(411)
Associações Estaduais
Apresentação
Contatos
» Notícias
 
Você está em:

Abras

Rastreabilidade mira no consumidor final 27/06/2019 às 18h

Joinville (SC) - Um dos destaques da programação da Exposuper, no Complexo Expoville, em Joinville, foi a reapresentação do Programa Alimento Sustentável (PAS) da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que trata sobre "Rastreabilidade de Alimentos". Santa Catarina foi o Estado pioneiro no projeto e tem 20 redes engajadas, quase a metade do total do Brasil, que está atualmente em 56 redes. A nova aposta do programa é ganhar a confiança do consumidor final no ambiente de loja através de uma campanha massiva de comunicação.

 

Os números relativos a 2018 indicam um total de 1.430.612 toneladas de produtos rastreados, 114 variedades, 1.992 avaliações e 1.221 análises de resíduos, com 71% de taxa de conformidade. São 6,5 mil toneladas de produtos rastreados desde o início do programa.

 

O diretor comercial da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira que realiza a execução técnica do programa, coordenou a apresentação do trabalho junto com o diretor executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini. O painel sobre a rastreabilidade contou também com a participação do professor Luis Tejon, presidente da TCA International e de Marcos Vinicius Martins, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

Para o diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, o PAS já avançou bastante mas precisa continuar a crescer. "O desafio passa a ser maior, porém é fundamental que as empresas acreditem nos resultados e qualifiquem suas operações que o reconhecimento vai aparecer, com certeza".

 

Giampaolo defende agora uma atuação do programa diretamente junto ao público final da cadeia produtiva, o consumidor, através de estratégia de comunicação no ponto de venda, junto as gondolas de frutas, legumes e verduras.

 

- O consumidor brasileiro consome um valor abaixo do recomendável de alimentos in natura e devemos estimular as famílias a colocarem mais frutas, legumes e verduras na sua mesa. O programa de rastreabilidade passível de comprovação da origem dos produtos no ponto de venda vai ajudar e muito - acredita ele.

 

O Programa Alimento Sustentável (PAS) da ACATS já foi reconhecido pela FAO (organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) na plataforma de Boas Práticas de programas de desenvolvimento.

 

ASSINATURAS INSTITUCIONAIS - EXPOSUPER 2019

Realização:

Associação Catarinense de Supermercados (Acats)

 

Patrocínio:

Sicoob, Ipel - Ness, Heineken, Nestlé, PagSeguro, Ambev, Fecomércio/SC, Parati/Kelloggs, Embrast, Infoprice, FCDL/SC, Mili, Girando Sol, Coca Cola/Femsa, NSC, Sicredi, Reckitt Benckiser, Seara, GS1 Brasil, DMCard, Aquafast, Sysmo, Simplus.

 

Apoio:
Melitta, Água Santa Rita, Neogrid, Balé Bolshoi, Perfecta, Ceratti, Hubsul, Cantu, Trebeschi.

 

Apoio institucional:
Associação Brasileira de Supermercados (Abras) , Fiesc, Abrasel/SC , Sindicato Viva Bem - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville/SC e Região.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACATS



 

Últimas

» APAS doa 59 toneladas em cestas básicas para Banco de Alimentos de São Paulo 05 de Junho 2020, às 18h
» Novas ferramentas 03 de Junho 2020, às 14h
» Supermercados constatam mudança no consumo 01 de Junho 2020, às 15h
» Primeira edição da Expolive teve a participação da Girando Sol 29 de Maio 2020, às 18h
» Prossegue a série de palestras da ACATS de retomada no pós-pandemia 29 de Maio 2020, às 16h
» Supermercados: Pedidos de delivery mais que dobraram no segundo mês de quarentena no Rio de Janeiro 22 de Maio 2020, às 22h
» Expolive é o primeiro encontro totalmente online da Agas 22 de Maio 2020, às 18h
» Em 2 meses de pandemia, supermercados do RJ têm alta de 85% nas vendas por delivery 22 de Maio 2020, às 15h
» ACATS (SC) lança campanha #SomosTodosEssenciaisNessaLuta 22 de Maio 2020, às 09h
» Prossegue o ciclo de palestras virtuais da Acats 18 de Maio 2020, às 15h

Ver mais »