Papai Noel troca a chaminé pela internet

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Quase dobra o número de brasileiros que pretendem comprar presentes por meio de sites

 

Apesar da crise econômica global, os brasileiros pretendem gastar mais pela internet nos três últimos meses deste ano, na comparação com o terceiro trimestre. Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) revela que 21% dos consumidores pretendem fazer compras online neste Natal - ante apenas 11,6% no período de agosto a setembro.

 

De acordo com a professora Patrícia Lance, do programa de administração de varejo da FIA, os impactos da crise econômica já chegaram às indústrias brasileiras, mas ainda deve levar mais um tempo até afetar os consumidores. “A previsão é de que teremos um bom Natal”, disse. “O impacto da desaceleração para os clientes do varejo é mais lento e, por isso, devemos registrar os efeitos somente no primeiro trimestre de 2009”, afirmou.

 

Enquanto isso, os brasileiros pretendem mesmo continuar gastando pela internet. O levantamento da FIA mostra que 39,6% dos entrevistados pretendem acessar algum site de compras online para adquirir produtos eletroeletrônicos, ante 32,7% no terceiro trimestre do ano. Em segundo lugar da lista vem os artigos de informática (com 36,6% das intenções de compra).

 

Na terceira posição do ranking organizado pela FIA destacam-se os livros, revistas DVDs ou CDs. Essas são algumas das opções de presente mais comuns para esta época do ano e, segundo a pesquisa, estão na preferência de 35,3% dos brasileiros. Contudo, nesse caso, houve uma retração, já que, no último trimestre, a intenção de compra chegava a 47,7%.

 

De qualquer forma, o volume de vendas online deve crescer neste Natal.

 

Patrícia Lance ressalta que, além de a crise não ter impactado nos consumidores, outro fator importante é o parcelamento. “Muitas pessoas compram a prazo e, embora os juros estejam em alta, não fazem a conta do quanto vão gastar no fim da operação. Calculam apenas se a prestação cabe ou não no bolso, e isso pode levar ao endividamento”, explicou.

 

Previsões otimistas

 

De acordo com a consultoria e-Bit, o comércio eletrônico fechou o primeiro semestre do ano com um faturamento de R$ 3,8 bilhões e, mesmo com a alta do dólar, espera-se que o mercado termine 2008 com um lucro de R$ 8,5 bilhões, somando os 12 meses.

 

Para o economista da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio) Altamiro Carvalho, os comerciantes deverão ter Natal de boas vendas, pois, até agora, não há nenhum indicativo mostrando o contrário. “Os brasileiros têm renda, e há crédito no varejo. A massa salarial cresceu em relação ao ano passado, e, além disso, o 13º virá maior”, justificou.

 

Por conta disso, ele acredita que os consumidores não vão ‘fechar a mão’ na hora das compras de Natal e vão gastar com lembrancinhas para parentes e amigos.

 

A pesquisa da FIA revela ainda que apenas 9,1% dos entrevistados não pretendem comprar produtos online no quarto trimestre de 2008 (no ano passado, eram 14,5%).

 

A pesquisa da FIA foi realizada em setembro e envolveu uma amostra de quatro mil entrevistados - todos responderam as perguntas por meio da internet.

 

CUIDADOS AO COMPRAR PELA REDE

 

Compre apenas em sites seguros, ou seja: de grandes lojas do varejo, como Americanas, Submarino, Siciliano, Carrefour

 

Ao fechar a compra, informe-se sobre a cobrança da taxa do frete, que costuma encarecer o preço do produto

 

Sempre pesquise o preço do produto em mais de um site de confiança, para fazer uma comparação e ter condições de optar por aquele com melhores
preços e formas de pagamento Se for comprar a prazo, faça as contas para saber quanto aquele produto vai custar no fim da operação, pois há taxas de juros embutidas nas parcelas

 

Segundo o Procon, o Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolver qualquer produto comprado fora da loja, em um prazo de até sete dias, contados a partir da data de recebimento do item em casa

 

Em caso de problemas, reclame no Procon pelo número 151

 

Veículo: Jornal da Tarde


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