2017

Logo Jantar do Dia Nacional do Supermercado

Um ano de muitas conquistas para lembrar e comemorar

 

 

 

A retomada das vendas e as recentes medidas governamentais que beneficiarão o autosserviço deram a tônica do tradicional jantar em comemoração ao Dia Nacional do Supermercado, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). O evento aconteceu no dia 8 de novembro, em São Paulo (SP), e reuniu mais de 400 profissionais do varejo e da indústria. 


A data, em questão, é fruto da Lei 7.208, decretada em 12 de novembro de 1968, cujo texto definiu e regulamentou a atividade supermercadista no País. Em seu discurso de abertura, o presidente da Abras, João Sanzovo Neto, exaltou as importantes e históricas conquistas de 2017, comemoradas por todo o setor. “O reconhecimento da atividade supermercadista como essencial foi um dos melhores presentes que tivemos neste ano. Trata-se de uma grande vitória, resultado de muita luta e persistência da Abras, que, desde 1997, trabalhava por este pleito”, declarou Sanzovo. “A aprovação da reforma trabalhista foi outra vitória. Uma medida muito esperada, que adequou a legislação ao Brasil atual. 


Somente com o trabalho intermitente, o setor poderá gerar mais de 500 mil empregos, de acordo com o Banco Mundial.” O presidente lembrou ainda de outros avanços obtidos neste ano, como a aprovação da terceirização, da lei de diferenciação de preços em função dos meios de pagamento e a aprovação da lei do Supersimples.


“Tudo isso é motivo para comemorarmos, especialmente nesta data tão especial para nosso setor, responsável por quase 90% de todo alimento comercializado no Brasil e que representa 5,4% do Produto Interno Bruto brasileiro”, disse Sanzovo. Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), Honório Pinheiro também participou do evento.

 

No discurso, destacou sua experiência como empresário supermercadista, desde 1979 no mercado cearense, e a importância do setor para a sociedade brasileira. Na oportunidade, falou ainda da aliança da Unecs com os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e do  Desenvolvimento Social (MDS) no Programa Progredir, que visa incluir, no mercado de trabalho, pessoas que estão no Cadastro Único de Programas Sociais.

 

  

Supermercadista Honorário


No Jantar do Dia Nacional do Supermercado, o ministro Marcos Antônio Pereira, do MDIC, foi contemplado com o Troféu Supermercadista Honorário, entregue pelo presidente da Abras, João Sanzovo Neto, e pelo vice-presidente do Conselho Consultivo, José Humberto Pires de Araújo. A premiação foi criada há três décadas para demonstrar o reconhecimento da entidade àqueles que, em suas atividades, colaboram para o fortalecimento e desenvolvimento do setor supermercadista.

 

No caso do ministro, a homenagem foi motivada, especialmente, por sua atuação e empenho no reconhecimento do setor supermercadista como atividade essencial à economia. “Sinto-me muito honrado com essa homenagem da Abras e satisfeito por colaborar com um setor tão relevante para a sociedade brasileira. Por isso que falei pessoalmente com o presidente da República, Michel Temer, sobre a necessidade de reconhecermos a atividade supermercadista como essencial. Foi uma demanda que fiz questão de abraçar.”




Clique aqui e leia a matéria na íntegra