Curso de liderança mostra a importância do trabalho em equipe

Leia em 3min 20s

O curso Líderes Extraordinários - Promotores da Excelência realizado pela Associação de Supermercados de Mato Grosso (ASMAT) contou com a participação de 23 pessoas de Cuiabá, Várzea Grande e Feliz Natal, a maioria gerentes e líderes de grupo, equipe, setor ou organização. O curso aconteceu no dia 26 de agosto, durante todo o dia, na sede da Associação, em Cuiabá.

 

Segundo o consultor de RH Odiley Luz, responsável por ministrar o curso, a capacitação buscou desenvolver a competência dos participantes que ocupam cargos de confiança nas empresas onde atuam, para que em um momento de crise, como a que o Brasil está vivendo hoje, tenham habilidade, competência e criatividade para seguir em frente.

 

"Neste momento estamos encontrando no mercado muitos líderes desesperados, e precisamos de líderes extraordinários, promovendo a excelência onde estão inseridos", explicou o professor. A maior dificuldade encontrada hoje, segundo Odiley, é o relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe. "São temas discutidos há muito tempo, mas ainda encontramos profissionais e pessoas com essa falta de unidade no trabalho em equipe e comunicação, essências da liderança", completa.

 

Os participantes mostraram-se muito interessados no curso, inclusive alguns viajaram mais de 500 quilômetros para assistir, como os cinco participantes do Supermercado Maravilha, de Feliz Natal. "As empresas que mandaram seus colaboradores para qualificação estão preocupadas e desejam crescer este ano ainda, enquanto outras ficam somente lamentando a crise", ressaltou Odiley Luz.

 

A auxiliar Financeiro do Supermercado Maravilha, Aline Pereira Itadmik, concorda com o professor. "O curso superou as minhas expectativas, abriu a minha mente para coisas simples, mas importantes, como cooperação de grupo e atendimento. A função principal do líder é mostrar o melhor caminho a seguir, sem mandar. Tudo o que aprendemos no curso vamos repassar aos nossos patrões e colaboradores", disse.

 

Já a gerente de RH do Supermercado Himitsu, de Cuiabá, Rosa Maria Marques, definiu que a liderança é essencial dentro de uma empresa. "São os líderes que fazem ou não a empresa ter sucesso. É muito importante trazer os líderes para perto da área de gestão de pessoas, colocando na responsabilidade deles a difusão dos trabalhos, da questão motivacional dos colaboradores para chegar aos resultados que a empresa precisa. Todos os líderes de uma organização são fundamentais e precisam de capacitação continuada", disse.

 

Conforme o gerente do Supermercado Santa Fé, de Cuiabá, Luiz Augusto Lemos de Barros, ele aprendeu no curso que liderança é quando a pessoa trabalha com prazer, sem que seja preciso mandar nela. "Gostei muito do curso e aprendi que a missão de um líder é estabelecer as metas e conseguir alcançá-las", concluiu.

 

Importância do tema

A gerente Administrativo Financeiro da ASMAT, Letícia Assis, destacou que o curso foi realizado para atender a solicitação dos próprios colaboradores dos supermercados que já participaram de outros cursos feitos pela Associação. "A ASMAT existe para atender os seus associados e desta vez contratamos um instrutor com outra dinâmica de trabalho, unindo a teoria e a prática. Espero ter atendido a expectativa dos participantes", ressaltou.

 

O conteúdo programático do curso abordou o líder e seu papel; os tipos de pessoas nas organizações; o caminho da liderança; priorizando as tarefas; perfil de um líder ou gestor em dificuldades; a mudança exige comprometimento extra; fazendo as perguntas corretas; o grande diferencial de um líder extraordinário; assumindo o compromisso de superar as metas; e a importância do "R" na vida do profissional eficaz.

 

Operador de check-out

O próximo curso da ASMAT será no dia 24 de setembro, das 8h às 18h, sobre Operador de Check-Out. E será ministrado pela professora Maria de Fátima Guedes dos Santos. Mais informações no site: www.asmat.com.br

 


Fonte: Luciane Mildenberger - Asmat

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais