Internet: 25% das crianças e adolescentes visitam sites de varejo

Leia em 4min 40s

Pesquisa revela ainda que 60% dos internautas entre 6 e 14 anos no Brasil, que já somam quase 5 milhões, passam 60% do tempo vendo vídeos no YouTube, no MSN e em redes como Orkut e Facebook

 

Foi-se o tempo em que crianças e adolescentes entravam na internet apenas para pesquisas escolares. Hoje, os internautas com idade de seis a 14 anos, e que já somam quase cinco milhões no Brasil, estão mais interessados em entretenimento e em reforçar a sua rede de contatos na web. Pesquisa feita pela consultoria britânica comScore revela que esses usuários passam 60% do tempo on-line assistindo a vídeos no You Tube, conversando no MSN e trocando contatos em sites como Orkut e Facebook. Até o Twitter já aparece na lista. A propensão ao consumo não fica muito atrás: um em cada quatro acessam sites de lojas de varejo.

 

Esses quase cinco milhões de crianças e adolescentes já ultrapassaram em quantidade outros grupos, como o de 45 a 54 anos, que somam 3,7 milhões. Alex Banks, diretor da comScore no Brasil e vice-presidente da consultoria na América Latina, lembra que esses jovens já nasceram na cultura digital.
- Esses jovens representam 12% da população on-line no Brasil, e os números devem crescer. É inevitável. Em termos educativos, a internet tem muito a oferecer. Hoje, a primeira coisa que a criança faz quando entra na internet é assistir a vídeos, ver filmes e ouvir músicas. O MSN (serviço de conversa da Microsoft) representa 22% do tempo que essas crianças e adolescentes passam na web, e as redes sociais ficam com 15%.

 

Das 8,6 bilhões de páginas acessadas no Brasil em maio, 1,6 bilhão veio de jovens entre seis e 14 anos - afirma.
Marcelo Cherto, especialista em varejo, destaca que é preciso aprender com esses jovens a importância de se comunicar com eles via mídias sociais: - Os jovens estão imprimindo uma série de mudanças, porque o mundo real compete com o virtual. É por isso que, se as lojas do varejo não tiverem um atrativo, os consumidores não aparecem, porque preferem comprar na internet.

 

Segundo a comScore, 28% dos usuários no Brasil entre seis e 14 anos acessam o Orkut, e outros 4% entram no Facebook e no Twitter. De olho nesse público, alguns bancos já lançaram cartões de crédito pré-pagos, destinados ao público de sete a 17 anos.
Jovens brasileiros são os maiores criadores de conteúdo do mundo Segundo a consultoria, os jovens brasileiros navegaram em média 23,9 minutos em maio, mês em que foi feita a primeira pesquisa do tipo. O número é menor em relação a países como México, com tempo médio de 34,3 minutos, Estados Unidos (25,3) e Espanha (25,1).
Apesar de usarem menos a rede, os jovens brasileiros ostentam o título de maiores criadores de conteúdo do mundo.

 

Pesquisa feita pela Viacom, gigante do entretenimento dona dos canais Nickelodeon e VH1, revela que, entre os usuários de oito a 14 anos, 64% já fazem vídeos e fotos para postar na rede.
Beatriz Mello, gerente de pesquisa da Viacom, lembra ainda que 52% encaminham o conteúdo para amigos.
- Eles aprendem tudo com os amigos.

 

Antes, a internet era associada apenas ao conhecimento, com pesquisas. Hoje, esse relacionamento mudou e é baseado em entretenimento e relacionamento social.
As redes sociais fazem parte disso porque a popularidade é reconhecida pela cultura brasileira. Na maioria dos casos, são as crianças que apresentam as novas tecnologias para os pais - diz.

 

As irmãs Fernanda e Fabiana Suita Coura, de 10 e sete anos, ilustram bem os dados das pesquisas. Fernanda gosta de falar com as amigas no MSN e entrar no Orkut - já criou, inclusive, um perfil para a avó no site de relacionamento. Já Fabiana prefere os vídeos.
- Uso a internet para baixar joguinhos da Barbie e ver vídeos. Danço com meus amigos no quarto vendo vídeos da Barbie e Hannah Montana - conta.
A mãe das meninas, Mônica Suita Coura, de 40 anos, diz que a mais nova já sabe fazer pesquisas no Google: - Minhas filhas usam o computador desde muito novas e nunca tivemos problemas com excesso. Elas gostam do computador, mas também gostam muito de brincar com os amigos - conta.

 

Prós e contras
É preciso usar a experiência de navegação da rede para estimular o desenvolvimento do senso crítico em crianças e adolescentes.
Uma criança de 6 anos não tem capacidade para entrar sozinha na internet. Ela precisa do monitoramento dos pais e da escola.
O adolescente precisa ter a supervisão dos adultos, ajudando a pensar em como utilizar as informações obtidas na rede.

O tempo é um recurso ligado à organização. A criança deve estar inserida num planejamento que inclui diversos estímulos, como televisão, telefone, vida em família, esportes, vida social, ócio criativo, leitura e música. Dentro desse contexto, a internet tem seu lugar.
O equilíbrio de muitos estímulos é que favorece o pensar e o desenvolvimento integral. Passar três horas conectado pode não ser uma boa opção. É importante dosar.
O computador usado de forma exacerbada limita o desenvolvimento pleno do ser humano e pode virar também uma companhia para a solidão, além de levá-lo a se arriscar menos, aponta Lydia Rey Santos, gestora educacional do Colégio Notre Dame.

 


Veículo: O Globo - Rio de Janeiro


Veja também

Bancos apostam em contas para cartões

Instituições oferecem vantagens para que lojista centralize fluxo de recebíveis de crédito e...

Veja mais
Clientes virtuais são o foco das redes

Uma das maiores do segmento de vestuário no Brasil, a Lojas Marisa, é uma das redes interessadas em impuls...

Veja mais
Vendas do Xbox Live podem passar de US$ 1 bi

O sucesso nos jogos on-line é crucial à companhia para compensar outros produtos   O serviço...

Veja mais
Venda de software retoma crescimento no Brasil

Apesar de recuperação, setor corre risco de estagnação diante de outros países  ...

Veja mais
Carrefour adota comando de voz em Centro de Distribuição no Rio de Janeiro

A tecnologia do voice picking (de separação de pedidos por comando de voz), que foi implementada pela ID L...

Veja mais
Dell levará seus computadores para as redes locais de varejo do Nordeste

Para dar continuidade à estratégia de fortalecimento no mercado varejista brasileiro, a Dell anunciou sua ...

Veja mais
BC quer anuidade diferenciada por tipo de cartão de crédito

Das várias dezenas de tarifas diferentes cobradas hoje pelos bancos dos clientes portadores de cartões de ...

Veja mais
Setor de cartões muda e dá esperança a lojista

A partir de hoje, todos os terminais leitores de cartões (chamados de POS) poderão receber as principais b...

Veja mais
Cartões têm 1º dia sem exclusividade

Empresas donas das maquininhas passam a aceitar mais bandeiras, mas custo para comerciante cai pouco   Entenda o ...

Veja mais