IP Storage em alta

Leia em 2min

Uma grande aposta da EMC é no segmento de IP Storage (soluções de armazenamento em redes IP) e Rodrigo Gazzaneo, gerente de prática de IP Storage para América Latina, ressalta que, hoje, a demanda por armazenamento de dados não pára de crescer.

 

"Os dispositivos armazenam dados. As empresas geram dados, a web 2.0, o e-commerce, os call centers geram dados. E os usuários precisam ter acesso rapidamente a estes dados".

 

"A informação precisa estar disponível, com uma estratégia de armazenamento para controle e acesso, com segurança e inteligência", diz Whitney Tidmarsh, vide presidente de Marketing da EMC.

 

Segundo uma pesquisa da IDC, patrocinada pela EMC, com um volume de 281 bilhões de gigabytes (281 exabytes), o universo digital - informação digital - mostrou-se 10% maior em 2007 do que o estimado anteriormente e, nos próximos cinco anos, deve chegar próximo a 1,8 zettabyte (1.800 exabytes).

 

Este crescimento é resultado do aumento de câmeras digitais, câmeras de segurança digitais e televisões digitais, bem como tendências de replicação de informação e também data centers suportando cloud computing e redes sociais compostas de conteúdo digital criado por milhões de usuários online.

 

Para se ter uma idéia do volume de dados, a pesquisa mostra que o universo digital em 2007 se aproximou de 45 gigabytes de informação digital para cada indivíduo na Terra, o que equivale a mais de 17 milhões de iPhones de 8GB.

 

Tecnologias abertas. Segundo Gazzaneo, as soluções de IP storage utilizam tecnologias abertas e apresentam diversas vantagens para o segmento SMB, com custo mais baixo, ao mesmo tempo em que garante disponibilidade dos dados, conformidade e segurança.

 

"Além disso, é preciso estar atento ao ciclo de vida da informação. Qualquer informação nasce, entra na fase ativa, vira referência e depois passa a ser inativa. Hoje já existem ferramentas que fazem este estudo, identificam em qual ponto do ciclo de vida está a informação e a organiza de forma a otimizar o armazenamento. É preciso separar o joio do trigo, já que em geral apenas 20% das informações de uma empresa estão na categoria ativa, otimizar o ambiente e implantar um repositório de dados antigo e inativos protegido, inclusive com soluções de backup concebidas para aliviar a carga dos data centers, como a desduplicação".

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


Veja também

Empresas rastreiam imagem na web

Com o avanço das novas mídias, companhias monitoram suas marcas em sites, blogs e comunidades virtuais &n...

Veja mais
Dell aposta em novo modelo de negócios

A Dell espera que suas novas lojas de varejo ajudem a empresa a vender o primeiro computador de consumidores de mercados...

Veja mais
TSMC promete chips de 28 nm até 2010

A TSMC, maior fabricante de chips para terceiros do mundo, afirmou ontem que espera começar a usar a sofisticada ...

Veja mais
Companhias investem em canais de auto-atendimento

Os terminais de auto-atendimento (ATMs), assim como caixas eletrônicos que estão em todas as esquinas, deix...

Veja mais
Empresas de TI olham para os clientes menores

As pequenas e médias empresas viraram um campo lucrativo para as companhias que desenvolvem soluçõe...

Veja mais
GVT lança serviço de dados para empresas

A operadora de telefonia fixa e Internet em banda larga GVT, anunciou que está ampliando a sua presença no...

Veja mais
Sig: foco nos supermercados

A Sig Informática Ltda, desenvolvedora de softwares sediada em Sete Lagoas, região Central do Estado, prev...

Veja mais
Gerenciar virtualização continua a desafiar TI

A virtualização chega com força ao mercado, mas os gestores da TI não parecem estar totalmen...

Veja mais
Oracle avança no segmento de aplicativos

O maior evento mundial da Oracle, o Oracle Open World, realizado anualmente em São Francisco (EUA), acontece a de...

Veja mais