Vendas de Páscoa animam donos de supermercados no Paraná

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Os supermercados paranaenses encomendaram entre de 4 e 5% a mais de produtos de Páscoa em 2015 e acreditam em vendas superiores às do ano passado. Quem faz a previsão é a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), que aposta no consumo de ovos menores e mais baratos.

De acordo com a APRAS, o Ovo de Páscoa de até 150g é o produto que mais apresentou aumento nas encomendas por parte dos comerciantes. O único produto relacionado à venda que registrou queda foi a Colomba Pascoal.


Contrariando a maioria dos supermercados brasileiros que acredita que as vendas não devem crescer nesta Páscoa, os supermercadistas paranaenses estão otimistas em relação à data, mesmo com o setor estando mais "cauteloso". Segundo o diretor comercial da rede de supermercados Condor Super Center, João Luiz de Lima Silva, por exemplo, "Espera-se um incremento nas vendas em torno de 12%, em relação a 2014", ambiciona.


Ovos de ouro

O consumidor deverá ficar atento, já que todos os produtos típicos da época apresentaram aumento de preço. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os Ovos de Páscoa em geral apresentaram a maior alta (10,9%); chocolates em geral (8,8%).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), o aumento dos preços gira em torno de 6%, em razão dos custos de insumos e mão de obra, acrescido do aumento da inflação. E o aumento pôde ser sentido pelo consumidor que já está pesquisando: "O preço [dos ovos] assustou! Planejamos gastar pouco este ano", revela o comerciante Elsio Luiz Andretta, 58. "Vamos até pesquisar mais, para decidir quem presentear", completa a esposa, Maria Nirma Zavareze Andretta, 60.

 

A característica do consumidor paranaense segue a do brasileiro: a compra de última hora. Cerca de 30% das vendas da Páscoa ficam para o sábado e 60% para os últimos quatro dias. Contudo, quem optar por realizar as compras de Páscoa nos últimos dias pode se frustrar. "Às vezes, por deixar para a última hora, o consumidor acaba pagando mais caro e não encontrar o produto que deseja, mas sim o que se tem nas gôndolas", alerta o presidente da Apras, Cesar Moro Tozetto.


Fonte: RicMais

 


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