orientar na adoção de novos hábitos, como o delivery". Em relação à queda nas vendas, Fabio Queiróz lembra que o desemprego e as incertezas econômicas contribuíram para a retração do consumidor.

 

Disparo vendas online


Pelo segundo mês consecutivo, houve aumento nas vendas com entrega em casa. Os pedidos via delivery cresceram 114% em relação ao primeiro mês da pandemia. Já no acumulado dos dois meses, os pedidos de entrega fecharam em alta de quase 85%.

Em relação às compras pela internet nos sites das redes, o aumento foi de 94% comparado ao primeiro mês da quarentena. Para Fábio Queiróz, esses números revelam que a população tem seguido as orientações das autoridades a respeito do isolamento: "Esta é a melhor opção neste momento, principalmente para os idosos, que não devem se expor".


Setor aquecido


Desde o início do isolamento foram quase 2 mil novas vagas de emprego criadas no setor supermercadista. Somente uma grande rede abriu cerca de 508 vagas no período. O segmento é um dos poucos que estão contratando em meio à pandemia.


Através do site Vagas no varejo, a ASSERJ, em parceria com 29 entidades ligadas ao segmento varejista, oferece oportunidades de emprego em setores essenciais, como supermercados e farmácias. Em apenas dois dias, 523 vagas de emprego foram registradas pelas empresas.
Para a Superintendente da ASSERJ, Keila Prates, a plataforma será fundamental para aproveitar a mão de obra que foi desligada, mas que tem qualificação e experiência no varejo. "Conseguimos unir duas oportunidades, tanto para quem está precisando trabalhar, quanto para as empresas, que precisam repor profissionais neste momento".


Entre os dias 12/04 e 11/05, cerca de 12% dos colaboradores das redes associadas foram afastados por terem sintomas da COVID-19 ou fazerem parte do grupo de risco. A medida vem sendo adotada pelos supermercados, desde o início do isolamento, para a segurança de todos. 

 

 

Fonte Assessoria de Comunicação da Asserj

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais