UNECS fará levantamento de entraves do setor de comércio e serviços

Leia em 3min


 

 
 

 

 

Atendendo a pedido do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (Frente CSE), Rogério Marinho (PSDB-RN), as entidades que compõem a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), como a ABRAS, farão um levantamento, dentro de suas bases, para que sejam detectados, e detalhados, os principais entraves do setor de comércio e serviços.

 

 

A proposta é levantar todos os entraves que podem ser solucionados por meio de Portarias Interministeriais ou por Instruções Normativas, ou seja, por iniciativa exclusiva do Poder Executivo, para que a Frente Parlamentar Mista - CSE possa trabalhar efetivamente para vencer esses entraves e, com isso, promover o desenvolvimento do comércio e serviços no País.

Para definir como cada entidade irá proceder nesse levantamento e traçar estratégicas de retirada desses entraves, os executivos das entidades que compõem a UNECS, coordenados pelo diretor do Escritório Abras em Brasília, Alexandre Seabra, se reuniram na sede da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).


Segundo Seabra, ficou definido nessa reunião que será realizado um documento, com todos os entraves listados, que posteriormente será entregue ao ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, para que medidas sejam tomadas para destravar a economia via Poder Executivo. "O intuito da UNECS, como bem nos orientam os presidentes das sete entidades, é construir soluções práticas e imediatas para gerar emprego e renda, além de alavancar o setor de comércio e serviços", resume Seabra.


Na reunião dos executivos da UNECS, da qual participaram membros do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), foram discutidos vários exemplos de obstáculos que não permitem que o setor progrida. O tema de destaque foi a importância de se modernizar a legislação trabalhista do País, focando em propostas que já estão muito bem encaminhadas, como a terceirização e o Trabalho Intermitente, e em outras que as empresas do setor vieram a sugerir.


A ABRAS está disponibilizando o e-mail abras@abrasdf.com.br para que os supermercadistas possam contribuir com sugestões e além disso fará comunicado especial a todas as Associações Estaduais para que participem desse levantamento de entraves. É importante que os comunicados de entraves sejam formalizados à Abras até o próximo dia 9 de setembro, às 12h (mas depois desse prazo, continuaremos recebendo sugestões para ações futuras da UNECS/Frente CSE).


Estavam presentes na reunião de executivos da UNECS, além do diretor de Relações Institucionais da ABRAS, Alexandre Seabra: o superintendente da CNDL, Éverton Correia, o coordenador executivo do Programa Empreender, Carlos Alberto Rezende, representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Douglas Finardi, do Departamento de políticas de comércio e serviços (DECOS) e Alcebíades Gomes, analista de comércio exterior, Antônio Neto, assessor do deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) e João Henrique, assessor parlamentar da UNECS.


Unecs

Constituída em 2014, a Unecs é formada por sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

A União representa a voz organizada do setor de comércio e serviços com mais de 15% do PIB brasileiro, concentrando mais de 21% dos empregos formais do País, responsável por 83,7% das vendas de alimentos e bebidas, com faturamento conjunto de R$ 885,9 bilhões, respondem por 65% das transações de cartões de crédito e débito. Busca, junto ao poder público, priorizar temas centrais para agenda de progresso e crescimento.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da UNECS

 


Veja também

UNECS apoia e participa, na Bahia, da 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista

   Começou ontem, 1/9, e prossegue até dia 4/9, a 55ª Convenção Nacional...

Veja mais
Ministro Padilha fala do Plano de Governo “Brasil, um mar de oportunidades”

   O ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, apresentou ontem, durante painel Brasil Empreendedor, com a ...

Veja mais
Fernando Yamada recebe homenagem no 28º Congresso da Abrasel

       O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) foi ho...

Veja mais
Rogério Marinho lidera reunião da Frente CSE com ministros Padilha e Meirelles

A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) se reuniu nessa quarta...

Veja mais
Parlamentares debatem com Padilha e Meirelles ajuste fiscal e reforma tributária

Encontro foi provido pela Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, pre...

Veja mais
Padilha: não houve recuo sobre teto de gastos dos estados

BRASÍLIA - Os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, comemoraram, nesta quart...

Veja mais
Deputado Rogério Marinho lidera reunião da Frente CSE com ministros Padilha e Meirelles

  A Frente Parlamentar Mista em defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) se reuniu ...

Veja mais
Padilha diz que "ministério de notáveis" garante votos e minimiza mudanças no projeto sobre Estados

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta quarta-feira que o governo do ...

Veja mais
Meirelles destaca para parlamentares confiança de agentes econômicos com o Brasil

  O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou hoje (10), durante encontro com parlamentares em um resta...

Veja mais