ASMAT e órgãos de vigilância em saúde discutem uso e consumo de agrotóxicos em alimentos

Leia em 3min 30s

Discutir questões relacionadas ao uso e consumo de agrotóxico, bem como o estímulo à rastreabilidade dos alimentos. Com este objetivo, representantes da Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT), da Vigilância Sanitária de Cuiabá (VISA), da Vigilância em Saúde de Mato Grosso (VISA MT), e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estiveram reunidos no último dia 6 de novembro, no auditório da ASMAT, em Cuiabá.

 

Segundo o presidente da ASMAT, Alessandro Morbeck, o principal intuito do debate foi aproximar todos os entes envolvidos no assunto, demonstrando a preocupação quanto à utilização de agrotóxicos em Mato Grosso. "Deve-se ter um controle mais rígido sobre esses produtos, ouvindo todos os lados e entidades, para que o supermercadista também tenha o controle de venda ao consumidor, sem causar riscos à saúde da população", explicou.

 

Na oportunidade, foram apresentados os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos no Estado de Mato Grosso (PARA) e o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Agrotóxicos (RAMA) da Associação Brasileiras de Supermercados (ABRAS). O PARA, do governo federal, foi implantado em 2001 pela ANVISA, e tem como finalidade a coleta de alimentos (grãos, frutas, legumes e verduras) para análise laboratorial de resíduos de agrotóxicos.

 

"O Programa visa verificar se os alimentos que chegam à mesa da população apresentam níveis de resíduos de agrotóxicos dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMR) estabelecidos pela ANVISA. Por meio do Programa também são verificados se os agrotóxicos utilizados estão devidamente registrados no país e se foram aplicados exclusivamente nas culturas legalmente autorizadas", explicou a diretora de Vigilância em Saúde de Cuiabá, Silvana Arruda de Miranda.

 

Um importante aspecto do programa é a rastreabilidade, ou seja, se após as análises laboratoriais dos produtos for detectada alguma irregularidade nos níveis de agrotóxicos o produto é rastreado em toda a sua cadeia produtiva até a origem. Nesse caso, o produtor poderá ser punido pelo uso irregular de agrotóxico. "O principal foco do PARA é de orientação para mapear a distribuição dos agrotóxicos e verificar se estão sendo aplicados de maneira correta", completou o coordenador Técnico da ANVISA, Marcus Pires.

 

O vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan, saiu satisfeito do evento. "Fiquei bastante feliz porque vi uma participação efetiva e uma preocupação, principalmente dos supermercados, em querer puxar esta agenda e resolver a situação", ressaltou. Para ele, o setor enfrenta hoje uma grande questão, que é a segurança alimentar. "Há duas décadas atrás era o desafio do Código de Defesa do Consumidor e hoje temos um dos melhores códigos do mundo. Hoje o desafio dos supermercados é como garantir ao consumidor que o produto adquirido está livre de agrotóxicos e de defensivos agrícolas", concluiu.

 

Também participaram da reunião o promotor de Justiça Ezequiel Borges de Campos, do Núcleo de Defesa da Cidadania e do Consumidor do Estado de Mato Grosso; a superintendente do Procon de Mato Grosso, Gisela Viana; o coordenador Estadual de Vigilância Sanitária, Emerson Francisco de Araújo; e empresários do setor supermercadista.

 

Proteção da saúde
Os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos contribuem para o controle de riscos e proteção da saúde através do consumo de alimentos de qualidade e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) secundárias à ingestão cotidiana de quantidades perigosas de agrotóxicos.

 

Além disso, subsidiam os órgãos competentes na tomada de decisão, e na orientação aos produtores visando as Boas Práticas Agrícolas, articulação com os comerciantes para o rastreamento desses produtos, e a certificação quanto da origem dos alimentos.

 

Em Cuiabá, o programa foi implantado há cerca de cinco anos. Desde então foram realizadas várias coletas de frutas e legumes em supermercados para serem submetidos a exames em laboratórios credenciados pelo Programa. Os resultados dessas análises são divulgados anualmente pela ANVISA.

 

 

 

Luciane Mildenberger - Asmat

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais