APAS revela faturamento do setor e tendências de consumo

Leia em 4min

 

 

  

 

 

O setor supermercadista paulista registrou faturamento de R$ 98,4 bilhões em 2018, um crescimento nominal de 1,62% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa divulgada hoje (30), em coletiva de imprensa, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), no Inovabra, em São Paulo. O evento contou com as presenças de Ronaldo dos Santos, presidente da APAS, João Sanzovo Neto, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Thiago Berka, economista da APAS, Ségio Samano, diretor do Comitê de Economia e Pesquisa da APAS, e Fábio Caldas, diretor de Contas do Ibope Inteligência.

Em sua apresentação, o presidente da APAS ressaltou ainda que o setor supermercadista paulista chegou a 18,1 mil lojas no estado, e gerou 535,3 milhões de empregos diretos.

 

João Sanzovo falou na coletiva do faturamento dos supermercados no Brasil, que chegou a R$ 355,7 bilhões em 2018, um crescimento nominal de 0,7% na comparação com 2017, de acordo a 42ª edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper, elaborada pelo Departamento de Economia da ABRAS em parceria com a Nielsen. O resultado registrado em 2018 pelo setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB). A pesquisa destaca ainda que o setor encerrou o ano passado com 89,6 mil lojas e 1,853 milhão de funcionários diretos ante 1,822 milhão registrado em 2017, criando 30,7 mil novas vagas de empregos no País.

 

Além dos dados paulista, na coletiva o presidente da APAS, Ronaldo do Santos, falou também da Apas Show 2019 - Feira de Negócios e Congresso de Gestão Internacional, que começa na próxima segunda-feira, 6/4, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento traz este ano o tema "SuperHack: Hakeando os Supermercados", que de acordo com Santos, foi pensado pelo momento atual, cada vez mais digital. "Nosso objetivo é fazer os empresários de supermercados repensarem o setor em um mundo cada vez mais tecnológico. Para esta edição, umas das principais novidades é que ampliamos a área de exposições, sendo agora cinco pavilhões frente aos quatro até então ocupados."


Tendências do consumidor

 

No evento foi divulgada também a pesquisa "Tendências do Consumidor em Supermercados 2018/2019", conduzida pelo Ibope Inteligência, que revelou a força do omnichannel no setor. De acordo com o estudo, quando o assunto são compras do dia a dia, os supermercados e hipermercados concentram a preferência dos consumidores, independentemente da classe social, idade ou sexo, com 59% em média. Os picos ocorrem na classe B, com 71%; e idade de 55 anos ou mais (76%). Entre os jovens de 16 a 24 anos, esse canal detém a preferência de 51%.
Os mercadinhos de bairro e vizinhança são a primeira opção de dia a dia para 22% dos entrevistados, maioria mulheres (23%), jovens de até 24 anos (26%) e classes C2, D e E. Os atacarejos, por sua vez, aparecem em seguida, com 12% de preferência, com maior interesse por homens (14%) e jovens (16%) das classes C1, C2, D e E (13%).

 

Compra pela Internet

 

A pesquisa aponta também que 15% dos consumidores brasileiros já fazem suas compras de produtos de supermercados pela internet. Esta preferência atinge 19% na classe A e, na classe C1, 16%. Homens e mulheres estão praticamente empatados, com 15% e 14%, respectivamente, e este hábito é mais frequente entre jovens de até 24 anos - 18%, ante 10% dos com 55 anos ou mais. Dentre os itens prediletos nas compras de supermercados no formato online, a liderança fica por conta de produtos de higiene pessoal e beleza, com 57%.

 

Visão do empresários


O levantamento também ouviu os supermercadistas, que foram questionados sobre o que consideram importante para o futuro dos supermercados no país. A maioria dos empresários citou a melhoria da operação das lojas (62%) e da experiência de compra do consumidor (58%), evolução na análise das informações de clientes (52%), adoção de programas de fidelidade (40%) e aumento da variedade de produtos (36%). 
Para o futuro, os supermercadistas apostam no desenvolvimento de vendas online (26%, em média, com até 36% entre os supermercados de grande porte) e adoção de inovações tecnológicas (18%, podendo a chegar a 31% entre as grandes redes).

 

Clique aqui e confira mais informações da pesquisa.

 


Redação Portal ABRAS 
com informações da Assessoria de Comunicação da APAS


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais