Empresas de cartão competem por lojistas

Leia em 1min 30s

Com a proximidade do fim da exclusividade entre operadoras e credenciadoras de cartão de crédito, as empresas do setor estão apresentando a comerciantes propostas de fidelização para a escolha de uma ou outra credenciadora. Com isso, o setor varejista teme que a concorrência para valer entre as companhias seja adiada em um ou dois anos.

 

"É algo semelhante ao que ocorreu na telefonia celular", comparou o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior, depois de apresentar o problema ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e ao diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Ricardo Morishita.

 

A partir de 1º de julho, os lojistas poderão ter uma só maquininha (point of sale, ou PoS, em inglês) para passar cartões de diversas bandeiras. Até então, a Cielo (ex-VisaNet), por exemplo, só passava os cartões da Visa, e a Redecard, da MasterCard. Isso implica custos redobrados para os lojistas não só com o uso de linhas, mas também com o aluguel dos aparelhos. Mas a mudança não é tão simples assim, de acordo com o presidente da CNDL. De acordo com ele, as empresas do setor já começaram a se movimentar e a apresentar benefícios para o lojista que optar pelo seu equipamento. Enquanto os benefícios seriam reduções na taxa de desconto cobrada ou no prazo de recebimento, por exemplo, a contrapartida é manter-se ligado à empresa por um ou dois anos, a depender do contrato.

 

"Isso inibe a concorrência a médio prazo", considerou Pellizzaro.

 

Comerciantes foram até o Ministério da Justiça pressionar o governo a formalizar a regulamentação do setor. As empresas de cartão preparam um estatuto da área para que entre em vigor junto com o fim da exclusividade.

 

Veículo: DCI


Veja também

Base de cartões no Brasil cresce 10%, puxada por plástico de loja

A base de cartões do mercado brasileiro manteve expansão em abril. Já o volume de transaç&ot...

Veja mais
Comércio terá terminal que aceita todos os tipos de cartões

Novidade entra em ação em julho   Um software promete reunir em uma só máquina todas ...

Veja mais
TVs, tablets, celulares ou e-books? Positivo decide a sua nova aposta

Convergência digital obriga a maior fabricante de computadores do País a se reinventar; produtos dever&atil...

Veja mais
Especialistas alertam para os riscos no uso do cartão de crédito

Dinheiro de plástico ganha cada vez mais espaço no Brasil, mas analistas dizem que, sem cuidado, pode leva...

Veja mais
Supermercados vão elevar aportes na área de tecnologia

Investimentos previstos em R$ 50 milhões no ano.    Os supermercados mineiros devem investir R$ 50 mi...

Veja mais
Venda de notebook cresce 21% na região

O forte crescimento na venda de notebooks mostra que esses aparelhos deixaram de ser considerados artigos de luxo para a...

Veja mais
Dia dos Namorados agita comércio eletrônico e deve superar o varejo físico

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano tanto para o comércio tradicional quanto para ...

Veja mais
Carrefour se prepara para o Dia dos Namorados

Uma das categorias mais expressiva para o Dia dos Namorados é a de Telefonia Celular. São diversas marcas,...

Veja mais
Mudança nos cartões beneficiará os lojistas

Sistema será unificado em julho.   O setor varejista de Minas Gerais pode economizar até R$ 120 mil...

Veja mais