Vendas nos supermercados catarinenses são positivas em 2014

Leia em 4min 30s


As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 4,98% no mês de dezembro de 2014 em relação a idêntico período de 2013 e fecharam o ano de 2014 com resultado de 4,69% acima do verificado em 2013. No comparativo do desempenho de vendas entre dezembro de 2014 e novembro do mesmo ano, foi registrada alta de 24,03%, índice que foi influenciado pelas vendas no período de Festas de Final de Ano.

A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) mediante dados obtidos pela manifestação de empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA. O desempenho catarinense de +4,69% em 2014 ficou acima da média nacional, de crescimento de 2,24% conforme pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).


O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS), Atanázio dos Santos Netto afirmou que o resultado confirmou a expectativa feita pelos empresários do setor no início do ano, de que haveria crescimento em torno de 5%. "Ficamos próximo da meta mas não deixa se ser um resultado a ser comemorado, considerando as circunstâncias gerais da economia", analisou o empresário.


De acordo com Atanázio, são vários os fatores combinados que refletiram o melhor desempenho catarinense do setor em relação ao resto do País. "Santa Catarina liderou a geração de empregos com carteira assinada no Brasil, ao mesmo tempo em que registra taxa de desemprego baixa, em torno de 3%. Temos o 6º maior PIB do Brasil graça a uma economia diversificada e bem distribuída em todas as regiões, cada qual com seu destaque. Outro dado conjuntural importante: O índice de atividade econômica regional medido pelo Banco Central registrou alta de 2,9% de janeiro a novembro em Santa Catarina, enquanto a média nacional ficou em -0,2%.

 

- Soma-se a isso tudo o crescimento orgânico da área de vendas dos supermercados catarinenses nos últimos anos com a abertura de novas lojas, ampliações e reformas. Redes de grande, médio e empresas de pequeno porte ampliaram e qualificaram projetos de expansão. O empresário catarinense tem espírito empreendedor e está investindo na qualificação e requalificação dos profissionais que atuam no setor, o que impacta na melhoria da qualidade dos serviços obtendo resultados positivos - afirma o dirigente.


Otimismo - O ano de 2015 se mantém com perspectiva de crescimento, segundo pesquisa da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS). Para 62% dos entrevistados as vendas serão positivas em 2015, crescendo cerca de 9% considerando este índice como nominal. Um contingente mais cauteloso, formado por 38% dos empresários, prefere considerar que 2015 repetirá o resultado de 2014. Nenhum empresário indicou resultado negativo para o período.

 

Termômetro de Vendas ACATS 2014 (em percentuais):

 

Mês

mês atual x 
mês ano passado

mês atual x mês anterior

Acumulado

Jan

+5,99

(-22,29)

---

Fev

+10,50

(-2,70)

+6,87

Mar

+1,65

+5,81

+3,20

Abr

+13,41

+0,74

+3,88

Mai

+7,69

(-4,10) 

+5,98 

Jun

 +5,52

(-3,94) 

+5,04 

Jul

 +7,92

+6,62 

+6,23 

Ago

 +4,64

+3,98 

+5,51 

Set

+2,07

(-3,00) 

+ 3,02 

Out

 +9,24

+6,65 

+7,83 

Nov

+2,27

 (-0,70)

+5,70 

Dez

+4,98

+24,03 

+4,69 

  

 

Assessoria de Comunicação da ACATS

 

 


Veja também

ASSERJ apresenta o futuro do varejo em evento online e gratuito

O que prever para o futuro do varejo? Um novo cenário nas relações de consumo vem se desenhando nos...

Veja mais
Preço da carne bovina poderia diminuir, defendem supermercadistas

Com a suspensão da compra de carne bovina brasileira pela China a partir do mês de setembro, a exporta&cced...

Veja mais
Acats promove Encontro de Negócios em modelo híbrido para aproximar supermercadistas e fornecedores

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) vai promover nestes dias 19 e 20 de outubro um evento in...

Veja mais
Vendas positivas nos supermercados catarinenses em julho

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo em julho de 4,50% em relaç&atild...

Veja mais
Fábio Queiróz, presidente da ASSERJ, é nomeado Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro

O presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz, foi n...

Veja mais
Supermercados paulistas criam 7.680 postos de trabalho no primeiro semestre

O setor supermercadista do Estado de São Paulo criou 7.680 postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho, ...

Veja mais
Faturamento dos supermercados paulistas cai mais de 10% no 1º semestre

O faturamento real dos supermercados no Estado de São Paulo apresentou queda de 10,2% no acumulado de janeiro a j...

Veja mais
Supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% no 1º semestre

No primeiro semestre de 2021, os supermercados mineiros acumulam crescimento de 3,88% nas vendas. É o que revela ...

Veja mais
33a. Exposuper fica para junho de 2022

  A 33ª. edição da Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermerc...

Veja mais